Apóstolo Pedro

02 de Agosto de 2016


Escrito por Cristiano Aparecido Santos - Sumaré/SP   
01-Dec-2008
www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos  
                       

                          PEDRO – APÓSTOLO DE JESUS CRISTO 
Em hebraico: Pedra, Rocha. Em aramaico: Cefas. Filho de Jonas, irmão de André e natural de Betsaida. Era pescador no mar da Galiléia, junto com seu irmão André.              
JESUS CONVIDA PEDRO PARA SER APÓSTOLO
Seu irmão André o leva para ver Jesus. Jo 1 v 40 / 41. Provavelmente seria discípulo de João Batista. (João 1v 37 / 42). Quando o Senhor Jesus apareceu e o convidou para o apostolado (ser sua testemunha), Cristo dá o nome de Pedro, ou Cefas, a Simão (para designar firmeza Jo: 1v42). Quando Pedro se mostrava fraco, Jesus dirigia para ele pelo nome original, Simão, antes do nome que significa rocha. Luc: 22v31, Mc 14v37, Jo 1v42 e Jo 21v15                              
CONTADO COM OS DOZE APÓSTOLOS DE JESUS     

Um homem por nome de Jairo pediu para Jesus ir à sua casa para curar sua filha única. No meio do caminho, uma mulher com um fluxo de sangue tocou na veste de Jesus e ficou curada. Ele perguntou quem havia o tocado, porém Pedro e os outros apóstolos enganados disseram que era multidão que lhe apertava. Chegando à casa de Jairo, a ninguém deixou entrar, a não ser Pedro, Tiago e João, que viram a menina ressuscitar. Luc 8 v 40 / 56. Era um dos doze apóstolos. MT 10 v 2. Jesus foi à casa de Pedro e sua sogra estava com febre. Jesus a curou e fez muitos prodígios naquela noite em sua casa. MT 8 v 14 a 17. No outro dia, Jesus foi para Cafarnaum e era já tarde e  Jesus não tinha chegado e os discípulos estavam no meio do mar, e quando a tempestade estava muito forte, vendo Jesus andando por cima das águas, Pedro pediu para ir com ele e Jesus permitiu. MT 14 v 29. Pedro confessa que Jesus é o Cristo, o filho de Deus. MT 16 v 16 / 17 e Jo 6 v 68 / 69. Ele é tentado por Satanás e Jesus reprova a Satanás (que fala na boca de Pedro). Disse o Senhor: Para trás de mim, Satanás, que me serve de escândalo etc. MT 16 v 22 / 23 e Mc 8 v 27 / 33. Pedro, Tiago e João são convidados em particular para assistir a Transfiguração de Jesus com Moisés e Elias. Mt 17 v 1 / 2. Depois, fisga um peixe com uma moeda na boca para pagar o tributo. MT 17 v 24 / 27. É convidado para ir orar com ele no Getsêmani. Mt 26 v 36 / 46. Pelo o impulso, ele cortou a orelha do soldado Malco (não tinha habilidade porque era pescador). Ele nega a Jesus por três vezes com medo da morte (quem dissesse alguma coisa a favor de Jesus era expulso das sinagogas ou até mesmo morto).                                                 
  DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO
 Entra no túmulo de Jesus. Jo 20 v 6. Jesus apareceu para eles depois da ressurreição. Mt 28 v 16 / 20. Jesus passa a obrigação para Pedro dizendo “PEDRO, APASCENTA AS MINHAS OVELHAS” (ASSIM DISSE POR TRÊS VEZES) Jo 21 v 15 / 17. Assistiu a ascensão de Jesus na cidade de Betânia.  Luc 24 v 50 / 51 e Atos 1 v 11.                          
 PEDRO TOMOU APASCENTAÇÃO E FOI COLUNA DA DOUTRINA 
PEDRO toma a palavra, convida-os a orar e aconselha colocar outro no lugar de Judas Iscariotes para ser testemunha.  Atos 1 v 16 / 21                                     
 COMEÇOU A PESCAR ALMAS PARA O SENHOR 
  Prega no dia Pentecoste, falando do Senhor Jesus Cristo e sua missão, e sobre a necessidade do batismo. Atos 2 v 14 / 37. Junto com João, na porta do templo chamado Formosa, curou um coxo de nascença. Atos 3 v 3 / 8.                           
TEVE MUITA DIFICULDADE POR CAUSA DAS PERSEGUIÇÕES 
Ameaçados pelo Sinédrio, por pregar a ressurreição (Jesus). Atos 4 v 17 / 18. Repreende Ananias, por causa da avareza que custou a vida deles. Atos 5 v 3 / 6. Deus fez muitas maravilhas, tanto que o povo colocava os enfermos nas ruas para que, quando a sombra de Pedro passasse, eles fossem curados das enfermidades e os espíritos imundos fossem expulsos. Atos 5 v 15 / 16. Por pregoar a doutrina, foi posto no cárcere por ordem do Sumo Sacerdote (por inveja), mas foi libertado por um anjo do Senhor Jesus. Atos 5 v 19. Sua resposta em defesa da doutrina ao Sinédrio. Atos 5 v 29                
PEDRO E JOÃO FORAM CONFIRMAR OS IRMÃOS RECÉM CONVERTIDOS 
Enviado a Samaria. Atos 8 v 14.  Repreendeu a Simão, o mágico, por sua iniqüidade. Atos 8 v 14 / 24. Cura Enéias, o paralítico, Atos 9 v 34. Ressuscita Dorca, Atos 9 v 40 .      
PEDRO TINHA A CHAVE DO REINO E ABRIU TAMBÉM PARA OS GENTIOS (CRISTIANISMO)  
Pedro foi o primeiro a entrar na casa de um incircunciso (gentio) e falar com ele do Senhor Jesus. Isto, na verdade, foi uma providência de Deus para o povo gentio entrar no cristianismo (ocorreu com Cornélio, sua família e alguns amigos mais íntimos). A notícia chegou aos outros apóstolos, que foram repreender Pedro por isso. Então, ele falou do poder de Deus e que o batismo no Espírito Santo foi derramado também para os gentios. Atos 10 v 28 / 48 e 11 v 15 / 18. Sua defesa em Jerusalém, Atos 11 v 5. Preso por ordem de Herodes no cárcere para ser morto (Atos 12 v 4), mas foi libertado por um anjo do Senhor e foi aos apóstolos que estavam orando na casa de João Marcos a seu favor, Atos 12 v 9. No concilio em Jerusalém, Atos 15 v 7. Sua esposa o acompanhava nas suas viagens. I Co 9 v 5. Era o apostolo da circuncisão, Gl 2 v 8. Foi uma das colunas na igreja primitiva, Gl 2 v 9. Paulo o resiste, Gl 2 v 11.                       
SUA PREOCUPAÇÃO COM A DOUTRINA DE JESUS (SUA FUNÇÃO) 
Toma a frente em apontar um sucessor no lugar de Judas Iscariotes. At 1v 15. Abre as portas aos judeus, no Pentecostes, e aos gentios na casa de Cornélio. At 10 e Mt 16 v 19                   
A SUA EPÍSTOLA ERA UMA PROVA DE AMOR PELOS IRMÃOS   Escreveu duas epístolas: I Pedro, com 5 capítulos e II Pedro, com 3 capítulos.  Foi uma testemunha do Senhor Jesus. Pedro destinou aos eleitos espalhados através do Ponto na Gálacia, na Capadócia, na Ásia e na Bitinia. Ele foi, provavelmente, a todo o corpo de cristão que vivia nesta região. Tanto para judeus, como para gentios, Pedro enviava mensagens espirituais de ânimo, instrução, esperança, experiência e admoestação a toda igreja de Deus que ele conhecia em sua existência.                         
FINAL DE SUA VIDA, PROVAVELMENTE FOI MARTIRIZADO 
Seu martírio predito por Jesus. Jo 21 v 18 / 19. Os escritos antigos testificam que sofreu martírio aproximadamente no tempo em que Paulo nas perseguições de Nero. Origens dizem que Pedro se sentiu indigno de sofrer como seu mestre e, por seu próprio pedido, foi crucificado de cabeça para baixo. PEDRO É ESPECIAL E DIZIA PALAVRAS MUITO IMPORTANTES. NUMA OCASIÃO EM QUEM TODOS ABANDONARAM O MESTRE, PEDRO FOI O PRIMEIRO A DAR APOIO A JESUS QUANDO JESUS PERGUNTOU SE ELES IRIAM ABANDONÁ-LO. DISSE SIMÃO PEDRO: PARA QUEM IREMOS ? TU TENS A PALAVRA DA VIDA ETERNA E NÓS TEMOS CRIDO E CONHECIDO QUE TU ÉS O FILHO DE DEUS. Hoje ele está assentado ao lado de Cristo, lá na glória, como disse o Senhor. Mt 19 v 28, 2 Pd 1 v 13 / 14 / 15: E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertai-vos com admoestação. Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já nos tem revelado. Mas também eu procurarei, em toda a ocasião, que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.                                        
                                  
A Paz de Deus seja com todos.
                                          CRISTIANO APARECIDO DOS SANTOS SILVA                                                           Sumaré / SP
Atualizado em ( 02-Mar-2009 )
 

Publicações