Foto da noticia

As Colunas da Verdade

02 de Fevereiro de 2009
gilmar_aug@yahoo.com.br
Gilmar Augusto Silva 


www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital -  Trabalhos 
  
João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

No texto citado, vemos uma palavra de esperança aos que decidirem se tornar fiéis à sua palavra. Mas se analisarmos mais profundamente esta citação de Jesus, surgirão duas perguntas:   

1- O que é a verdade?
2- A verdade nos libertará exatamente do quê?   

Respondendo à primeira pergunta, a bíblia nos ensina o seguinte sobre a verdade: João 16:13- Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.  O texto de João nos ensina que a verdade é um conjunto de coisas e não apenas uma coisa só, quando ressalta que seremos guiados pelo espírito a toda a verdade. Dentro da bíblia, podemos concluir que a verdade nos é apresentada como sinônimo de 5 coisas diferentes, mas que na realidade se originam da mesma coisa. Estas são as chamadas colunas da verdade, as quais passaremos a apresentar agora.

Primeira Coluna

A primeira coluna da verdade que a bíblia apresenta está citada em Jeremias 10:10-“ Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.  
Como podemos perceber, a bíblia nos ensina que Deus é a verdade. Portanto podemos concluir que o próprio Deus é uma das colunas da verdade. 
 
Segunda Coluna

A segunda coluna da verdade está em João 14:6- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.   
No texto acima, vemos que a bíblia cita Jesus como sendo a verdade. Assim, concluímos que Jesus é a segunda coluna da verdade.  

Terceira Coluna

Vamos conhecer agora a terceira coluna da verdade, que está escrita em I João 5:6- Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.  
Neste texto, fica-nos claro que o Espírito Santo, pelo qual Jesus também se manifestou, é uma das colunas da verdade, quando nos diz que "o Espírito é a verdade".  

Quarta Coluna

A quarta coluna da verdade está mencionada na oração de Jesus pelos seus discípulos, lá no texto de João 17:17-Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.   
Este texto nos deixa claro, pela boca de Jesus Cristo, que a Bíblia, a qual nós consideramos a palavra de Deus, é a verdade.
  
Quinta Coluna  

Finalmente, para conhecermos a quinta coluna da verdade, vamos ao texto de Salmos 119:151, que diz - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.   O salmista nos diz que os Dez Mandamentos da Lei de Deus são a Verdade.  Desta forma, acabamos de conhecer as colunas da verdade. São estas colunas que sustentam a verdade. Agora vamos voltar à primeira pergunta que fizemos no início deste estudo: O que é a verdade? - A verdade é composta destes cinco elementos citados acima, os quais estão intrinsecamente ligados, os quais não podem se separar.

E quanto à segunda pergunta- A verdade nos libertará de quê?

- A verdade nos liberta do engano. Vejamos os próprios exemplos citados neste estudo:  Se negligenciarmos a primeira coluna da verdade , que é Deus – Deus é a verdade- estaremos seguindo a mentira. O mesmo acontece se desprezarmos a segunda, a terceira, a quarta ou a quinta coluna da verdade. Nós estaremos seguindo o engano, aquilo que não é verdade. E aquilo que não é a verdade conduzirá o homem para o enganador, que é o inimigo de Deus.    

Assim, devemos ser guardiões destas colunas, cada um em particular, dentro de nós, para que a verdade possa nos libertar. Que a paz do Senhor Jesus habite com todos!

Suzano, 09 de dezembro de 2006.   

Gilmar Augusto Silva    
       
Atualizado em ( 24-Dec-2009 )

Publicações