Foto da noticia

Adeus a Todos

18 de Julho de 2016


Escrito por Isaque Galdino - igaldino@gmail.com
12-Oct-2008
sadoutrina.org - Biblioteca Digital -  Crônicas 
 
Bom, como eu sou um defensor da palavra 'adeus' visto que é nosso cumprimento tradicional, não poderia deixar de comentar a respeito dela.
 
Em relação a nossa saudação que é a palavra 'adeus', estudando a história ou origem da palavra adeus (etimologia), verificamos que ela vem da junção de 'a' com 'Deus', formada a partir de frases como: 'entrego-te a Deus'; 'encomendo-te a Deus', usadas em situações de despedida, segundo o dicionário Houaiss.
 
O dicionário Aurélio explica que adeus emprega-se como cumprimento, em sinal de despedida, e significa 'Deus o acompanhe'. É também um sinal de saudação. Segundo o dicionário Houaiss, é uma fórmula de despedida com que se pede a proteção de Deus para quem fica ou parte e que significa 'Deus fique contigo', 'Deus vá contigo'. Em qualquer desses significados, entende-se que Deus esteja com a pessoa.
 
Alguns irmãos ainda podem questionar que há uma diferença entre 'Deus esteja contigo' e 'a Paz esteja contigo'. Na realidade é só uma questão de interpretação, uma vez que a pessoa esteja com Deus, a Sua paz também estará com ela, portanto não há a necessidade de complemento, visto que o nosso Deus é um Deus de paz (Rm. 15:33, I Co. 14:33).
 
Para finalizar, alguns irmãos podem perguntar como é que 'adeus' pode ser utilizado para cumprimento de chegada, já que ela é usada atualmente como cumprimento de despedida. A nossa língua portuguesa veio se modificando conforme o tempo foi passando. 'Adeus' antigamente também era utilizada aqui no Brasil como saudação de chegada e não apenas como saudação de despedida e segundo o dicionário Houaiss essa palavra ainda é frequentemente utilizada como saudação chegada em Portugal.

Respeito os irmãos que usam a grafia “Há Deus”, mas pelas razões que citei anteriormente creio que é mais adequado utilizarmos a grafia 'adeus' e seu uso, além de tradicional, é legítimo na nossa doutrina.
 
Adeus a todos.
Isaque Galdino - 25/03/2008. 
           
Atualizado em ( 07-Aug-2011 )