SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos PPGH 07 - Onesífero

Últimas Publicações

PPGH 07 - Onesífero

13 de Março de 2016

Elias e Firmino    

sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos
 
Firmino Alves Neto - firminoalves@uol.com.br
Elias Vicente de Oliveira - eliasvicentedeoliveira@hotmail.com
 
PEQUENAS PERSONAGENS - GRANDES HISTÓRIAS
 PPGH 07 - Onesífero - O Anapsycho do Prisioneiro

Mais de 700 mil palavras!
 Entre divergências e excesso de tempo para contar habita um número. De que a Bíblia contém mais de 700 mil palavras. No meio de tantas palavras, um homem teve reservada à ele uma palavra exclusiva.

 
  Traduzida para o português essa palavra apresenta suas vertentes: Consolou, confortou, animou, recreou...
 Na Almeida Revista e Corrigida está assim: “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesífero, porque muitas vezes me recreou...”
A respeito de RECREOU, a Bíblia PALAVRA CHAVE, em seu dicionário,  diz que no original grego, a palavra traduzida é mencionada como “...ANAPSYCHO: De “Ana”, que significa novamente, e psyco, que é respirar, refrescar. Voltar a puxar o fôlego, respirar, isto é, reviver, refrescar-se. Em o Novo Testamento, refrescar, recriar. Ocorrência única em 2.Timóteo 1.16”

Paulo, o prisioneiro de Cristo devia estar extremamente angustiado.  Sedento de companhia, eis que,  como um copo de água pura e cristalina, surge Onesífero!!!
 
Em sua oração, Paulo diz a respeito de  Onesífero:
1 – Muitas vezes me recreou;
2 – Não se envergonhou das minhas cadeias;
3 – Com muito cuidado me procurou
4 – Me achou.
 
O nome Onesífero significa PORTADOR DE VANTAGEM.
Obteremos vantagem incalculável se aplicarmos as iniciativas de Onesífero ao nosso cotidiano de fé:
 
1 – Muitas vezes me recreou: Aos prisioneiros da fraqueza espiritual, devemos estender as mãos para que eles possam “voltar a puxar o fôlego” que Deus assoprou em suas narinas;
 
2 – Não se envergonhou das minhas cadeias: Neste mundo devemos crucificar nossas paixões na cruz e nos prendermos às cadeias dos mandamentos. Sem jamais nos envergonhar dessas coisas como disse Jesus em Lc 9.26;
 
3 – Com muito cuidado me procurou: Imaginem a busca!!. Pelas vielas de Roma lá ia Onesífero em sua busca incansável por Paulo. Tomando cuidado com tudo e com todos. Assim tem que ser a nossa busca pela Vida Eterna;
 
4 – Me achou: E Então o prêmio!!! Os olhos de Onesífero avistaram Paulo. Alegria!!! O objetivo foi alcançado!!! Nós já achamos Jesus, que é o Caminho a Verdade e a Vida. Nós já achamos a Sã Doutrina. Nossos olhos espirituais já podem contemplar o brilho da Nova Jerusalém, o nosso Premio!!!!
 
Em meio a milhares de palavras, a Escritura reservou a Onesífero, o Portador de Vantagem, uma palavra exclusiva. Aos imitadores de Paulo e de Onesífero também está reservada uma palavra exclusiva. E na nossa língua:
SALVAÇÃO!!!!
 
Ribeirão Preto, fevereiro de 2016.
ELIAS VICENTE DE OLIVIERA
FIRMINO ALVES NETO

84