SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Espaço Jovem Espaço Jovem Fundação da Reunião de Jovens

Espaço Jovem

Fundação da Reunião de Jovens

21 de Novembro de 2020

Valdenir Alves Ferreira

vferreiracps@gmail.com

sadoutrina.org - Espaço Jovem

Nos últimos anos, muitos de nós nos empenhamos em pesquisar fatos históricos sobre a Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia.

Alguns resultados obtidos possuem registros históricos e outros são frutos do relato oral daqueles irmãos que os vivenciaram.

No caso da Reunião de Jovens, fundada pelo irmão Joaquim Néris Pereira em Umuarama/PR, os irmãos Moizés Pacheco e Luiz Garcia produziram o mais importante relato sobre a história da mesma.

Entretanto a data exata de sua fundação foi obtida por relatos orais, pois não houve um registro em ata ou outro formato que pudesse apontar com exatidão a data correta. E estes relatos orais apontavam que sua fundação ocorrera em 26/09/1976, mas os mesmos faziam menção a uma placa de inauguração confeccionada pelo saudoso irmão Isaías Eduvirgem.

Recentemente localizamos uma foto da mesma no acervo pessoal do irmão Agostinho Francisco dos Santos. Verificamos que a data correta é 16/05/1976.

Umuarama, Iniciou-se em 16 de Maio de 1976, Reunião aos Domingos as 8hs (20h00).

A partir dessa descoberta, as publicações do site e as versões digitais dos livros publicados pela Org foram corrigidas.

As versões dos livros que foram impressas não tem como corrigir, mas o erro de aproximadamente 4 meses na data não diminui a importância histórica do fato, aliás aumenta, pois ocorreu 4 meses antes, ou seja, a Reunião de Jovens tem mais tempo de história do que nós sabíamos.

Mais tarde surgiram outras reuniões (crianças, moças, mulheres, casais) com os mesmos objetivos: ensinar os fundamentos espirituais para os irmãos da Sã Doutrina.

Contra fatos não há argumentos, ou melhor, contra fotos (não editadas) não há argumentos.

Confira agora a narrativa sobre a Fundação da Reunião de Jovens feita por Joaquim Néris Pereira:

Conforme foi crescendo a comunidade da Sã Doutrina em Umuarama, estado do Paraná, a mocidade começou a se envolver muito com praças e escolas e não ligavam para a igreja.

Um dia, no ano de 1976, eu convidei o Benedito Gimenez, o Faustino, o Francisco Modesto, dentre outros, para conversar sobre o destino da mocidade. Disse eu: estamos na cidade, muitas vaidades existem, os jovens vão às praças assistir televisão, nos cinemas. Precisamos pensar em como segurar na doutrina a mocidade. Sugeri então que tínhamos a opção de no sábado à tarde fazer estudo bíblico com a mocidade e no domingo à noite, ao invés do Culto Espiritual, fazer reunião com os jovens. Os jovens trazem o que estudaram para discutir na reunião e estudar. Domingo era o dia em que mais nos preocupávamos com a mocidade.

Os irmãos concordaram e chamamos todos os jovens para o próximo domingo, às 8 da noite. Neste dia, com grande emoção, levantei e expliquei para a juventude que a partir daquele domingo haveria estudo específico para a mocidade sobre a doutrina e a Bíblia, para eles aprenderem histórias bíblicas.

Os jovens vieram. Eles não sabiam quase nada da Bíblia, perguntavam até se Mateus ficava no velho ou no novo testamento. Ninguém se preocupava em ler a Bíblia, nem jovens e nem velhos; iam mais pela tradição.

A partir daí todos passaram a ler mais a Bíblia. Na reunião eu incentivava os jovens a ler, explicar e entender. Eles tinham dificuldades para interpretar, pois não estavam acostumados com a leitura bíblica. A igreja passou a ficar lotada nos domingos à noite; vinha a mocidade com os pais juntos. Houve incentivo e os jovens se animaram.

Tiveram ideias resistentes por parte de alguns irmãos, entretanto eu e os companheiros não usávamos arrogância para responder. Dentro da Bíblia, com humildade, fomos convencendo as pessoas sobre as reuniões e sua importância. Também teve muito apoio dos irmãos de Umuarama. Então à reunião foi crescendo para outras cidades. O Jovem Isaías Eduvirgem fez uma plaqueta de madeira, com os dizeres Umuarama, Iniciou-se em 16 de Maio de 1976, Reunião aos Domingos as 8hs (20h00).

Nascia ali a Reunião da Mocidade na Sã Doutrina, popularizada com o nome de Reunião de Jovens. Em 1980 a Reunião de Jovens foi implantada em Campinas e nos anos seguintes foi implantada na Grande São Paulo, em Rio Claro, Sumaré, expandindo-se por todo o Brasil.

A partir da Reunião de Jovens também foram criadas as Reuniões de Crianças e Mulheres.

Com a expansão da Reunião de Jovens e a implantação em várias cidades e estados brasileiros, criou-se o Encontro Nacional
 

Na imagem da Fundação da Reunião de Jovens, temos os seguintes irmãos(ãs): Idalice Hidalgo, Ely Nunes, Madalena Gimenez e Joaquim Néris Pereira.
414