SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Notícias Sã Doutrina (BRA)

Notícias

Sã Doutrina (BRA)

09 de Dezembro de 2009

WRM e VAF

orgsadoutrina@gmail.com

www.sadoutrina.org - Notícias - Página internacional

A Doutrina Espiritual de Jesus Cristo (BRA)
Versão em Lingua Portuguesa 

Esta mensagem foi especialmente elaborada a todos os Crentes Espirituais, os quais provavelmente se encontram espalhados pelos diversos países do mundo atual. No Brasil, adotamos a denominação oficial de Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia sendo que é comum usarmos somente a expressão Sã Doutrina para representar nossa igreja. Acreditamos fortemente que a Doutrina Espiritual de Cristo possa ser praticada em outros países e temos como objetivo o encontro com tais irmãos. 

Existem alguns de nossos irmãos em outros países como o Paraguai, por exemplo, entretanto estes irmãos migraram aqui do Brasil para lá. A meta desta página Internacional é encontrar Crentes Espirituais cuja revelação da Doutrina tenha se dado em seus próprios países de origem.

Será uma alegria muito grande para nós se esta meta se confirmar, pois da mesma forma que alcançamos esta revelação da Doutrina Espiritual aqui no Brasil, cremos que a intercessão do Espírito Santo possa ter operado a revelação em alguma outra parte do mundo atual. Assim teremos um número muito maior de irmãos e estaremos muito mais estimulados em nossa caminhada. 

Entendemos por Crentes Espirituais aqueles irmãos que alcançaram a revelação do Espírito Santo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e compreendem ser necessário servir a Deus em novidade de Espírito buscando e seguindo os ensinos das Sagradas Escrituras (Bíblia Sagrada) e reconhecendo ser esta a única fonte de inspiração para comunhão com o Reino Espiritual de nosso Senhor Jesus Cristo.

Para nossa melhor identificação, cumpre nos dizer que:

1 - Rejeitamos outras fontes de conhecimento diferentes da Bíblia Sagrada;

2 - Não adotamos nenhuma das práticas do espiritismo. Somos espirituais segundo a Bíblia Sagrada.

3 - Cremos na Ressurreição Espiritual dos fiéis.  Não cremos e descartamos totalmente a crença na reencarnação.

4 - Adotamos os 10 Mandamentos da Bíblia Sagrada como parâmetros imutáveis capazes de nos levar a Deus.

5 - Obedecemos aos santos ensinos do Novo testamento de Nosso senhor Jesus Cristo sendo que as maiores bases da doutrina são O Juízo Eterno, A Ressurreição Espiritual, A comunhão com Deus e seu Filho através da Promessa do Espírito Santo;

6 - O resumo maior de nossa crença se traduz pelo ensino de Cristo: Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Veja agora nossas principais características no Brasil.
Índice

1 Origem:
2 Doutrina:
3 Crença:
4 Práticas
4.1 Práticas: Culto
4.2 Práticas: Ministérios e Cargos
4.3 Práticas: Organização
5 Política:
6 Assistência Social;
7 Eventos

1- Origem:

Nossa origem está definida no dogma da tradição oral da doutrina, e é descrita no livro Visões de um dos primeiros profetas da doutrina - João Pozza, como uma revelação ocorrida na cidade de Bernardino de Campos (SP-Brasil), através de uma menina de 12 anos, em um arrebatamento espiritual que durou treze minutos; quando foi revelado a ela, toda a orientação e instrução espiritual para que fosse reafirmado aqui na terra; o Reino de Deus, através do Cristianismo Espiritual; doutrina religiosa firmada na Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo – Jesus de Nazaré.

Os fatos foram pesquisados também por Luiz Gállio da região de Tupã (SP-Brasil), cujo relato apresenta semelhanças fortíssimas com o relato de João Pozza. Luiz Gállio fez um manuscrito intitulado "A Origem da Sã Doutrina". As primeiras congregações a se organizarem como pessoas jurídicas datam das décadas de 1930 e 1960. Garça e Dracena respectivamente, no Estado de São Paulo.Desde então a Doutrina espalhou-se por vários estados brasileiros, principalmente em cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondonia e Pará, onde se concentram a maioria dos seus membros.

2 - Doutrina:

A base doutrinária da Sã Doutrina está centrada nos ensinamentos morais de Cristo, entre os quais salienta o amor a Deus e ao próximo, como a si mesmo; e a prática da Caridade, que é a suprema excelência da demonstração do amor.

Sua finalidade é a de levar a palavra; os mandamentos, as ordenanças; e os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo a todos os seres humanos, fundamentada no seu Evangelho, e nas Santas Escrituras; independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa.

A Sã Doutrina e seus membros reconhecem, aceitam, e proclamam o Senhor Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor; e a existência da Santíssima Trindade, formada pelo Pai, Filho e o Espírito Santo, como sua máxima profissão de fé e crença.

3 - Crença:

A Sã Doutrina crê em um só Deus, que é onipotente, onipresente e onisciente, o qual ama todas as suas criaturas e que com elas estabelece uma relação pessoal através do poder da oração com aquele Deus Vivo; criador do universo e de tudo que nele há. Crê em Deus como ser eterno, o qual se manifesta como três pessoas; eternas, distintas e indivisíveis que são: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Crê e aceita o Senhor Jesus Cristo, como Salvador, como o único Advogado perante o Pai Criador.

Crê que Cristo é o Filho de Deus que veio à Terra para trazer a salvação e a libertação dos pecados. Crê na ressurreição; e que a experiência com Cristo transforma e aperfeiçoa o ser humano, que se torna um novo ser.

Crê que a fé no Senhor Jesus Cristo; e a imitação dos seus atos, proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. Crê que são as obras que justificam a fé; e que por isto deve haver coerência entre a fé e o modo de agir; e que a salvação é um presente que todos podem conseguir através da fé e das obras; mediante o caminhar em um reto caminho cumprindo os 10 mandamentos (capítulo 20 de Êxodo versos 2 ao 17) e as ordenanças do Pai Criador. Eis os 10 mandamentos:

1 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás;

3 - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra material;

5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

6 - Não matarás.

7 - Não adulterarás.

8 - Não furtarás.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo. 

Crê que a salvação implica na justificação do espírito; e que neste mundo terreno todos passam por um caminho que pode ser largo, ou estreito; íngreme, ou suave; onde se processa a purificação do espírito; que deve mover-se sempre em busca da perfeição espiritual.

Têm o entendimento de que Igreja corresponde à cada ser humano, o qual desde que seja edificado à Deus; também é o Templo de Deus.

4 - Práticas:

4.1 - Práticas: Culto

A forma de culto da Sã Doutrina envolve a oração, a leitura de passagens da Bíblia (seguida das palavras de explicação e exortação do pregador), o canto de hinos; nossos hinos são inspirações celestiais, as quais são recebidas mediante o dom do Espírito Santo; não utilizamos os hinários comuns às outras denominações evangélicas.

O Culto Espiritual composto pelas três comunicações que compreendem a Pregação do Evangelho aos mortos (Ceifa), a Ressurreição Espiritual (Caridade) e o Recebimento do Espirito Santo (Promessa).

Realiza culto especial ao meio dia aos sábados (Dia dedicado ao Senhor); com a audição de uma pregação, proferida pelo apascentador ou outra pessoa escolhida. Pratica os seguintes sacramentos como concessão e Graça Divina: Batizado, O Culto simbolizando o partir do pão espiritual, Casamento (e benção das alianças), ofertas (penitência ou agradecimento); e oração aos enfermos ou necessitados. 
 
Os cultos são realizados cumprindo os preceitos contidos no evangelismo cristão conhecido e aceito, no Brasil e em estrita observância aos ensinamentos contidos em:Evangelho segundo São Mateus, capítulo 13 (ceifa: quando é pregado o evangelho aos mortos para purificarem de seus pecados);

1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios, capítulos 13, 14, e 15 (Caridade: quando são ressuscitados espiritualmente os que se purificaram);

Evangelho de São João, capítulo 14, versículos 15 e 16 (Promessa: quando recebemos a mensagem celestial); cumprindo assim as três comunicações com o Espírito Santo; segundo as Sagradas Escrituras.  

4.2 - Práticas: Ministérios e Cargos

A Sã Doutrina possui um ministério não assalariado, distribuído segundo as necessidades de cada congregação, a saber:

• Apascentador – é o principal diácono, responsável pela direção de cada congregação, também denominada de rebanho, a realização dos cultos espirituais diários, dos batismos, e casamentos; bem como de conferir ensinamentos aos irmãos, e cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da congregação;

• Diácono – irmãos que auxiliam o apascentador nas suas tarefas diárias, principalmente na presidência dos cultos, escolhidos dentre os irmãos pelo seu entendimento Bíblico e desenvolvimento espiritual; O Apascentador é escolhido dentre os irmãos pela forma oral através de revelações, ou por eleição dos participantes da congregação. 

A Sã Doutrina reconhece os títulos de “Apascentador”, “Profeta”, “Cantor”, e “Pregador” como sendo "Dons espirituais" conferidos aos membros que conseguem desenvolvimento e entendimento espiritual, e que o título de “Mestre” somente pode ser aplicado ao Pai Celestial. 

4.3 - Práticas: Organização

A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia é uma Organização civil de caráter religioso constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, com número ilimitado de membros; sendo que as congregações dividem-se em duas formas de atuação: as menores em residências e as maiores em locais apropriados denominados igrejas ou Templos; sempre sob a direção e orientação espiritual de um corpo de Apascentação. 

Juridicamente adotamos uma administração composta por uma Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal.  A entidade faz coletas e donativos somente aos necessitados; não distribui lucros, bonificações ou vantagens a administradores, membros, mantenedores; a nenhum tempo; sob nenhuma forma ou pretexto, e sua renda é aplicada totalmente na manutenção dos seus objetivos religiosos e sociais; em beneficio da irmandade, no território nacional. 

5 - Política:

A Sã Doutrina crê no respeito descrito na Bíblia conhecida como “dai à Cesar o que é de César”, e “dai à Deus o que é de Deus”. É uma organização religiosa apolítica, que não incentiva nenhuma ligação ou manifestação de apoio ou repúdio a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos e nem mesmo ongs ou qualquer outra instituição governamental ou não. Incentiva seus fiéis a exercer e cumprir as suas obrigações de cidadão conforme a consciência individual. 

6 - Assistência Social:

A Sã Doutrina matém duas unidades de assistencia social aos necessitados idosos denominadas de Lar Beneficente Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia nas cidades de Campinas e Dracena (Ambas no estado de São Paulo) abrigando irmãos de várias partes do nosso país. Em muitas cidades onde temos uma estrutura mais organizada, são mantidos bons serviços de assistencia social como as Caixas de Coletas aos necessitados nas cidades de São Paulo-SP, Campinas-SP e Dourados-MS.  

7 - Eventos:
A Sã Doutrina realiza periodicamente Reuniões de Estudos Bíblicos destinados aos Jovens, Mulheres e Crianças para incentivo e aprendizagem de sua base doutrinária. A cada 2 anos ocorre o Encontro Nacional, quando são apresentados trabalhos conclusivos destinados a estes grupos citados.

Obrigado por visitar nossa Página Internacional. Volte sempre.

orgsadoutrina@gmail.com  

  FIM

CURIOSIDADES

“A Doutrina Espiritual de Jesus Cristo” é o texto básico inicial desta categoria denominada de “Página Internacional”. Como está relatado no inicio, a meta é dirigir uma mensagem aos de Crentes Espirituais de outras nacionalidades, os quais provavelmente se encontram espalhados pelos diversos países do mundo atual.

Para atingir este objetivo estamos contando com a colaboração de irmãos e amigos que previamente contactados, aceitaram de bom grado, participar do projeto traduzindo o texto básico para outras línguas faladas no mundo atual, tais como: espanhol, italiano e inglês. Outras versões em diferentes línguas são bem vindas, tais como francês, grego, mandarim (chinês), alemão dentre outras; buscaremos formas para que isto ocorra.

Estamos lançando inicialmente a versão do texto básico em português e a partir de janeiro de 2010, serão inseridas as outras versões em outras línguas, sendo que as citadas em azul, já estão prontas.

Da mesma maneira como os irmãos de Brasília (Maria José) e de Gurupi (Antonio Neto) nos encontraram sem que fossemos conhecidos anteriormente, é perfeitamente possível sermos encontrados por irmãos de outras nacionalidades, se estes apenas e tão somente realizarem buscas por palavras-chaves em outras línguas.

O mundo lusófono (que fala português) é avaliado hoje entre 190 e 230 milhões de pessoas. O português é a oitava língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.

O português é a língua oficial em oito países de quatro continentes:

Angola (10,9 milhões de habitantes)
Brasil (185 milhões)
Cabo Verde (415 mil)
Guiné Bissau (1,4 milhão)
Moçambique (18,8 milhões)
Portugal (10,5 milhões)
São Tomé e Príncipe (182 mil)
Timor Leste (800 mil).
O texto básico de “A Doutrina Espiritual de Jesus Cristo” é uma adaptação feita a partir da versão de “A Sã Doutrina na Wikipédia” elaborada por Walmir da Rocha Melges, na qual eu, Valdenir inseri os 4 primeiros parágrafos e os 6 itens que servem para “nossa melhor identificação” descritos no inicio.

A seguir temos o capítulo de “nossas principais características”.

No item 3 – Crença - eu inseri os 10 Mandamentos do capítulo 20 de Êxodo.

No item 4.1 Práticas: Culto - eu procurei inserir noções mais abrangentes da Ceifa, Caridade e Promessa.

Inseri ainda os itens:

6 - Assistência Social; 

7 - Eventos

Devido a estas inserções, a autoria do texto básico está dividida entre nós.

Biografia dos autores
 
Walmir da Rocha Melges - walmir.melges@gmail.com

Nascido em Lins (SP), evangélico é batizado ao nascer na Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia;

Filho de Ulysses Melges e Odete da Rocha Melges, com formação acadêmica em ciências contábeis é consultor empresarial, hoteleiro em turismo rural;

É escritor nas horas vagas, apascentador do rebanho do Ministério de Lins e membro do Ministério de Cafelândia (SP), influenciado pelos escritos – ensinamentos - que o Nosso Senhor Jesus Cristo revelou através do Apóstolo Paulo.

É escritor autor do verbete Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia inserido na Wikipédia, e também de outros verbetes que têm relação com a doutrina.

É historiador e genealogista da Família Melges no Brasil. 


Valdenir Alves Ferreira - vferreiracps@gmail.com

Paranaense, natural de Mariluz. Pela misericórdia do Senhor Jesus é crente da Sã Doutrina desde que nasceu. 

Avós maternos: Manoel Ferreira de Souza e Hermilina Maria das Neves (batizados na Sã Doutrina em 1944).

Avós paternos: Simão Alves Moreira e Francisca Moreira (não foram crentes espirituais).

 É membro freqüentador da Sã Doutrina. Já atuou em alguns projetos dentro da Sã Doutrina como: Reunião de Crianças (1986 a 88), Reunião de Jovens (desde 1988), fundação do Lar Beneficente  (1996 a 98), na Organização da Sã Doutrina desde 2001 até esta data.  

Colaborou na elaboração de algumas obras dentre as quais: 
1 - Arquivo Institucional da Sã Doutrina,
2 - Acervo de Hinos da Sã Doutrina,
3 - Livro de Memórias de Joaquim Néris Pereira escrito por Roseli da Silva Lopes,
4 - Livreto 10 Anos da Organizalção da Sã Doutrina,
5 - Livro Conceitos da Sã Doutrina,
6 - Livreto Relacionamento Familiar e Conjugal,
7 - Livro Espiritualidade - Enfrentando os desafios da Vida Moderna entre outras.

É administrador da página da Organização da Sã Doutrina (www.sadoutrina.org)

Profissionalmente atuou na área de metalurgia de 1987 à 2010, sendo graduado em Produção Industrial pela Fatec Internacional de Curitiba – PR. Desde 2011 atua na área de consultoria no segmento de Auto Peças.

Deixamos aqui nossa colaboração.  
 
685

Mais Notícias