SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Mistérios da Ressurreição

Últimas Publicações

Mistérios da Ressurreição

08 de Setembro de 2017

Douglas Mateus

duda_mateus@hotmail.com

sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos

Título: Ora, se se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não *há* ressurreição de mortos?

1º aos Coríntios, 15-12.
 
Nesta oportunidade que o senhor me concede, vou falar com os irmãos sobre um tema muito importante, a ressurreição. O que a Bíblia nos fala sobre a ressurreição?
 
Pergunto a todos queridos: vocês sabiam que o homem a mulher foram feito pelo senhor para viverem para sempre? Realmente este era o plano do senhor Deus, mas o próprio homem e sua mulher, por desobedecerem a Deus, perderam esse direito.
 
Gênesis, Capítulo 2, Versículo 16, veja o que disse Deus: E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: De toda árvore do Jardim comeras livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
 
Olha só o que diz o Senhor, no dia em que dela comeres, certamente morrerás,  ou seja se o homem e a mulher não comessem, não morreriam, então o que aconteceu? o espirito invejoso, que é o maligno com certeza viu o plano de Deus em relação aos seres humanos e que a terra iria encher de pessoas adorando o senhor.
 
Através da sua inveja e maldade, o opositor de DEUS atrapalhou o plano do senhor em relação aos seres humanos, vejamos a prova disso quando ele se apresenta diante da Eva usando uma serpente  no livro de Gêneses capitulo 3, versículo 1, a serpente pergunta assim para mulher:
 
É assim que DEUS disse, não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu então a mulher: do fruto da árvore do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse DEUS: não comereis dele nem nele tocareis para que não morrais. No versículo 4,  a serpente responde para mulher: certamente Não morrereis, Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
 
Como eles comeram daquele fruto desobedecendo o nosso Deus, Deus então deu a sentença a ambos. Disse Deus à Adão: no suor do teu rosto comerás o pão, até que te tornes a terra, porque dela foste formado, por quanto és Pó e em pó te tornarás.
 
Adão e Eva não morreram fisicamente naquele momento, mas receberam a sentença de Deus pela desobediência e além de todo o trabalho para o sustento também receberam um limite de duração de vida. Eles viveriam apenas por um período de tempo e perderam o direito de viver eternamente. Em consequência disso, toda humanidade ficou sujeita ao pecado.
 
O senhor Deus ainda deu oportunidade para o homem viver um bom período de tempo, podemos ver que Adão viveu ainda 930 anos, Matusalém viveu 969 anos, sendo que esse foi o homem que mais viveu. Gerede viveu 962, sendo o segundo homem que mais viveu.
 
Como o pecado do homem ainda aumentava, Deus reduziu a idade dos seres humanos para 120 anos e chegou ao ponto de destruir o mundo antigo e conservar os seres humanos através da família de Noé.
 
O senhor Deus como soberano e poderoso em tudo anuncia uma nova oportunidade de vida para as pessoas, e o seu plano era levar o espírito do homem ao seu aposento ao reino do céu, porque após o pecado o homem recebeu a sentença de morte, e quando morria fisicamente, seu espírito permanecia no repouso do sono, por isso o apregoador disse em Eclesiastes, Capítulo 3, versículo 20:  Todos vão para um lugar, todos São Pó, e todos ao Pó tornarão.
 
Era realmente o que acontecia naqueles tempos porque ainda não havia ressurreição, mas eles aguardavam o momento de se abrir a ressurreição, como ele mesmo profetizou no Capítulo 2 de Eclesiastes dizendo assim:  lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade. Com certeza ele começou a profetizar e falar sobre o Futuro  no Versículo 7, Ele fala assim: e o pó volte a terra como era e o espírito volte a Deus que o deu.
 
Mas sabemos que isso era para o futuro,  pois o espírito ainda não subia para Deus quando o homem morria. No Versículo 13, e no Versículo 14, Ele afirma dizendo assim: De tudo que se tem ouvido a suma é, teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem, porque Deus há de trazer de juízo todas as coisas, até as que estão escondidas quer sejam boas quer sejam más.
 
Dá para entendermos que ele sabia que precisariam obedecer a Deus, pois no futuro Deus iria julgar cada um segundo o que havia praticado. No  versículo 7 ele diz: que a carne voltaria ao pó e o espírito para Deus então. Aí nós entendemos que a carne ela se desfaz e o que ficaria para o juízo seria o espírito, correto?
 
Esse momento só chegaria então através de Jesus Cristo. Todos nós sabemos que seria Jesus quem abriria a ressurreição, então profetizou a respeito da morte do Senhor Jesus Cristo o profeta Isaías dizendo no capítulo 26 do seu livro, no Versículo 19 e 21, ele anuncia assim:
 
19 Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.
 
21  Porque eis que o SENHOR sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos.
 
Isaías está profetizando do que iria acontecer quando Jesus ressuscitasse,  e o que aconteceria após a ressurreição de Jesus, Isaías afirmou que a terra não vai encobrir os seus mortos por que a partir daquele momento os espíritos das pessoas não mais ficariam no pó. Como disse o pregador o espírito sobe à DEUS que o deu, e a carne  volta ao Pó de onde veio.
 
O profeta Daniel também profetizou no capítulo 12, Versículo 2, dizendo assim:  
 
2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para desprezo e vergonha eterna.
 
Também profetizou o mesmo profeta no capítulo 12, Versículos 11 12 13, dizendo assim: e desde o tempo em que o contínuo sacrifício foi tirado e posta abominação desoladora, haverá 1290 Dias, bem-aventurados quem espera e chega até 1335 Dias, Tu, porém vai até o fim porque repousarás e estarás na tua sorte no fim dos dias.
 
Se contarmos a partir do momento em que João Batista ungiu o senhor Jesus, que foi o batismo do mestre, até o dia da sua morte, chegamos a três anos e meio, que são 1.290 dias aproximadamente.  Então juntamos os dias que Jesus esteve com seus discípulos depois da Ressurreição até o dia da sua ascensão ao céu, completam-se os 1335 Dias, Amém! que é a profecia que o Anjo disse a Daniel, então nós podemos entender que os tempos do fim, referidos pelo profeta Daniel, se referem a esses dias da missão de Jesus e da conclusão da obra do senhor Jesus Cristo na sua ressurreição.
 
Depois de Daniel, também profetizou o profeta Oséias no capitulo 6, versículos 1 e 2.
1. 
Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.
2. Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele.

Amados, são provas maravilhosas que temos da ressurreição, Oséias nos revelando através de DEUS, que no terceiro dia, Cristo ressuscitaria e junto com ele todos aqueles que dormiam no pó, veja o que Oséias disse: NOS RESSUSCITARÁ!! E VIVEREMOS DIANTE DELE,  porque dormir no pó não é vida e sim morte, mas a morte teve fim na sua ressurreição e a partir dali todos viveriam com Cristo, como o próprio Oséias disse. Graças seja DEUS...


Entrando no novo testamento:

No capitulo 5 do Evangelho de João, diz a Palavra do Senhor...

28. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.

Mateus, 27-53.
53. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos.
 
Lucas, 23–42,43.
42. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino.
43. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
 
1º aos Coríntios,15 -12 ao 23.
Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não ressurreição de mortos?
E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

1º aos Tessalonicenses, Capítulo 4, Versículos 13,14, 15,16,17,18.
13. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17. depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

A explicação dos capítulos acima...

Vejam o que Paulo disse acima, cada um na sua ordem, Cristo primeiramente ressuscitou, depois quem? As primícias, ou seja, os primeiros que foram justos antes Cristo.
 
Junto com eles, os que foram resgatados por Cristo, porque não conheciam a verdade, por isso Cristo foi pregar para os espíritos em prisão, para que eles fossem ressuscitados, todos que morreram antes de Cristo, assim também como o ladrão arrependido que foi crucificado na cruz, ao lado do senhor e morreu primeiro que Cristo e por pouco tempo também dormiu no pó e depois ressuscitou junto com as primícias, e por último nós, os que ficarmos vivos, foi o que Paulo disse, e porque Paulo disse isso?
 
Porque ele ainda não havia morrido, porque depois que ele morresse, ele também ressuscitaria, no mesmo momento.
 
As escrituras nos ensinam que a ressurreição foi aberta e em nenhum momento nos diz que foi fechada. Ou seja, a partir do momento que Cristo chamou “as primícias”, ou seja, os primeiros à ressurreição, as portas da ressurreição ficaram abertas.

1º Aos Coríntios, 15-51,58.
51. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,
52. num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
55. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
56. Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
58. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
 
Num momento, num abrir e fechar de olhos, “ante” a última trombeta: porque a trombeta “soará“ e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nos seremos “transformados”. Aí já mostra de não vamos dormir, e sim mudados de um corpo para outro. (de um corpo terrestre para um celeste).
 
Aos Hebreus, 9-27.
 27. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo,
 
1º aos Corintios, 15-12.
 12. Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?.
Diz assim: Ora, se se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não *há* ressurreição de mortos? Eu deixei em negrito, para todos os irmãos verem, que Paulo estava falando que existe naquele momento a ressurreição dos mortos. Pois Cristo já havia morrido e ressuscitado.
 
Esse , significa: hoje agora!
 
Temos confirmação também no 25 de Mateus, sobre a ressurreição, leiam o capitulo inteiro ...
 
Jesus mudou por inteiro o destino das pessoas, concedendo oportunidade e acesso ao céu, vejamos em Mateus 27:51, diz assim a palavra do senhor: e eis que o véu do tempo rasgou em dois de alto a baixo tremeu a terra, fenderam-se as pedras, abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de Santos que dormiam foram ressuscitados, era o início da Ressurreição, foi exatamente na Ressurreição do nosso senhor Jesus Cristo que cumpriu-se todo este mistério.
 
Era a profecia do Profeta Daniel se cumprindo. Mas alguém pode perguntar ou comentar que precisamos esperar o grande dia da Ressurreição?
 
A resposta já foi dada quando verificamos a profecia de Oséias, capitulo 6 versículos 1 e 2. 
1. Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.
2. Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
 
Também no Evangelho de João, 6:40 Jesus disse: Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
 
Devido à essa palavra de Jesus, no capítulo 11 do mesmo Evangelho de João, quando da ressurreição de Lázaro, Marta disse ao Senhor: sei que Lázaro há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Então Jesus respondeu dizendo: Eu sou a ressurreição. Portanto o último dia ou o grande dia da ressurreição é o dia da ressurreição de Jesus. Todos os que dormiam no pó antes de Jesus tiveram oportunidade de reviverem a partir desse dia, e todos os que viveram ou vivem depois de Jesus têm oportunidade de ressuscitar pelos fatos ocorridos nesse dia.
 
Agora pergunto, se Jesus abriu a ressurreição, quem que fechou?
 
Se ela não existe, então a mesma está fechada. Quem fechou? Jesus havia aberto a ressurreição e nos dado esse direito...
 
Paulo responde em 1º aos Coríntios, 15-20 dizendo assim: mas agora Cristo Ressuscitou dos mortos e foi feito a Primícia dos que dormem, porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos Mortos veio por um homem, porque assim como todos Morreram ou morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
 
Glória a Deus !...Hebreus Capítulo 13, Versículo 14- porque não temos aqui cidade permanente mas buscamos a futura  
 
No livro de Filipenses Capítulo 3, Versículo 20: Mas a nossa cidade está nos céus de onde também Esperamos o salvador o senhor Jesus Cristo que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso segundo a eficácia do seu poder ...
 
É muito triste quando encontramos pessoas que afirmam que iremos morar aqui, que iremos ficar aqui na terra, ou dizer que vamos ficar dormindo. Tais pessoas ainda não conseguiram entender o plano de DEUS em relação a humanidade, ainda não entenderam em seus corações a respeito da Ressurreição, DEUS quer levar as pessoas para cima, para sua casa e muitos querem ficar aqui embaixo, que tristeza.
 
Vejam a proposta de Deus em 2º aos Coríntios, Capítulo 5, porque sabemos se a nossa casa terrestre deste tabernáculo Se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, Eterna no céu. Podemos ver a clareza desse assunto, nem há necessidade de explicação.
 
Vejam o que aconteceu com o discípulo Estevão lá no 7 de Atos. Deus estava revelando a glória para ele, quando estava naquela situação terrível, olha o que ele disse: eis que Vejo Os Céus Abertos e o filho do homem, que está em pé a mão direita de Deus, glória a Deus. Estevão já estava prestes a receber a sua salvação e Deus estava mostrando para ele a sua recompensa, o reino Celestial, que era a sua vitória.
 
Jesus prometeu isso irmãos, a salvação a todos que obedecer e guardar os seus mandamentos, ele falou em Apocalipse, Capítulo 3, Versículo 21, assim: ao que vencer lhe concederei que é assente comigo no meu trono assim como eu venci e me assentei com meu pai no seu trono, Amém!
 
Então irmãos, aquilo que o diabo fez impedindo que o homem vivesse para sempre, fazendo com que a vida do ser humano tivesse um fim, Deus teve um outro plano e nesse plano, por meio de Jesus Cristo ele nos deu e nos dá uma nova oportunidade para todos escolhermos uma vida, que também não tem fim.
 
Agora te digo uma coisa, o diabo não quer que você, meu irmão e minha irmã, tenham morada no céu; ele não quer que você saiba que existe a ressurreição, sabe por que ele não quer? porque ele não quer que ninguém conheça o reino do céu, ele não quer que as pessoas vão para lá, mas DEUS nos revelou essa grandeza.
 
Jesus disse no 14 de João: na casa de meu pai há muitas moradas, mas onde é a casa do pai? onde Deus mora. Deus mora no céu  e nós sabemos disso...
 
Espero poder ajudar aqueles que buscam a verdade, sabendo que existem muitas instruções na Bíblia sobre a vontade de Deus ao homem... finalizo as mensagens de DEUS, com as palavras da escritura que diz assim:
 
Sem a Bíblia, o homem é incapaz de Guiar-se a si mesmo no caminho da felicidade, a Bíblia é a única opção que contém o caminho para salvação, a história da intervenção de Deus na vida e no desenvolvimento do homem afim de arrancá-lo do caminho trágico para o qual se encaminhara, e recolocá-lo na sublimidade do filho de Deus, para o qual tinha sido destinado desde a sua criação, amém.

 
372