SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Notícias O Despertar da Obra

Notícias

O Despertar da Obra

28 de Janeiro de 2023

Edgar Silva de Macedo

edgarvegg@gmail.com

sadoutrina.org - Últimas Notícias

Essa publicação é parte integrante do documentário 22 Anos da Org.
 
Como surgiu a necessidade de termos a Organização da Sã Doutrina? Como foi despertar dessa obra?
 
Quando o Lar Beneficente Sã Doutrina foi fundado em 1996 na cidade de Campinas, o mesmo trazia em seu estatuto que a mantenedora era a Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia. 
 
E então surgiu a pergunta: quem era a Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia naquele momento?
 
Espiritualmente todos sabemos as finalidades da Sã Doutrina, mas ali tratava-se da constituição jurídica.
 
Como era nossa definição estatutária, finalidades, ritos internos de cultos, normas disciplinares? 
 
Evidente que muitas dessas definições já existiam, porém apenas de forma oral. A maioria não estava catalogada, documentada e muito menos registrada em nenhum lugar.
 
A nossa Igreja Matriz que até então concedia documentações para a demais Igrejas se constituírem era a de Adamantina/SP, fundada em 08 de maio de 1974 e então fomos procurá-la para avaliarmos em conjunto uma possível reformulação.
 
Participaram dessa fase os irmãos Lineu Neves Mazano, Tiago de Oliveira, Valdenir Alves Ferreira, Jessé Targino da Silva, Paulo Menas, Mário Dorigo, Orlando de Oliveira, Valdomiro de Oliveira, Lucas Nogueira Padovam, Eliseu Baptista, Enos Menas dentre outros.
 
Para que tivéssemos uma constituição jurídica mais adequada, foi elaborado um estatuto novo e mais abrangente, mas manteve-se naquele momento o modelo vigente que era o de Matriz e filiais, sendo que filiais eram demais Igrejas que se constituíram após Adamantina.
 
Foi proposto que a sede pudesse continuar sendo em Adamantina, pois não havia a intenção de alterar a sede e muito menos os seus administradores.
 
Mas os irmãos administradores da Sã Doutrina em Adamantina propuseram que a sede poderia ser transferida para Campinas. 
 
Assim, em 28 de Janeiro 2001 ocorreu a Assembleia Geral sediada pela Igreja da Sã Doutrina no Jardim Santa Lúcia em Campinas SP para deliberar sobre essas propostas.
 
As principais pautas aprovadas nesse dia foram:
 
1 a Congregação da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia até então sediada em Adamantina  passou a denominar-se Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia sendo classificada como Organização religiosa. 
 
2 a sua sede passou ser passível de alteração por constar que a mesma seria na Comarca e Foro onde residir o seu Presidente.
 
3 o modelo de matrizes e filiais descrito anteriormente foi mantido.
 
No decorrer de 2001 e 2002, buscando novas orientações de acessorias jurídicas especializadas, descobriu que a melhor forma seria uma nova alteração em que houvesse a Fundação da Organização da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, a quem caberia o papel de administrar de forma jurídica, fiscal e doutrinária as Igrejas à ela associadas, as quais passaram a ser denominadas de Ministérios, acrescentando as suas localizações ao nome jurídico.
 
Ex: a Sã Doutrina de Adamantina passou a ser denominada Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia – Ministério da Vila Cicma, em referência ao bairro onde a mesma está situada.
 
Então ocorreu uma nova Assembleia Geral em 31 de Maio 2002 quando se aprovou e implementou o novo modelo administrativo. 
 
Assim, a Org possui 2 datas de fundação, ambas históricas e muito importantes no desempenhar de sua história sendo que:
 
28 de Janeiro de 2001 é a fundação histórica .
 
31 de Maio de 2002 é a fundação oficial vigente na documentação jurídica.
 
E desde então a Org vem cumprindo as suas finalidades até o dia hoje. Nos próximos dias serão divulgados mais capítulos sobre essa história.


 22 Anos da Org
Edgar Silva de Macedo
Segundo Secretário 

381

Mais Notícias