SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia - O Nome

Últimas Publicações

Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia - O Nome

02 de Agosto de 2016

Escrito por Firmino Alves Neto - Ribeirão Preto - SP   
11-Aug-2011
www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos
 - firminoalves@uol.com.br

Quando nos perguntarem  qual é o nome da nossa Igreja, é muito importante que digamos o nome correto da doutrina e ensinamentos que seguimos.
Antigamente ouvíamos alguns irmãos dizer que eram CRENTES ISRAELITAS. É uma linda denominação, pois os ISRAELITAS são o Descendentes de  Israel,  isto é, de JACÓ, e o SENHOR DEUS afirma categoricamente que ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. “Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.”
Mas aqui, estudaremos o nome da SÃ DOUTRINA ESPITIRUAL DO SÉTIMO DIA.
Analisaremos cada palavra individualmente para notarmos como o poder de Deus se manifesta até mesmo nos nomes das coisas existentes.
 
1 - SÃSÃ é um adjetivo, ou seja, é uma palavra que modifica o substantivo, indicando qualidade. É o feminino de SÃO, que significa santo. Pesquisando no dicionário  encontramos vários significados para a palavra SÃO. Eis alguns: QUE TEM SAÚDE; SADIO; PURO. IMACULADO; FRANCO; VERDADEIRO; SINCERO; ESTADO PERFEITO; DIZ-SE DO FRUTO NÃO APODRECIDO.
Irmãos, vejam bem que,  da mesma maneira que o nome da nossa doutrina começa com aquilo que éSADIO, PURO, FRANCO e VERDADEIRO assim também deve ser nosso proceder. O crente, primeiramente, antes de qualquer coisa, tem que ter um proceder verdadeiro e sincero. A pureza, necessariamente, deve fazer parte do pensamento e das atitudes do crente. Se é que ele almeja ser realmente um seguidor da SÃ DOUTRINA.

2 – DOUTRINA
Doutrina é um substantivo feminino que significa CONJUNTO DE PRINCÍPIOS QUE SERVEM DE BASE A UM SISTEMA RELIGOSO.
Doutrina também significa DISCIPLINA.
Vejam bem que a qualidade de nossa DOUTRINA, ou seja, de nossos princípios, é a palavra SÃ. Já percebemos aqui a profundidade do nome de nossa religião, uma vez que, o próprio nome já afirma que nossa BASE deve ser SANTA, PURA.
Meus irmãos, base é aquilo que dá sustentação. É o alicerce.
Quando construímos uma casa, temos de fazer um alicerce forte  para que, vindo os temporais, a casa permaneça sempre firme.
E o conjunto de princípios que servem de base ao nosso sistema religioso é muito simples. Deus, na sua infinita sabedoria e bondade, deixou apenas 10 princípios para seguirmos.
São os dez mandamentos do 20 de Êxodo.
Porém, vindo Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, consolidou  os mandamentos do PAI em apenas dois. Lemos  no Evangelho que quando um Doutor da Lei “...interrogou-o, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Dois princípios meus irmãos!!.
Apenas dois princípios para alicerçarmos nossa casa na ROCHA.
Porém, faz-se necessário prestar atenção nas palavras de  JESUS CRISTO: “Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.”
Jesus afirma enfaticamente que é necessário ouvir....E PRATICAR!!!!!!
Sem praticar a palavra  não se pode estar alicerçado, não se pode ser SADIO, PURO, FRANCO e VERDADEIRO. Sem praticar a palavra é  inútil estar na SÃ DOUTRINA.
Diz o 12 de Eclesiastes: “De tudo o que tem ouvido a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é dever de todo homem.”

3 – ESPIRITUAL 

Assim como no Céu existem 03 espadadas que levantam, sendo a primeira o PAI,  a segunda o FILHO e a terceira, O ESPIRÍTO SANTO, também no nome da nossa doutrina, a terceira palavra fala do espírito.
Porque espiritual?
Voltemos ao item 1 de nosso estudo,  e ali encontraremos que um dos significados da palavra Sã é:FRUTO NÃO APODRECIDO.
Meus irmãos os frutos não apodrecido são aqueles  frutos (obras)  nascidos do espírito porque os frutos da carne, ou seja, as obras da carne, são frutos apodrecidos.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade; bondade, fidelidade; mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
Estes são os frutos do espírito.
Estas são as obras que o verdadeiro crente tem de praticar.
Note-se que o primeiro fruto mencionado é o amor. E nos dois grandes mandamentos ditos por JESUS CRISTO, ambos começam com o AMOR. Isto porque o próprio DEUS É O AMOR.
Também notamos que contra as obras do Espírito não há lei. Por isso, vivemos na época da Liberdade, na época da Graça. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
 Não estamos mais presos ao jugo pesado que havia anteriormente. Porém, devemos estar atento ao que diz a Escritura no Livro de Tiago: “...aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar.”
Essa é a verdadeira liberdade cristã. Praticar as obras do Espírito e  viver sobre a Graça do SENHOR JESUS CRISTO.
Em contrapartida “...as obras da carne são: prostituição, impureza, porfias, ciúmes, iras, dircórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”
Os que praticam as obras de carne, não serão dignos de entrar no reino do céu. Eles ficarão de fora. “Ali haverá choro e ranger de dentes”
Mas os que praticam a obra do espírito ouvirão o SENHOR JESUS dizer: “Vinde benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”
 
4 – DO SÉTIMO DIA
 
Em seis dias Deus criou o céu e a terra e tudo que no mundo  habita e “...havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”
Nós adoramos ao Deus Vivo que criou os Céus e a Terra. Um Deus que enviou seu filho unigênito ao mundo. E, JESUS CRISTO, filho de DEUS, veio ao mundo em carne, para morrer morte de cruz. E após três dias, ressuscitou dentre os mortos, e abriu a ressurreição, para que todos aqueles que Nele crescem tivesse vida, e vida em abundância.
Esse mesmo Deus que adoramos  criou o Sábado e o instituiu como símbolo perpétuo entre Ele e seus filhos. “Pelo que os filhos de Israel guardarão o Sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre.”
Esse mesmo Sábado, representa o Descanso Eterno que está preparado aos que fazem a vontade doSENHOR JESUS CRISTO.
O Descanso Eterno, a Morada Eterna junto com JESUS CRISTO é o verdadeiro Sábado onde:
todos aqueles que são santos (SÃ), que tem como base de sua construção a ROCHA que é NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO (Doutrina)  e que praticam as obras do Espírito (Espiritual) poderão repousar seguros (Sétimo Dia).
“Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou das suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, para entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.”
 
RESUMO
Como suma de nosso estudo, podemos exemplificar da seguinte forma o que significa o nome SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA:
 
SÃ:
é necessário procurarmos santidade em todas as  nossas atitudes cotidianas. “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
 
DOUTRINA:
Precisamos estar embasados na Rocha e guardar os mandamentos. “O meu mandamento é este: que ameis uns aos outros como eu vos amei.”
 
ESPIRITUAL:
Precisamos produzir o Fruto do Espírito e não os da carne: “E os que são de CRISTO JESUS crucificaram a carne, com suas paixões e concupiscência.”
 
DO SÉTIMO DIA:
Fazendo isso, seremos dignos de adentrar no Descanso Celestial. “Bem aventurados aqueles que lavam suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assistam o direito à arvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.”
 
Meus irmãos, há algo que também não podemos deixar de mencionar:
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus...”
Que o SENHOR JESUS nos conceda a sua misericórdia e benevolência e que todos nós sejamos dignos de ser chamados Filhos de Deus. E que no Grande Dia possamos herdar  a morada eterna na NOVA JERUSALÉM. Em nome de JESUS CRISTO. Amém.
 
“Porque este é o amor de DEUS: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê ser JESUS o FILHO DE DEUS?” I João 5:3-5

Ribeirão Preto SP, março de 2003 

Atualizado em ( 11-Aug-2011 )
493