SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Curiosidades Bíblicas

Últimas Publicações

Curiosidades Bíblicas

29 de Outubro de 2022

Paulo Roberto Apolinário de Souza

prapolinario@gmail.com

sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos

Org + Gestores/BS em Foco

1.Saudação e agradecimentos

Amados irmãos, saúdo a todos com a paz do Senhor Jesus, desejando que todos meus irmãos tenham um sábado abençoado, na companhia de suas famílias, dos irmãos e principalmente, guiados pelo espírito santo.
 
Hoje é sábado, 29 de outubro de 2022, e vou apresentar o quadro Bíblia Sagrada em Foco, com o tema curiosidades bíblicas.
 
Meu nome é Paulo Roberto Apolinário de Souza, tenho 42 anos, sou da cidade de Rio Claro e frequento a congregação que o irmão José Marinho, meu sogro, apascenta.

Eu nasci e me criei em Rio Claro, onde vivi até março de 2018, no auge dos meus 38 anos. Nunca esteve nos meus planos sair dessa cidade.
 
Mas Deus achou necessário proporcionar uma nova experiência para minha família. Então, nos mudamos para Marília, no interior de São Paulo, onde ficamos por quase 4 anos. Conhecemos novos irmãos, fizemos grandes amigos, aprendemos muito do que Deus quis nos ensinar. E em dezembro de 2021, nos mudamos novamente para Rio Claro.
 
Hoje me apresento aos irmãos como Rio-clarense e Mariliense. Faz parte da minha história, é quem eu sou, com muito orgulho.
 
Nessa foto acima está minha família: Minha esposa Elisangela e nossos filhos Filipe e Rebeca.
 
Agradeço de coração à ORG pelo convite de compartilhar algumas informações interessantes sobre as escrituras com os irmãos. É uma honra fazer parte desse grupo e poder participar desse quadro, contribuindo de alguma forma com o crescimento espiritual dos irmãos.
 
Deus abençoe aos irmãos responsáveis, pelo trabalho que tem feito nesse grupo, bem como pelo incentivo dado aos irmãos, que promovem boas apresentações, interações e crescimento espiritual de seus membros.
 

2.Considerações Iniciais

Irmãos, antes de começar a falar sobre os assuntos que preparei para esse dia, quero fazer algumas considerações iniciais que acho importantes.
 

2.1.Reconhecimento de Esforço e Dedicação

Falar sobre curiosidades bíblicas é reconhecer o esforço e dedicação dos irmãos que nos trouxeram essas novidades, ou empreender um esforço próprio para encontrar informações relevantes, capazes de despertar nos demais irmãos um maior interesse pela leitura e estudo da palavra de Deus.

É claro que, na era da informação, é muito fácil fazer uma pesquisa na internet e copiar uma lista de fatos e curiosidades para compartilhar, mas para que essas informações estivessem disponíveis, alguém teve o trabalho de pesquisar, ler com muita atenção, organizar e disponibilizar para o benefício de muitos.

Todo esse esforço e dedicação merecem nossa gratidão.
 

2.2.Diferenças nas traduções bíblicas

Como já foi falado nesse quadro pelo irmão Crystian, a bíblia foi traduzida e existem diversas versões em língua portuguesa. Algumas das curiosidades que vou citar podem sofrer variações conforme a tradução bíblica que o irmão estiver usando. Por isso, em todas as citações bíblicas nesse material, vou citar a tradução usada. Na maioria das vezes, serão utilizados os textos das 2 principais traduções para a língua portuguesa: Almeida Revista e Corrigida (ARC) e Almeida Revista e Atualizada (ARA) e Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).
 

2.3.Anime-se a estudar a palavra de Deus

Irmãos, todo esse trabalho realizado pela ORG com relação às escrituras sagradas, tem como objetivo incentivar os irmãos estudar mais a palavra de Deus. Que haja nos irmãos o mesmo sentimento dos irmãos de Beréia, contemporâneos do apóstolo Paulo:

“E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos dos Apóstolos 17:10-11, ARA)

Desejo de coração, que os irmãos, ao ouvir essa apresentação, se animem a dedicar um tempo para analisar e conferir as coisas que aqui serão ditas, aprendendo um pouco mais com elas e enriquecendo seu repertório sobre as escrituras sagradas.
Então, vamos às curiosidades!

3.As curiosidades bíblicas mais conhecidas

3.1.O maior capítulo, o menor e o capítulo central

  • O Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia (depois falaremos um pouco mais sobre esse capítulo)
  • O Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia
  • Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia, com 594 capítulos antes e 594 capítulos depois.
  • O Versículo que se encontra no centro da Bíblia é Salmo 118:8, que diz “É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.” (Salmos 118:8, ARC)
(essa curiosidade do Salmo 118 vamos conferir logo a seguir)
 

3.2.O maior livro e o menor livro

  • Salmos é o maior livro da bíblia com 150 capítulos
  • II João é o menor livro da Bíblia com apenas 13 versículos.

3.3.O maior versículo e o menor versículo

  • O maior versículo da Bíblia: Ester 8:9 (tem mais de 400 letras, incluindo vírgulas e pontos)
Isso aconteceu no dia vinte e três do terceiro mês, o mês de sivã. Mordecai mandou chamar os secretários do rei e ditou um decreto aos judeus, aos representantes do rei, aos governadores das províncias e aos chefes dos vários povos em todas as províncias do reino, que eram cento e vinte e sete ao todo e iam desde a Índia até a Etiópia. O decreto foi traduzido para todas as línguas faladas no reino, e cada tradução seguia a escrita usada em cada província; o decreto foi copiado também na língua e na escrita dos judeus.  (Ester 8:9, NTLH)
 
  • O menor versículo da Bíblia:
    • Na ARA é Jó 3:2 “Disse Jó:” (tem 7 letras).
    • Na ARC é Êxodo 20:13 “Não matarás” (tem 10 letras)

3.4.O tempo de leitura da bíblia

  • Para ouvir a bíblia toda, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

3.5.Conferindo o Salmo 118:

O Salmo 118 é mesmo o capítulo no centro da bíblia? Vamos ver.
Somando a quantidade de capítulos até Jó, que é o livro que vem antes de Salmos, temos 478. Se somarmos 117 capítulos de salmos (considerando que o 118 seja o central) teremos 595. Ou seja, o capítulo que está exatamente no centro é o salmo 117, o menor capítulo da bíblia. Vamos ver o que ele diz:

Louvai ao SENHOR, todas as nações; louvai-o, todos os povos.
Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR é para sempre. Louvai ao SENHOR!  (Salmos 117:1-2, ARC)
 

3.6.Conferindo o tempo de leitura da bíblia

A curiosidade fala que para ler a bíblia em velocidade normal de fala são necessárias aproximadamente 71 horas ininterruptas.
Submeti o texto completo da bíblia à uma ferramenta online que calcula o tempo aproximado de leitura de qualquer texto. A ferramenta retornou 113 horas em velocidade normal de leitura e 98 horas em velocidade rápida. Eu já utilizei essa ferramenta para calcular tempo de apresentação de alguns estudos apresentação na reunião e sempre foi bem precisa.

De qualquer forma, esse número é só uma estimativa, e trouxe isso apenas para mostrar para os irmãos a importância de conferir as informações, antes de repassar.
 
A ferramenta citada pode ser acessada no link:  https://www.textconverter.io/pt/speech-time/
 

4.Curiosidades sobre o livro de Isaías

O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondendo aos 66 Livros. A primeira seção tem 39 capítulos correspondendo à mensagem do AT. A segunda seção tem 27 livros, tratando de conforto, promessa e salvação, correspondendo à mensagem do NT. O NT termina mencionando o novo céu e a nova terra. O mesmo ocorre no término de Isaías, 66.22. O próprio nome Isaías tem semelhança com o de Jesus, no significado. Isaías quer dizer Salvação de Jeová, e Jesus: Jeová é Salvação.
 

4.1.Isaías, o profeta evangélico

  Nenhum profeta do Antigo Testamento escreveu tanto sobre o Messias como escreveu Isaías.
  • Isaías falou do nascimento virginal de Jesus (Is. 7.14; Le. 1.26-37).
  • Isaías falou da unção especial que estaria sobre Jesus (Is. 11.2; Is. 61.1-2; Le. 4.14-21).
  • Isaías falou da ''voz profética" de Joao Batista, o precursor de Jesus (Is. 40.3 e Mt. 3.3).
  • Isaías falou que o Messias concentraria mais o seu ministério na região da Galileia (Is. 9.1; Mt. 4.12-17).
  • Isaías falou do grande ministério de milagres do Messias (Is. 35.5-6; Mt. 11.25).
  • Isaías falou que Ele ficaria mudo perante seus acusadores (Is. 53.7; Mt. 27.12-14).
  • Isaías falou que Ele seria açoitado (Is. 53.5; Mt. 27.26).
  • Isaías falou que Ele seria esbofeteado e cuspido (Is. 50.6; Mt. 26.67).
  • Isaías falou que Ele seria crucificado entre malfeitores (Is. 53.12; Mt. 27.38).
  • Isaías falou que Ele intercederia pelos transgressores (Is. 53.12 e Le. 23.34).
  • Isaías falou que colocariam o corpo de Jesus na sepultura de um rico (Is. 53.9; Mt. 27.57-60).
  • Isaías falou que Ele (Jesus) e Maravilhoso (Is. 9.6; Mc. 7.37).
  • Isaías falou que Ele (Jesus) e Conselheiro (Is. 9.6; Le. 23.12).
  • Isaías falou que Ele (Jesus) e Deus Forte (Is. 9.6; Mt.28.18).
  • Isaías falou que Ele (Jesus) e Pai da Eternidade (Is. 9.6; Jo. 5. 21-29)
  • Isaías falou que Ele (Jesus) e Principe da Paz (Is. 9.6; Jo. 14.27).
  • Existem ainda muitas outras coisas que Isaías falou sobre a pessoa e o ministério de Jesus, 700 anos antes dos acontecimentos. Por isso, Isaías e com muita propriedade reconheci­ do como o "Profeta Evangélico" do Antigo Testamento!

5.Curiosidades sobre a composição de alguns livros e capítulos

5.1.A estrutura do Salmo 119 na língua hebraica

  • O salmo 119 tem, no hebraico, 22 seções de 8 versículos cada.
  • O número 22 corresponde ao número de letras do alfabeto hebraico.
  • Cada uma dessas sessões inicia com uma letra desse alfabeto.
  • E Dentro de cada sessão, todos os versículos começam com a letra da respectiva sessão.
 

5.2.O maior capítulo é também o que mais exalta a palavra de Deus

  • Dos 176 versículos do Salmo 119, existe cerca de 178 citações do salmista, enfatizando a necessidade e dependência que temos da Palavra do Senhor.
  • 0 salmista usa 10 termos diferentes para a Palavra de Deus: lei, preceitos, testemunhos, estatutos, decretos, juízos, mandamentos, veredas, caminhos e palavra.
  • Com exceção dos versículos 90, 122 e 132, todos os demais versículos mencionam um destes 10 termos designativos da Palavra do Senhor.
  • 0 Salmo 119 comunica a ideia de que a Palavra de Deus contém tudo o que o homem precisa saber.
  • No versículo 105 diz “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.”  (Salmos 119:105, ARC)
  • No versículo 9, “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Salmos 119:9, ARC)
  • Então, o Salmo 119 comunica a ideia da necessidade que nós temos de estudar a palavra de Deus.

 

5.3.Lamentações de Jeremias na língua hebraica

  • Os capítulos 1, 2, 4 e 5 tem 22 versículos cada.
  • O capítulo 3 tem 66 versículos, com 22 sessões, levando em cada 3 delas, a mesma letra do alfabeto.
  • É importante observar que essa organização não foi feita na divisão de capítulos e versículos, isso já vem da língua original.

5.4.Salmo 136

  • Todos os versículos do cap. 136 de Salmos terminam exatamente iguais, com a seguinte frase:  "Porque a sua benignidade dura para sempre"
  • Parece que Deus realmente queria dar ênfase nessa frase quando inspirou o salmista a escrever esse salmo.
 

6.Livros que são citados na Bíblia, porém não foram encontrados ou preservados

6.1.Livro das Guerras do Senhor

Pelo que se diz no livro das Guerras do SENHOR: Contra Vaebe em Sufa, e contra os ribeiros de Arnom. (Números 21:14, ARC)
 
  1. Livro do Justo ou Livro dos Justos
E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. (Josué 10:13, ARA)
Pranteou Davi a Saul e a Jônatas, seu filho, com esta lamentação, determinando que fosse ensinado aos filhos de Judá o Hino ao Arco, o qual está escrito no Livro dos Justos. (2 Samuel 1:17-18, ARA)
 

6.3.Livro da história de Salomão

Quanto ao mais dos atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura, não estão escritos no livro da história de Salomão? (1 Reis 11:41, ARC)
 

6.4.Livro de Samuel, o vidente. Livro de Natã e Livro de Gade

Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente.  (I Crônicas 29:29, ARC)
 

6.5.Carta de Paulo aos Laodicenses

E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também. (Colossenses 4:16, ARC)
 

6.6.Carta prévia de Paulo aos Coríntios

Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem; (I Coríntios 5:9, ARC)
 

7.Alguns trechos que se repetem na Bíblia

  • Os Salmos 14 e 53 são idênticos entre si, sendo a única diferença entre eles é a forma em que as palavras foram distribuídas. No Salmo 14 as palavras foram divididas em 7 versículos, enquanto no Salmo 53, em 6 versículos.
  • O Capítulo 19 de 2 Reis é idêntico ao 37 de Isaías.
  • Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.
 

8.Outras curiosidades gerais

8.1.Existe um Livro das Lágrimas?

 
Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro? (Salmos 56:8, ARA)

8.2.Salmo 22 – O Salmo da crucificação de Jesus

  • As palavras que Jesus proferiu ao Pai na hora da agonia (SL. 22.1, Mt. 27.46).
  • As palavras de zombaria que os escarnecedores diziam de Jesus quando ele estava sendo crucificado (SL. 22.7-8; Mt. 27.41-42).
  • A atitude dos soldados ao repartirem as vestes de Jesus (SL. 22.18; Mt. 27.35).
  • Suas mãos e pés seriam transpassados na cruz (SL. 22.16; Mt. 27.35; Jo. 20.20, 25).
  • 0 seu lado seria ferido pelo soldado com uma lança (SL. 22.14; Jo. 19.34).
  • A sua língua apegada ao céu da boca por causa da sede intensa (SL. 22.15; Jo. 19.28-29).
  • Os seus ossos permaneceram inteiros, não foram quebrados (SL. 22.17; Jo. 19.31-33, 36).
 

8.3.Elias, o primeiro maratonista.

Elias disputou a corrida a pé contra um carro veloz pilotado pelo rei Acabe, num percurso de aproximadamente 27 km, distância aproximada do Carmelo a Jezreel.
0 profeta Elias recebeu força sobrenatural e ganhou a corrida, chegando na frente do carro veloz pilotado pelo rei Acabe (l Rs. 18.42-46).
 

8.4.O primeiro outdoor

Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.
 (Habacuque 2:2, ARC)
 
Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.
 (Habacuque 2:4, ARC)
 
A palavra Fé só aparece 1 vez em todo o antigo testamento (Habacuque 2:4), já no novo testamente aparece mais de 240 vezes. (ARA)
 

9.Curiosidades sobre a bíblia na história

9.1.Homem é exumado e teve seus ossos queimados por traduzir a bíblia

Em 1427, o Papa Martinho 5º ordenou que os ossos de John Wycliffe fossem exumados de seu túmulo, queimados e jogados em um rio. Wycliffe morrera havia 40 anos. John Wycliffe, um filósofo inglês, escreveu a primeira tradução de toda a Bíblia da Vulgata Latina para o alfabeto inglês. No entanto, a Igreja Católica interpretou mal seu trabalho e queimou seu cadáver como punição por sua tradução depois que ele morreu.
 

9.2.A bíblia foi submetida a um julgamento legal

Ocorreu nos Estados Unidos, em 1940, um caso que talvez seja único na história. A Bíblia Sagrada foi levada a um julgamento legal, submetida a um processo, e, como não podia ser diferente, venceu em todas as provas a que foi submetida: Terminou o julgamento no dia 16 de fevereiro de 1940, na Corte do Quarto Distrito Municipal de Nova York.

0 caso foi assim: Existe nos Estados Unidos uma associação de pesquisas cientificas, constituída de evangélicos. 0 presidente, naquele tempo, era o reverendo Harry Rimmer, bacharel em ciências, doutor em teologia e pastor em exercício. Essa associação anunciou, durante quinze anos, que daria um grande prêmio em dólares, a quem provasse haver ao menos um erro cientificamente comprovado na Bíblia Sagrada.

Em outubro de 1939, um velho inimigo da Bíblia, aproveitou-se do anuncio feito pela associação num grande jornal e exigiu na justiça o prêmio. Era o senhor William Floyd, editor de um jornal que, apoiado por muitos incrédulos, acionou a Sociedade na pessoa de seu presidente, reverendo Rimmer.

A princípio apresentou ele "51 erros científicos" na Bíblia. As coisas correram nos tramites legais e o acusador resolveu resumir o caso para cinco pontos que ele considerava erros no texto bíblico.

Primeiro erro, sabre a origem do mundo. 0 Genesis fala de 6 dias e a ciência exige para o caso milhares de anos de evolução contínua.
Segundo erro, na ordem do registro da criação em Genesis no capítulo 1, os animais foram criados antes do homem; no capítulo 2, aparecem criados depois do homem, não sendo certa cientificamente nem uma nem outra declaração.

Terceiro erro, quanto a capacidade da arca de Noé e ao número de animais levados nela. Um texto diz que foram sete animais de cada espécie; outro texto afirma que foram dois. A arca não podia conter tantos animais e ainda os alimentos para eles. (Gn. 6.14-22 e 7.2-5).

Quarto erro, sabre o milagre das codornizes, absurdo quanta a área ocupada pelas aves, quanto ao seu vulto e quanto a capacidade do povo para apanhar as codornizes e comê-las (Nm. 11.31,32).

Quinto erro, de Zoologia, referente a animais mencionados em Levítico capítulo 11.

Estes cinco pontos entraram em juízo. 0 advogado do opositor chamava-se Wheles e o da defesa, era o causídico evangélico Dr. James Bennet. Foram admitidos, para ambas as partes, testemunhas constituídas de eruditos e sábios da época que foram ouvidos nas ocasiões oportunas. 0 juiz nomeou, de acordo com as partes, uma comissão competente para decidir cada ponto, após discussões, réplicas e tréplicas.

Ele, o juiz, depois de tudo, decidiria se ficara provado ou não um erro ao menos na Bíblia. Caso afirmativo, o reverendo Rimmer seria obrigado a pagar o prêmio de mil dólares (muito dinheiro na época); no caso negativo, o acusador seria sentenciado a arcar com os custos do processo.

0 julgamento revolucionou toda a América do Norte. Os jornais, revistas e rádios se movimentaram comentando o assunto. Entre outubro de 1939 e fevereiro de 1940, nunca houve tão grande propaganda da Bíblia de graça! Formou-se um grande volume de documentos com provas, pareceres, gráficos e textos em hebraico e grego, como nunca houve naquela Corte de Nova York. As discussões foram acaloradas, com auditórios enormes e uma curiosidade imensa. Cada acusação era examinada a fundo. Cada detalhe dos pretensos erros apresentados pelo senhor Floyd foi pesado, medido e contado. Houve ocasiões em que os acusadores e suas testemunhas caiam em contradições ou revelavam ignorância da Bíblia e produziam situações ridículas que despertavam gostosas gargalhadas dos assistentes e do juiz.

Finalmente, depois de tudo bem examinado, foi dada a sentença legal, a 16 de fevereiro de 1940. Declarava a sentença que o acusador, senhor William Floyd, não conseguira provar um só erro, cientificamente evidenciado nas páginas do livro intitulado "Bíblia Sagrada", e, assim, ficava condenado a pagar as custas. A notícia do acontecimento foi publicada nos meses de junho e julho de 1940, na revista "Sunday School Times", de Filadelfia, USA Em 1861, a Academia Francesa de Ciências havia publicado a lista dos "51 erros" científicos que supostamente existiam na Bíblia. Entretanto, 70 anos depois, nenhum cientista defendia mais um só daqueles pontos, enquanto a Bíblia continua a mesma. As opiniões dos cientistas vão mudando, mas quando um fato e demonstrado pela verdadeira ciência, está de acordo com a Bíblia.
 

10. Encerramento

Então assim encerro minha participação de hoje nesse quadro Bíblia Sagrada em Foco.

Quero dizer mais uma vez dos irmãos que para mim é uma honra participar desse trabalho, quero de coração agradecer a ordem pelo convite para que eu participasse dessa obra tão importante que está sendo desenvolvida e desejo de coração a todos irmãos que aproveitem esse conteúdo que vem sendo compartilhado, não só hoje mas que todas as semanas os irmãos têm compartilhado, sejam palavras, reflexões ou cânticos, trazendo para nós um pouquinho da palavra de Deus para que a gente se alimente dessas coisas, se fortaleça no espírito e esteja cada vez mais prontos e preparados para servir o Senhor Jesus com toda a ousadia, fidelidade, e seriedade.

Sobre as curiosidades bíblicas, eu trouxe para os irmãos algumas coisas que eu selecionei dentre as muitas outras que os irmãos já conhecem, mas eu acredito ser o suficiente para chamar atenção e despertar o interesse dos irmãos pelo estudo da palavra de Deus, para que conhecer um pouco mais das coisas espirituais e possam ir crescendo espiritualmente através desse conhecimento.

Quero relembrar aos irmãos, no evangelho de João, capítulo 20, nos versículos 31 e 32: “Jesus, porém operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro, estes, porém, foram escritos para que creias que Jesus é o cristo o filho de Deus e para que Crendo tenhais vida em seu nome”.

Poderíamos resumir dessa forma, pois sabemos existem muitas outras coisas que foram escritas, mas o que é mais importante e essencial foi registrado para que a gente saiba, por aquilo que está escrito, que Jesus de fato é o filho de Deus e para quê tendo esse conhecimento nós possamos ter vida no seu nome.
 
Agradeço a Deus pela oportunidade de fazer parte da doutrina, de ter nascido nesse berço de ouro e hoje eu trouxe essa mensagem para os irmãos, com algumas curiosidades bíblicas para despertar nos irmãos o interesse de se aprofundar um pouco mais no estudo da palavra de Deus.

Deus abençoe a todos irmãos, aos organizadores do grupo. Agradeço de coração pela oportunidade, agradeço os irmãos pela paciência em acompanhar esse conteúdo, eu tenho certeza de que todos se beneficiarão dessa mensagem, porque traz coisas que são realmente muito importantes e relevantes para a nossa vida espiritual.

Desejo que a grande paz de Deus e o amor do Senhor Jesus que reina e permaneça no coração de todos e que todos tenham um sábado muito abençoado em nome do Senhor Jesus.
 
 
300