Vencer a Ansiedade

Foto da noticia

25 de Abril de 2020

Moacir Francisco Teixeira


sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos

Desejo que a graça e a paz de Cristo, cresça, reina e permaneça em seus corações. Hoje vamos aprender de coração para coração o que o apostolo disse em suas cartas em I Pedro no capítulo 5:6-7:
 
Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo vos exalte. Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Louvado seja Deus.

Hoje vou falar para os irmãos sobre umas das setas venenosas que o inimigo lança sobre os filhos de Deus. E uma dessas setas tem o seu alvo principal. E o alvo principal de satanás é roubar a alegria das pessoas e principalmente de um verdadeiro cristão.

Satanás é especialista em tentar nos roubar e o seu alvo favorito não são as nossas posses materiais e sim, a nossa alegria.

Ele sempre tenta roubar a nossa alegria. Sabe por que irmãos? Porque ele sabe que se nós perdermos a alegria, perderemos também a nossa força, a nossa fé, o nosso vigor, o nosso ânimo e com isso irmãos, lhe daremos uma vantagem enorme, poderosa sobre nós.

O apóstolo Pedro, por passar por muita perseguições nos orienta dizendo: Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo vosso adversário anda em derredor bramando como leão buscando a quem possa tragar.

Irmãos, nós nunca devemos baixar a guarda, temos que estar sempre vigilante e não permitir que o inimigo roube a nossa alegria com Cristo, com os irmãos da fé, com os nossos familiares e com as pessoas, porque é um bem muito precioso. E o inimigo não suporta isso! E assim a nossa alegria passa a ser o seu interesse principal para destruir.

O objetivo dele não é somente a nossa alegria, muitas vezes ele assopra na nossa mente coisas passadas, lembranças ruim para nos desencorajar para luta, para a vitória e para o sucesso. Faz isso nos enchendo com topo tipo de preocupação querendo plantar em nós a semente da ANSIEDADE.

 Você não pode e não deve deixar  essa semente desabrochar na sua vida. E se por acaso sair o broto corte antes que a raiz se aprofunde no solo da sua alma.

É você que tem que ter o controle e o domínio sobre a ansiedade. Se você não tiver o controle será  ela que vai ter o controle sobre a tua vida.

No momento que a ansiedade passa a ter o controle na sua vida, você passa a viver nesta terra de um jeito desconfortável, estressado, raivoso, impetuoso, criando em você um desejo intenso.

Uma pessoa intensa é aquela pessoa apressada, quer resolver e conquistar tudo na mesma hora, não desliga nunca, está sempre ligado no 220 volts.

Se você estiver com estes sintomas, toma muito cuidado meu irmão e minha irmã pra você não entrar na estrada da depressão. Se por acaso entrar só tem uma saída, ouvindo o conselho do apóstolo Pedro. Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

Irmãos, o conselho que o apóstolo Pedro deixou escrito na Sagrada Escritura auxiliado pelo Espírito Santo revolve o problema. O difícil é como lançar toda a nossa ansiedade em Cristo e ficar livre?

Vou aqui fazer uma pequena ilustração  que aconteceu literalmente no meu rancho, para que você compreenda melhor a importância desse versículo.

No meu rancho tem um estaleiro com uma passarela de trinta e três metros. Muitos jovens e também os adultos gostam de pular do tablado para dar um bom mergulho porque naquele lugar à agua é funda e eles se divertem muito pulando do tablado.

Um dia desses meu sobrinho Ademar junto com o seu filhinho Apollo de dois anos e quatro meses estavam ali também brincando na água. Vi em cada um deles pai e filho a confiança que um passava para o outro. O filho confiava na proteção do pai e o pai confiava na obediência do filho. Uma confiança inabalável, indestrutível, incontaminável.

Os dois indos para o tablado a parte mais funda do rio, o pai já na água disse para o seu filho. Filho pula nos braços do papai; a criança não pensou duas vezes; na mesma hora lançou-se nos braços protetor do seu pai. E ele a segurou com muito carinho não deixando nada de mal acontecer com o seu filho.

A criança não se importou com o perigo, o instinto dessa criança foi: vou pular, o meu pai está lá. E Ele vai me pegar e me segurar nos seus braços.

Esta criança confiou a sua vida no seu pai. Será irmãos que nos temos essa confiança, essa coragem como esta criança teve? Quando nós estamos enfrentando dias maus e terríveis muitas vezes nós murmuramos e cobramos de mais. Temos que ter essa mesma  confiança e coragem como esta criança. De poder lançar nos braços de Deus e abrir o nosso coração pra Ele resolver todos  os nosso problema.

Muitos guardam para si os problemas, as desilusões, as preocupações, as tensões e as lutas diárias. Não se abre com ninguém se isola nas adversidades da vida. Isso não é bom. Há momentos na nossa vida que precisamos compartilhar a nossa dor com alguém que amamos e confiamos.


Quando você estuda o comportamento dos animais predadores como os leões, as hienas e os lobos eles atacam os animais que estão doentes, dispersos, distraídos e sozinhos. Pra pedir ajuda é preciso passar por cima do orgulho e se humilhar diante da potente mão de Deus. Todos aqueles que se quebrantam e se humilharam diante da potente mão de Deus, o Senhor os exalta de forma grandiosa. Mas isso será no tempo Dele, não no nosso.
 
A Bíblia menciona a historia de Ana, mulher de Elcana, ela entrou numa profunda tristeza por não gerar filhos. Depois de muitos anos ela percebeu que não adiantava guardar no seu coração, na sua alma, e no seu intimo a tristeza e as desilusões por não realizar o seu sonho. Então ela se lançou nos braços de Deus e abriu o seu coração pra Ele orando e chorando abundantemente. E a sua oração foi atendida, e Deus a exaltou e o sofrimento dela acabou.

Existiu também um rei que era justo, andava nos caminhos de Deus, era corajoso e acabou com a idolatria em Jerusalém. Mas recebeu uma notícia que nem um de nós gostaríamos de receber. Diz o profeta Isaías  para o rei Ezequias: arruma a tua casa porque você vai morrer.

Irmãos, o rei Ezequias estava com uma enfermidade de morte naquele momento. De angustia e tristeza ele virou o rosto para a parede e orou ao Senhor dizendo:

Ó Senhor Deus, lembra que eu tenho te servido com fidelidade e com um coração perfeito e fiz o que era reto aos seus olhos.  E chorou Ezequias muitíssimo e virou o rosto para parede.

O significado disso é procurar um momento intimo com Deus, é só você e Deus e mais ninguém, fecha a porta do seu quarto, dobre o seu joelho no chão e lança nele todos os embaraços e os enroscos da vida. Abra o seu coração pra Ele, conte pra Ele o seu sofrimento, conte pra Ele os seus problemas, conte pra ele as suas desilusões, conte pra Ele as suas preocupações, conte pra Ele as suas tensões, conte pra Ele as suas lutas diárias.

Com toda certeza Ele vai cuidar de você. Ele vai dar meios pra você se fortalecer e vencer. Ana mulher de Elcana e o rei Ezequias ambos oraram a Deus. Os dois venceram as adversidades da vida, os desafios da vida orando e chorando nos braços de Deus. A oração dos dois foi tremenda, pois oraram com fé, eles oraram como se fosse a ultima oração aqui na terra, eles oraram reconhecendo que só Deus poderia ajudar.

Ana quando acabou de fazer a sua oração, a tristeza saiu, e o seu coração encheu de alegria. Também o rei Ezequias quando acabou de fazer a sua oração, antes que o profeta tirasse o pé do palácio, Deus ordenou para o profeta Isaías:  volte! Porque ouvi a oração e as lágrimas do meu servo;  fale pra ele, que ele vai ser curado.

Irmãos e irmãs, isto é lançar toda a ansiedade em Jesus. Lembre-se:  O que você não pode fazer, Deus faz por você. Confie nele como Ana e o rei Ezequias confiaram.

Irmãos,eu sei que nós estamos vivendo tempo de dias maus na nossa vida e até  no país.

Disse a santa Escritura que passa o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Tudo o  que está escrito no santo livro da vida está se cumprindo. Tá cumprindo e vai cumprir muito mais.

Irmãos, a carta de Isaías é de alertação, repreensão e restauração. O profeta Isaías declara na sua carta que os infiéis blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás, praticando pecado horrendo. Quando lemos a Santa Escritura, principalmente a carta de Isaías, Deus fica chocado de ver como as pessoas praticavam abominações. Deus declarou para Isaías que não estava suportando mais.

Irmãos, é de ficarmos admirados, espantados e ao mesmo tempo arrepiados como se cumprem as profecias de Deus, como se cumprem as palavras de Deus. Presta atenção o que Isaías declarou para todos nós no capitulo 26:20-21:

Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Está se cumprindo agora na Pandemia de Coronavírus.  

Portanto eis que o Senhor sairá do seu lugar para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade; e a terra descobrira o seu sangue e não encobrirá o seu sangue e não encobrirá mais aqueles que foram mortos. Graças a Deus.

Amados irmãos, nós sabemos através da escrita de Isaías que o povo de Deus praticou a iniquidade e aborreceu o aborreceu. Hoje também a iniquidade está reinando em todo lugar.

Vimos neste carnaval (2020) atos vergonhosos, abomináveis, filhos do diabo, zombando do Filho de Deus, blasfemando do Filho de Deus provocando a ira de Deus. O profeta Isaías deixou escrito para nós: entra povo meu no teu quarto e fecha a tua porta.

É momento irmãos de lançarmos a nossa ansiedade em Cristo e Ele cuidará de nós. É a melhor resposta que possamos dar para esses abomináveis, filhos do diabo que blasfemaram do nome de Deus, que blasfemaram da santidade de Deus, praticando atos vergonhosos.

Agora toda a humanidade está pagando um preço muito caro por provocar a ira de Deus. Chegou o momento de orar em casa vigiando sempre buscando a Deus. Nós somos um povo simples, povo iluminado que possui de Deus uma autoridade extraordinária.

Os hebreus passaram por isso, ficaram trancados em suas casas sendo protegidos pelo sangue do cordeiro pascal (símbolo de Jesus) no umbral da porta. Mas os primogênitos egípcios, que não tinham a proteção do sangue do cordeiro pascal, foram mortos.

Raabe, também colocou um cordão na cor vermelha  em sua porta o espírito destruidor passou e ela foi salva. Irmãos isso quer dizer que nós somos propriedade exclusiva de Deus, com o povo de Deus ninguém mexe, com o povo da Sã Doutrina ninguém  mexe, o inimigo não  mexe conosco se estivermos sob a  proteção de Deus. A nossa casa esta guardada, protegida pelo Espírito Santo da verdade.

Que a graça, a paz de Deus e o amor Jesus Cristo sempre acompanhe os passos de todos.
 

 

Publicações