



Últimas Publicações

20 de Janeiro de 2023
André Luis Nesso
andrenesso@gmail.com
sadoutrina.org - Biblioteca Digital - As Colunas do Senhor
José Antonio de Souza nasceu no dia 23 de março de 1936, na cidade de Garça-SP. Foi batizado na Sã Doutrina ainda criança (4 anos de idade aproximadamente), ele mesmo não se lembra do seu batismo.
Mudou-se com a família para a cidade de Osvaldo Cruz-SP, onde congregou por muitos anos na seara do irmão José Ribeiro, popularmente conhecido por Zé Baiano. Trabalhou um tempo na cidade de Dracena, onde presidiu os Trabalhos pela primeira vez aos 18 anos de idade, com a ordem do irmão Argemiro, que estava apascentando no lugar do seu pai que havia se ausentado.
Quando voltou de Dracena, a família Ricci já estavam se convertendo e congregando na seara do irmão José Ribeiro, foi aí que ele conheceu a irmã Olinda Ricci (de Souza, após casarem-se), depois de um tempo começaram a namorar e se casaram no dia 25 de fevereiro de 1960. Tiveram alguns filhos: a Vilma, os gêmeos João e José, que faleceram com poucos meses, a Vânia e o Wilson.
José de Souza congregava na casa do seu cunhado, Celso Ricci e também do tio da sua esposa, o irmão Aldo Ricci. No ano de 1970, ele teve um sonho que viu uma lavoura muito grande, bem verdinha, e ela pertencia ao irmão Aldo Ricci. O irmão Aldo falava no sonho que o irmão José de Souza tinha que ficar por ali para ajudar nos trabalhos daquela lavoura, e ele admirado com aquela lavoura respondeu ao irmão Aldo: acho que vou ficar por aqui. Foi aí que o irmão José de Souza passou a congregar oficialmente com a sua família na seara do irmão Aldo Ricci.
O irmão José de Souza também foi muito importante na concepção da congregação da cidade de Osvaldo Cruz-SP. Por volta do ano de 1986 começaram a falar sobre um local para congregar, pois o irmão Aldo Ricci se preocupava com o futuro do rebanho devido já ter uma certa idade. Quando foi instituída uma diretoria para fazer frente da construção da igreja, o irmão José de Souza foi escolhido como Presidente e tomou frente desse movimento que viria beneficiar o rebanho da cidade de Osvaldo Cruz. Nem tudo foi fácil, pois na época ele se deparou com diversos irmãos que não concordavam com a ideia, mas ele fez uma votação e a maioria decidiu pela construção da igreja.
No dia 17 de janeiro de 1990 foi realizada uma reunião para definir o estatuto interno da congregação e alguns planejamentos para a inauguração, que foi realizada no dia 20 de Janeiro de 1990. O irmão José de Souza continuou a frente da Presidência cuidando da parte material da igreja.
No dia 08 de fevereiro de 1997 o irmão José de Souza assume a apascentação da congregação de Osvaldo Cruz-SP, após uma eleição entre os irmãos presentes. Ele apascentou o rebanho por 22 anos e entregou a apascentação para o irmão Luiz Archimedes Nesso, no dia 09 de fevereiro de 2019.
A Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia - Ministério do Jardim Vale do Sol (Osvaldo Cruz) é integrante da estrutura administrativa da Organização da Sã Doutrina.