SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Pedro, um Apóstolo exemplar

Últimas Publicações

Pedro, um Apóstolo exemplar

03 de Setembro de 2024

André e Laercio Leal

orgsadoutrina@gmail.com

sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos

    

Quando o senhor Jesus Cristo iniciou sua missão aqui na terra uma das primeiras atitudes que ele tomou foi escolher uma equipe de doze homens para lhe auxiliar em sua missão e para lhes preparar para assumir a evangelização após a sua partida. 

 

Esses homens eram na sua maioria pessoas simples, alguns pescadores, pois viviam em uma região a beira mar, com exceção de Mateus que era um coletor de impostos, uma profissão mal vista pela população pois exigia que todos os impostos fossem pagos pontualmente.

 

Um dos primeiros escolhidos por Jesus foi Simão que pescava junto com seu irmão André conforme vemos em Mateus 4 a partir nos versos 18 e 19.  

“E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.

    

Pedro é o único apostolo que a bíblia relata que era casado quando foi chamado pois o capitulo 08 versículos 14 e 15 de Mateus nos relata sobre a cura da sogra desse apóstolo. “E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.”

    

O Apóstolo

 João nos dá a entender que Jesus trocou o nome de Pedro como ele escreveu em seu evangelho no capitulo 01 verso 42; Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
 

UM SUSTO NO MAR DA GALILEIA

Pedro sempre se postou como um dos líderes do grupo, muito comunicativo e em quase todos os momentos era ele que se comunicava com o Mestre, como cita Mateus no cap.14, verso 28, 29 e 30, quando se viram em um grande apuro no barco e Jesus apareceu; E respondeu-lhe Pedro, e disse: 


“Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.  E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.  Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e começando a afundar, clamou, dizendo: Senhor, salva-me”.

PEDRO RECONHECE JESUS COMO O FILHO DE DEUS

O apóstolo ja reconhecia que ele verdadeiramente era o Cristo como lemos em Lucas 9;18 a 20; Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: "Quem as multidões dizem que eu sou?"


Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou.

E vocês, o que dizem? perguntou. Quem vocês dizem que eu sou? 

Pedro respondeu: O Cristo de Deus.
 

JESUS ORIENTA O APÓSTOLO E PREVÊ A SUA FALHA     

Apesar dessa confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mestre já conhecendo profundamente a fragilidade do apóstolo, já o advertiu o que poderia acontecer com ele nos momentos cruciais de sua missão, como lemos em Lucas 22 a partir do verso 31.

 

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas Ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces”.
  

PEDRO DEFENDE O MESTRE COM SUA ESPADA  

No evangelho de João o capitulo 18 relata o momento que os soldados se aproximam de Jesus e Pedro usando sua espada fere um dos soldados como vemos nos versos 10 e 11;  

“Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, contando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?” 

PEDRO NEGA JESUS, SE ARREPENDE E CHORA 

O primeiro a ser convocado como apóstolo, confessou que ele era o Cristo, tentou evitar que o Senhor fosse preso usando sua espada, mas de repente ele falhou e negou ao Senhor Jesus Cristo como lemos em Lucas 22 a partir do verso 54 a 62;

 

“Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.  E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente”.


JESUS RELATA A PEDRO QUAL SUA MISSÃO

João 21, versos 14 a 17 o apóstolo escreveu; 

“E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas”.

UM LIDER ENTRE OS APÓSTOLOS    

Após a morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo os apóstolos deram continuidade as obras que anteriormente eram realizadas por Ele como vemos grande parte dessas obras em Atos dos Apóstolos, como já se refere o nome do livro, o relato das obras deles agora sem a presença dEle.

    

E, como vemos logo nos primeiros capítulos já notamos a liderança que Pedro exercia entre eles, quando no início do livro o apóstolo convoca os demais para escolha de um novo nome para substituir Judas que tinha traído o Mestre como cita Atos 01; 15 a 22.


“Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu ministério. É necessário, pois, que dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi levado para cima, um deles se torne testemunha conosco da sua ressurreição. E Matias foi escolhido para completar o número de doze apóstolos”.

UMA GRANDE CONVERSÃO

Quando comemoravam o dia de Pentecostes, como cita o capitulo 02 de Atos, diante de uma grande multidão eles pregavam o evangelho ousadamente quando aconteceu uma coisa inédita pois com tantas nações de diferentes línguas presente cada um ouvia em sua própria língua o discurso dos apóstolos, ficaram tão assustados que chegaram a acusar que eles estavam embriagados. Pedro tomou a palavra e realizou ali uma grande pregação sobre o cristianismo segundo relata o capitulo 02 dos versos 14 ao 36, e com essas palavras quase três mil almas se converteram ao evangelho de Cristo, veja Atos 02;41.      

E, dando continuidade a missão de Jesus Cristo eles adquiriram poderes para continuar curando enfermos como citam alguns capítulos desse livro.
 
PEDRO BATIZA CORNÉLIO 

No capítulo 10 de Atos temos a história do batismo do centurião Cornélio. O Senhor pede a Cornélio que procure por Pedro para que seja batizado, em consideração de suas boas obras com relata o versículos 01 e 02 ; 

E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,   Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus”.    


Pedro, se fosse simplesmente chamado para realizar essa obra de batismo dificilmente iria, mas recebeu uma revelação e Deus lhe concedeu que ele entendesse a visão e atendeu o chamado daquele centurião, como está escrito nesse capitulo dos versos 01 ao verso 48, e os versos 47 e 48 encerram dizendo ; “Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias”.
 

A SAIDA MILAGROSA DA PRISÃO

Herodes que era rei naquela época perseguia ferozmente os apóstolos e depois de matar Tiago, irmão de João, lançou Pedro na prisão como lemos em Atos no capitulo 12 dos versos 01 a 18. “Naquela noite aconteceu um grande milagre e o apostolo foi solto misteriosamente e foi se encontrar com os irmãos que permaneciam em oração, assustados pela morte de Tiago e sabendo que Pedro também poderia ser morto”.

    

Segundo relatam algumas literaturas sobre a morte dos apóstolos o único que teve uma morte por velhice foi o apostolo João na cidade de Éfeso, os demais tiveram mortes trágicas, e Pedro, segundo relatam, foi crucificado de cabeça para baixo, pois pelo que dizem, ele próprio pediu que fosse crucificado assim diferenciando da morte do nosso Senhor Jesus Cristo
 
CONCLUSÃO

Diante desses fatos que se passaram na vida do apóstolo Pedro, desde seu chamado, tiramos vários pontos de reflexão para nossa vida espiritual.

    

Primeiro, se o Senhor nos chama é porque Ele tem um propósito para nossa vida, pois lembre-se do que Ele disse para Pedro – eu vos farei pescadores de homens!!!! Lembrem dos quase três mil homens que se converteram lá no dia de Pentecostes?

     

Se fomos convertidos, batizados e estamos no caminho do Senhor devemos confiar nEle e confessarmos realmente que esse é o caminho como disse Pedro; tu és o Cristo de Deus, e assim como ele devemos defender nossa doutrina, pois Pedro foi tão defensor de Cristo que até usou de um meio que não deveria ser usado tentando evitar sua prisão.

      

As vezes passamos por momentos de extrema dificuldade e como humanos podemos falhar, mesmo advertidos pelos ensinamentos das sagradas escrituras, como o Senhor já havia advertido a Pedro, mas a maior dádiva do servo cristão é o arrependimento, e o apóstolo não só se arrependeu mas chorou naquele momento que o galo cantou pela terceira vez e o Senhor Jesus olhou para ele, reconhecendo sua falha para com o seu Mestre. Portanto quando cometemos algo que mesmo avisado, sabendo que é contra a vontade do Senhor, vamos refletir, será que Ele não pode estar nos olhando?

     

E, se com muitas coisas que acontecem no decorrer da nossa vida espiritual, momentos de muita dedicação e momentos de fraqueza, se recebermos uma missão como a que foi dada a esse apostolo temos por obrigação de assumir e assim como Pedro liderou aquele grupo de apóstolos depois da partida do Mestre, vamos procurar primeiramente nos liderar e se o Senhor nos der a missão de liderar mais alguém façamos com amor e dedicação.


Fale com os autores
andreleal_repre@hotmail.com 
laercioleal.repre@gmail.com

370