Foto da noticia

A Bíblia Sagrada

02 de Agosto de 2016


Escrito por Reunião de Jovens de Rio Claro - SP   
09-Aug-2009
www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos 
 Elaborado por: Lenilci, Anderson, Beatriz, Meirielles, Larissa, Ellen, Vani, Marili e Paulo Roberto Apolinário

Introdução... Não basta saber sobre Deus, é preciso conhece-lo de fato. Por isso é necessário que todo crente conheça os mandamentos, os preceitos, as vontades, e a finalidade de nosso Senhor Deus. Para conhecer nosso Senhor e seus propósitos lemos a bíblia e tentamos entender o que nela há.
 
Conteúdo por muitos desconhecido e incompreendido, pois muitos desconhecem o valor e a importância de tal livro. A bíblia é a revelação de Deus no seu trato com a humanidade. Seu autor é próprio Deus. Seu real interprete é o Espirito Santo. Seu assunto central é o Senhor Jesus! Crer nisso é de capital importância para o estudo da Bíblia.

*PARA VOCÊ MELHOR ENTENDER A BÍBLIA
 
1. Crer sem duvidar, no que ela ensina. A duvida é um empecilho à compreensão das Escrituras. (Lucas 24:21-25)
- E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel;mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.- É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;- E, não achando seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.- E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, porém a ele não o viram.- E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
 
2. Ler com prazer e com fome de aprender sobre Deus. (Provérbios 2:3-5)- E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,- Se como a praia a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,- Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus
 
3. Ter crescimento espiritual, "criancinhas só podem comer coisas leves", é pelo crescimento que ingressamos no mundo dos adultos. Nossa compreensão depende do nosso crescimento espiritual, da nossa intimidade com o Senhor. (Marcos04:33)- Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear; 
 
4. Ser humilde, o Senhor revela a estes os seus segredos. (Mateus11:25)- Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 
 
5. Estar disposto a obedecer a vontade revelada. (Provérbios 02:01-05)- Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,- Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,- Se como a prata buscares e como tesouros escondidos a procurares,- Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
 
6. Ser cheio do Espirito Santo, evite o fanatismo, mas também o muito formal ( que é o esfriamento da Palavra).(1 Corintios 12:28)- E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, governos, variedades de línguas
 
7. Participar onde o Senhor colocou alguém pra ensinar. A uns Deus manda pregar, a outros ensinar. O evangelho não é só "Ide e pregai", porém, também significa aos irmãos "Ide e ensinai". (Marcos 16:15)- E disse lhes: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
CONHECENDO A HISTÓRIA DA BIBLIA A palavra Bíblia é de origem grega e significa livros, embora tenhamos a Bíblia na conta de um livro só, na realidade ela é uma biblioteca, pois é constituída por uma porção de livros menores.
A linguagem original da Bíblia na verdade foram duas principais, hebraico para  o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento.Na Bíblia existem 66 livros (39 no Antigo Testamento e 27 no Novo). Nesses 66 livros existem 1189 capítulos (928 no Antigo e 260 no Nove Testamento). Os  66 Livros “Não” estão em ordem cronológica, por tanto, um livro pode pular a época de outro e vice-versa. Existem 31.173 versículos (23.214 no Antigo e 7.959 no Novo Testamento).
Os 39 Livros do Antigo Testamento estão divididos em quatro partes: Lei, História, Poesia e Profecia.-        Lei: 5 Livros (Gênesis a Deuteronômio), também chamados Pentateuco.-         História: 12 Livros (de Josué a Ester), com a história do Povo Escolhido.-         Poesias: 5 Livros, de Jó a Cantares de Salomão.-         Profecias: 17 Livros, subdivididos em Profetas “maiores e menores”.
Nos 27 Livros do Novo Testamento, também 4 partes: Biografia, História, Doutrina e Profecia (outras).-        Biografia: 04 Livros (Mateus a João), descrevem a vida terrena de JESUS.-         História: 01 Livro (Atos), história da Igreja Primitiva, e seu viver e agir.-         Doutrina: 21 Livros (Romanos a Judas), cartas às Igrejas e/ou indivíduos.-         Profecia: 01 Livro (Apocalipse), significa revelação. 
FATOS E CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA 
·          O maior capítulo: Salmo 119; o menor: Salmo 117
·          O maior Livro: Salmos; o menor: joão·
            O maior versículo: Ester 08:09; o menor Êxodo 20:13 (menos na chamada Tradução Brasileira).
·          O livro de Ester e Cantares de Salomão não contém a palavra DEUS, o nome não aparece mas DEUS está bem presente pelas suas obras em ambos os Livros.
·          Há na Bíblia 8.000 vezes a palavra “Senhor”.
·          O Capítulo 19 de 2 Reis é idêntico ao 37 de Isaías.
·          O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondendo aos 66 Livros. A primeira seção tem 39 capítulos correspondendo à mensagem do AT. A segunda seção tem 27 livros, tratando de conforto, promessa e salvação, correspondendo à mensagem do NT. O NT termina mencionando o novo céu e a nova terra. O mesmo ocorre no término de Isaías, 66.22. O próprio nome Isaías tem semelhança com o de Jesus, no significado. Isaías quer dizer Salvação de Jeová, e Jesus:Jeová é Salvação.

- A frase "não temas", ocorre 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

- A Bíblia completa pode ser lida em 70 horas e 40 minutos, na cadência de leitura de púlpito. O AT leva 52 horas e 20 minutos. O NT, 18 horas e 20 minutos.

- Qual é o capítulo mais curto da Bíblia?
É o Salmo 117.

- Qual o capítulo mais comprido da Bíblia?
É o Salmo 119 

- Qual o capítulo que está no centro da Bíblia?
É o Salmo 118.

* Há 594 capítulos antes do Salmo

* Há 594 capítulos depois do Salmo 118.

* Se somar estes dois números totalizam 1188.

* Qual é o versículo que está no centro da Bíblia?
É o Salmo 118:8. ·              "É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem". (Salmos 118:8). 

Irmãos o primeiro livro impresso no mundo foi a Bíblia, isto ocorreu em 1452, na Alemanha. Levou mais de 1500 anos para ser totalmente escrita, incluindo o período inter-bíblico (o qual não houve profetas) entre Malaquias e Mateus. 

Foram seus escritores cerca de 40, das mais vaiadas classes (escribas, sacerdotes,profetas...enfim).Já foi traduzida para 1.750 linguás, e faltam mais de 1.500 ainda. A Bíblia Romana tem 7 “livros” a mais que a Evangélica. Estes são chamados de “apócrifos”, que significa não genuíno ou espúrio, não são inspirados por DEUS. Seus nomes são: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, seguido de Eclesiástico, Baruque, 1º Macabeus e por último 2º Macabeus.
Irmãos devemos observar que a Bíblia não contém erros ou contradições, o que há é dificuldade de tradução, má compreensão, incapacidade humana e falta de empenho.No inicio do nosso trabalho nós citamos algumas coisas que ser torna mais fácil o entendimento da Sagrada Escritura, agora diante de tantos fatos e curiosidades irmãos, eu vos pergunto: 
QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE LER A BÍBLIA ?
Para todos que são convertidos na Sã Doutrina, existem inúmeras leis que devem ser seguidas e cada dia mais aperfeiçoadas. Para que desta forma possamos adquirir o digno direito de sermos chamados filhos de Deus. Estas leis, suas normas, tudo está no evangelho e este é o único dicionário que nos da a tradução completa da nossa vida espiritual.
Começamos a sentir então a grande importância de se ler a Bíblia. Para alguns indoutos falar de Deus é bobagem, mas se lessem a Bíblia, talvez pensariam diferente, pois logo no inicio da Bíblia Deus disse: Façamos o homem a nossa imagem, e a nossa semelhança. Para todos nós que cultivamos a nossa fé e com os olhos do entendimento procuramos ver o poder de Deus, já é o suficiente para termos em nosso pensamento a imagem de Deus.
Ao lermos a Bíblia, encontramos acontecimentos, fatos, histórias que aconteceram com nossos antepassados. Homens que também creram em Deus e de alguma forma se esforçaram em fazer sua vontade, mas por vezes erraram por não terem exemplos de outras pessoas, só pela fé que podiam buscar a Deus. Hoje para nossa sorte temos esses exemplos que nos servem de uma escada sólida, para alcançarmos a plenitude espiritual de nossos dias.
Também encontramos nas escrituras a  seguinte mensagem: Examinai as escrituras, porque nela se contém a vida eterna. Para todos que amam a verdade, a vida eterna é um presente de Deus. Mas para consegui-lo é preciso alguns sacrifícios e encontramos força e coragem para sacrificar a nossa vida material ao lermos o evangelho e meditarmos sobre tuas mensagens.
Nos momentos de angustia e tristeza, encontramos nas palavras do evangelho um argumento puro para lavarmos a ferida do espirito, nos tirando de um mar de angustia.Para cada pensamento negativo nosso Deus tem uma resposta positiva e podemos encontra-las nas sagradas escrituras. 
Você diz: “Isso é impossível”.Deus diz: “Tudo é possível”. (Lucas 18:17)
Você diz: “Eu estou cansado”.Deus diz: “Eu te darei o repouso”. (Mateus11:29)
Você diz: “Ninguém me ama de verdade”.Deus diz: “Eu te amo” (João 3:16 e João13:34)
Você diz: “Eu não tenho condições”.Deus diz: “Minha graça é suficiente” (2º Corintios 12:9)
Você diz: “Não vejo saida”.Deus diz: “Eu guiarei teus passos”. (Provérbios 3.5-6)
Você diz: “Eu não posso fazer”.Deus diz: “Tu podes fazer tudo”. (Filipenses 4:13)
Você Diz: “Estou angustiado”.Deus diz: “Eu te livrarei da angustia”. (Isaías 41:13)
Você diz: “Não vale a pena”.Deus diz: “Tudo vale a pena, não temas”. (Mateus10:31)
Você diz: “Eu não mereço perdão”.Deus diz: “Eu te perdôo”. (Marcos 2:5)
Você diz: “Não vou conseguir”.Deus diz: “Eu suprirei todas as suas necessidades”. (Filipenses 4:19) 
Você diz: “Estou com medo”.Deus diz: “Eu não te dei um espirito de medo”. (2º Timóteo 1:7)
Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado”.Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações”. (Mateus 11:28)
Você diz: “Eu não tenho talento suficiente”.Deus diz: “Eu te dou sabedoria”. (1º Corintios 1:30)
Você diz: “Eu não tenho fé”.Deus diz: “ Eu dei a cada um uma medida de fé”. (Romanos12:3)
Você diz: “ Eu me sinto só e desamparado”.Deus diz: “Eu nunca te deixarei nem te desampararei”. (Hebreus 13:5). 
Irmãos diante de tantos pontos importantes e tantas palavras de conforto encontradas num mesmo livro tentaremos descrever de alguma forma o que é este livro. 
O QUE É BÍBLIA... ... A Bíblia é uma carta muito especial de Deus para nós. Nela Deus fornece informações sobre si mesmo e sobre cada um de nós. Explica definitivamente quem somos, de onde viemos e para onde vamos. A Bíblia contém não só uma mais diversas finalidades. Podemos dizer que uma das finalidades da Bíblia é a salvação dos homens. Podemos observar isso num texto muito conhecido que nos fala da seguinte forma:
A Bíblia contem a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores, e a felicidade dos crentes.
Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeira e suas decisões imutáveis. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para suste-lo e consolo para anima-lo.
É o mapa do viajor, o cajado do peregrino, bussola do piloto, a espada do soldado e o mapa do cristão. Por ela o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas.Cristo é o seu grande tema, nosso bem o seu intento, e a glória de Deus a sua finalidade.
Deve encher a mente, governar o coração e guiar os pés. Leia lenta  frequentemente e em oração. É uma mina de riqueza, um paraíso de gloria e um rio de prazer. É lhe dada em vida, sera aberta no dia do julgamento e lembrada para sempre.
Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensará o mais árduo labor e condenara todos quantos menosprezaram seu sagrado conteúdo. 
Bom irmãos com essa clara definição que acabamos de ouvir, partiremos para o encerramento do nosso pequeno trabalho, que teve em seu intuito não ensinar, mais sim compartilhar um pouquinho com os irmãos os ensinamentos contidos nas sagradas escrituras.
Se fossemos aprofundar mais em assuntos específicos, com certeza teríamos temas pra muitos trabalhos e reuniões. Mais hoje foi este pequeno trecho que nos coube estar passando aos irmãos. Pedimos perdão pelas falhas, pois muito mais que ensinar nós temos a aprender.
E agora irmãos finalizando deixamos aqui uma pequena reflexão, sobre a importância que depositamos na bíblia em nossa vida. Seu título é: 
A BÍBLIA E O CELULAR 
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? 

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? 
E se déssemos umas olhadas nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório... ?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? 
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente às crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?

Mais uma coisa: 
Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. 
E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
 
Atualizado em ( 13-Jan-2012 )

Publicações