



Últimas Publicações

25 de Fevereiro de 2023
Jesiel Costa
costafavares@gmail.com
sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos
Paz de Deus a todos irmãos e irmãs, meu nome é Jesiel costa, sou de Glória de Dourados Mato grosso do Sul, é um prazer compartilhar com todos um pequeno estudo bíblico referente ao livro do profeta Isaías.
O livro do profeta Isaías foi escrito em um período de grande iniquidade, onde a apostasia dominava muitos naquele período, havia também muita idolatria no povo de Israel, o livro do profeta Isaías aborda tanto conhecimentos dos dias de Isaías como também acontecimentos futuros.
Isto significa que as profecias de Isaías não eram apenas para o seu período, mas também profecias futuras, as suas profecias são vivas e permanecem vivas até os dias de hoje. O Livro de Isaías é lido tanto pelas culturas judaicas como também pelas culturas cristãs.
Provavelmente a parte mais importante do livro do profeta seja a profecia que Jesus Cristo é o messias o santo de Israel tão esperado, provavelmente os irmãos já devem ter observado que a parte mais importante do Livro de Isaías é a indicação da chegada do Messias e também Chegada da hora do arrependimento para todo o povo de Israel.
O livro relata sobre a visão dos serafins e dos querubins (Isaías 6:1ao 13), vem demonstrando a santidade de Deus e também o reconhecimento do profeta que ele é um pecador, aonde o profeta reconhece que ele necessita de mudanças na sua vida.
Essas mudanças aconteceriam no seu interior para o seu exterior, temos então, dois fatos importantes para destacar em (Isaías 6:1 ao 13), são eles : primeiro "a grande santidade de Deus" e em segundo vem demonstrando "o reconhecimento do Profeta que ele é um pecador e necessita de uma grande mudança em sua vida".
E quem foi o profeta Isaías na Bíblia? foi um dos antigos escritores do Antigo Testamento que profetizou em Judá nos séculos VIII e VII A.C. O livro é um dos mais proféticos dentro da Bíblia o nome Isaías significa "o senhor é salvação", apesar de ser um profeta muito conhecido nem todos já leram a história de Isaías.
Isaías é filho de Amós mas não deve ser confundido com Amós o Profeta, na verdade o nome do seu pai em hebraico é amots enquanto o do profeta Amóz é Amoz.
Isaías era casado com sua esposa que é chamada em seu livro de a "profetisa," (Isaías 8:3), vem demonstrando este pequeno relato indicando que ela também profetizava, a Bíblia menciona também que Isaías tinha pelo menos dois filhos, são eles: Sear Jasube e Maer Salaal.
Em (Isaías 8:1 ao 4) esses nomes eram simbólicos e tinha um significado que se referia a própria mensagem do profeta. O primeiro Sear Jasube significa o remanescente voltará, apontando para um juízo iminente, mas também apontava para a promessa de restauração. Já o segundo nome Maer Salaal, significa algo como "rápido" até os despojos, veloz e apressadamente, fazendo referência a devastação que Deus traria a Síria, Israel e Judá.
Provavelmente Isaías morava na cidade de Jerusalém, apesar do texto não esclarecer esse ponto de forma explícita, a tradição Judaica afirma que Isaías era de linhagem real, em vários trechos do livro vem indicando como "filho de Amóz". O ministério de Isaías começou a aproximadamente 739 A.C, no ano em que morreu o rei Uzias.
O relato bíblico não informa se neste ano ele já pregava publicamente, também não é possível saber quanto tempo durou o seu Ministério Profético, tanto na forma oral como também escrita, alguns estudiosos sugerem que seu ministério durou 60 anos e também podemos afirmar que seu livro é um dos mais extraordinários do velho testamento, na ocasião Isaías teve uma visão do Trono de Deus e contemplou serafins que proclamavam a santidade de Deus.
Uma característica muito importante do Profeta é que ele se considerava incapaz para o cargo que iria exercer, onde ele disse: "sou um homem de lábios impuros" relatado em (Isaías 6:5), então um serafins tocou em sua boca com uma Brasa Viva ele foi purificado da sua iniquidade, esta visão é símbolo da humildade, do arrependimento e reconhecimento do pecado, e também o profeta escutou a voz do senhor que dizia: "é necessário que a minha palavra seja levada a todo o povo de Israel, mas a quem eu enviarei?"
O Profeta respondeu: "eis-me aqui senhor envia a mim" relatado em (Isaías 6:8), mais tarde a convocação do profeta Ezequiel lembrou certos aspectos desse livro onde o chamado também do profeta Ezequiel foi semelhante ao do profeta Isaías, porém vamos relatar somente sobre o profeta Isaías.
A autoria de seu livro é relatada em (Isaías 1:1), e no capítulo 6 vem confirmando que Isaías teve visões de Deus. Os reis que administraram Israel naquele período foram Uzias, Jotão, Acas e Ezequias, outra curiosidade muito importante é que o profeta Isaías foi contemporâneo do profeta Miqueias, como vem demonstrando também em (Miquéias 1:1), é bem possível que ambos estivessem bem familiarizados com a mensagem um do outro devido serem da mesma época, inclusive seus escritos são semelhantes como é relatado em (Isaías 2: 2 e 4) e (Miqueias 4:1 e 3).
Outro aspecto muito importante com base em seus escritos é possível perceber que o profeta Isaías foi um homem culto e de muita capacidade, ele tinha uma habilidade analítica notável e um senso poético formidável, por muitos era considerado como o maior escritor Hebreu.
Sua mensagem mesclou repreensões e anúncios de maldição pela infidelidade do povo e também com um pouco de conforto e esperança pela restauração futura, sua mensagem também focava aos judeus exilados conclamando-os ao arrependimento, e aos exortados a confiarem nas promessas de Deus, após o período de cativeiro o Senhor abençoaria o remanescente fiel trazendo restauração e benção sobre as nações de uma forma que nunca antes experimentava.
O pecado de Israel havia chegado a um nível tão abominável que Deus usou o profeta para falar acerca de várias maldições, maldições que chegariam aos hebreus de forma geral, a maior delas é claro foi o exílio na Babilônia, o Profeta Isaías também relatou sobre as bençãos futuras que viriam após o exílio, ele profetizou que um remanescente sobreviveria a esse período tão difícil e retornaria a terra prometida.
Isaías é conhecido como o profeta messiânico do Antigo Testamento, essa designação se dá pelo modo detalhado e completo com que ele descreveu a pessoa e também a obra do Messias, muito julgamentos profetizados por Isaías foram cumpridos no ministério de Jesus como é relatado em (Isaías 53:4, 6 e 2), há relatos também no livro de Coríntios (1:15), no livro de Hebreus (9:26).
Além disso O Profeta Isaías apresentou Jesus como o servo e este servo traria justiça às Nações, e ele estabeleceria a aliança que iluminaria os gentios, isto no sentido de prover a salvação a eles e que este servo que é Jesus Cristo espiaria o pecado do seu povo e finalmente ressuscitaria dos mortos, como relatado em (Isaías 42:1 e 7) e também em (Isaías 49:1 e 7),
É por isso que as profecias registradas em seu livro são as mais referenciadas no Novo Testamento, quando o objetivo é apontar sobre a pessoa de Jesus Cristo cumprindo com perfeição todas as promessas do antigo testamento em relação ao Messias prometido.
A Profecia de Isaías também alcança um cumprimento ainda futuro ele profetizou sobre a restauração após o exílio falando sobre as maravilhas que aconteceriam e chamou de a nova realidade de vida, de Novos Céus e a Nova Terra, como vem sendo relatada em (Isaías 66: 22) e também em (Isaías 65:17).
Essa promessa foi inaugurada no Ministério do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, e que através do arrependimento a igreja se encontrará o seu cumprimento pleno com o retorno do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, relatado também na (2 Coríntios 4:6), também em (Coríntios 5:17) e também não poderia deixar de citar o livro de (Gálatas 6:15), no livro de (Tiago 1:18) e também o livro de (Apocalipse 21:1 e 3).
Também eu não poderia deixar de relatar neste estudo a respeito da morte do profeta Isaías, na qual não se sabe com precisão quando foi, o que se sabe é que a última menção do seu Ministério Público ocorreu na época das campanhas de Senaqueribe entre 701 A.C e 686 A.C, com base no relato descritivo de (Isaías 37:21), sobre a morte de Senaqueribe alguns estudiosos acreditam que ele ainda poderia estar vivo nesta ocasião porque data ao ano de 681 A.C
Outros porém sugerem que este trecho do texto pode ter sido incluído por um seguidor de Isaías que resolveu documentar a tal profecia que havia se cumprido, seja como for geralmente se assume que Isaías morreu durante o reinado do Rei Manassés, Se for este o caso o nome de Manassés não aparece na relação de Reis em (Isaías 1:1), provavelmente o profeta Isaías não desempenhasse mas nenhuma atividade pública nesta época.
Uma antiga tradição afirma que o profeta Isaías sofreu martírio sendo serrado ao meio por ordem do próprio Manassés, mas não há muitas evidências, a esse respeito o livro do profeta Isaías também é relatado no TALMUD, uma coletânea de livros sagrados dos judeus, TALMUD é também um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei ética de costumes e história dos judeus, a tradução da palavra TALMUD para nossa língua é estudo.
Uma curiosidade importante que provavelmente poucos sabem é que Isaías não escreveu somente o livro que leva seu nome, mas também ele fez uma grande contribuição com o livro de crônicas, o cronista registra na Bíblia que Isaías também escreveu uma história do reino de Uzias como relatado na (2 crônicas 26:22).
Gostaria também de compartilhar com todos os irmãos uma pequena opinião particular sobre o trecho bíblico que mais me chamou atenção, está relatado em (Isaías 6:1 ao 13), onde vem relatando sobre a humildade de Deus e também a sua misericórdia relatado em (Isaías 6:8) que diz: "a quem enviarei? e a quem há de ir por nós?", esta foi duas perguntas vinda diretamente do nosso Deus, note que Deus não obrigou o Profeta profetizar, mas respeitou a vontade e escolha do Profeta.
Aprendemos com isto que Deus é um pai amoroso com todos os seus filhos, se queremos ser a imagem e semelhança de Deus necessitamos cultivar em nosso coração um importante dom chamado de humildade, respeitando a vontade e escolha do nosso próximo assim como Deus respeitou a vontade do profeta Isaías, muitas vezes buscamos cultivar o dom da vidência, o dom de receber cânticos espirituais, transporte entre outros dons, porém segundo a minha opinião a humildade é um dos pilares fundamentais para cultivar os demais dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo, a humildade é uma característica fundamental de todo cristão e no livro de Isaías tanto o nosso Deus como também o Profeta nos deixaram ótimos ensinamentos.
Estes ensinamentos devem ser seguidos até os dias de hoje, o que aprendemos também com o profeta é que deveremos confessar as nossas culpas e as nossas falhas diante de Deus, aonde o profeta disse: "sou um homem de lábios impuros", neste momento Isaías estava reconhecendo o seu próprio pecado, reconhecendo que ele era um pecador e também um homem cheio de falhas, assim também deveremos reconhecer na presença do nosso Deus, fazer sempre uma confissão completa e admitindo sem reservas de que somos pecadores à vista de Deus.
Note que Isaías não acusou ninguém, mas ele mesmo analisou o seu interior as suas imperfeições, a personalidade de Isaías não era acusar ninguém mas sim reconhecer a sua própria identidade como pecador, ele nunca seria suficientemente Santo para estar diante de Deus, qualquer que tem apenas um vislumbre da verdadeira santidade de Deus saberá imediatamente que ele está em perigo mortal, neste momento permita-me perguntar para você meu irmão e minha irmã que esperou até este momento, você já esteve aonde Isaías estava quando se encontrou totalmente perdido?
Você já viu o suficiente da santidade de Deus a ponto de saber que é um pecador culpado? eu não falo apenas das coisas erradas que fizemos pelas quais ainda nos sentimos culpados, mas sim sobre uma solução, e a solução para nossos problemas é encontrarmos com Deus novamente por intermédio do batismo, neste momento devemos ser gratos a Deus porque Deus é o nosso refúgio e a nossa Fortaleza, Deus é a nossa Consolação, tanto nos nossos dias atuais como também nos dias vindouros.
O exemplo de Isaías deve estimular a identificar as áreas da nossa vida em que nos orgulhamos de ter entregado tudo a Deus, analise também que no capítulo 6 o Profeta Isaías temeu em estar diante da presença de Deus, assim também como nós muitas vezes tememos pelo grande poder existente em Deus, mas eu trago para todos meus irmãos um grande conselho, "não tema, estendendo Deus a sua mão quem impedirá, quem poderá impedir Deus de abençoar alguém, e Deus nos abençoa todos os dias da nossa vida".
Durante os momentos das vossas angústias, das vossas preocupações e a ansiedades, lembrem-se desta passagem maravilhosa que está escrito no livro de (Isaías 49:15), que diz: "pode uma mulher se esquecer de seu filho que amamenta e não se compadeça do filho de seu ventre, ainda que esta se esqueça eu, todavia não esquecerei de ti", e assim é o nosso Deus em nossas angústias, em nossas ansiedades e preocupações.
Deus tem se lembrado de todo seu povo e tem enviado em nossa presença esta mulher que não se esquece de seu filho, esta mulher é a doutrina que sempre se compadece de seus filhos e também se compadece dos filhos órfãos, não tema em nenhum momento da nossa vida, porque a nossa vida já não pertence mais a nós, mas pertence ao nosso Senhor que nos resgatou do mundo do pecado, não é mais momento de choro mas é momento de muita alegria porque o Senhor Deus está conosco.
Outro aprendizado também que aprendemos com o livro de Isaías é que, toda vez que a nação de Israel se afastava de Deus as nações gentias acabavam dominando, isto nos ensina que jamais deveremos nos afastar do nosso Deus afinal não é Deus que se afasta do seu povo, mas é o seu povo que muitas vezes se afasta de Deus, nos aproximemos cada vez mais de nosso Deus, para que assim o nosso Deus seja a nossa rocha, a nossa Fortaleza, a nossa proteção em tempos oportunos.
Deus vem chamando humildemente a todos nós, não recusemos jamais o chamado de Deus, sejamos a todo momento servos prudentes, atenciosos e zelosos com a palavra de Deus, está ao alcance de todos ser bondosos com todos, pacificadores, representantes e ministros da palavra de Deus.
A palavra de Deus é como uma boa semente, ela sempre nasce, cresce e gera bons frutos, isto porque a palavra de Deus não retorna vazia mas ela traz prosperidade como é relatado no livro de (Isaías 55:11 ao 13), que diz:
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.
Este trecho bíblico vem demonstrando que Deus vem trazendo transformações tanto na nossa vida material como também na nossa vida espiritual, transformações estas que edificam o homem para uma vida melhor, para uma excelência prática do bem e lembrem-se está em nossas mãos e escolher fazer o bem, escolher estar na presença de Deus e aprender a perdoar para que sejamos perdoados pelo nosso Deus.
Agradeço desde já a Deus e também a ORG pela oportunidade de estar compartilhando este trabalho referente ao livro de Isaías
Fiquem todos com a paz de Deus.