SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos O Namoro Cristão

Últimas Publicações

O Namoro Cristão

Escrito por Reunião de Jovens - Min.Jd. S. Cristóvão   
30-Mar-2008
www.sadoutrina.org – Biblioteca Digital - trabalhos

Este trabalho foi elaborado por Edina Macedo, Eliana Lucas, Ananias Silva e Silvano Silva para o VII Encontro Nacional de Jovens da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia sediado por Campinas na Estância Árvore da Vida em 1.999.

Formato texto
1- O NAMORO CRISTÃO
 
1.1- Definições
 
Nos dias atuais, o período que antecede o casamento é conhecido como Namoro. Entende-se que é a fase necessária para que um rapaz e uma moça se conheçam, se aproximem, tenham um relacionamento afetivo baseado na norma bíblica e, finalmente, venham a se casar. Ao longo dos anos, o namoro das pessoas que vivem no mundo evoluiu de forma vulgar, sendo que hoje as pessoas do mundo nem se dão ao trabalho de casar.
É correto o jovem cristão estar enquadrado dentro dessa evolução? Não.
As violentas paixões de algumas garotas de treze, quatorze ou quinze anos e de rapazes recém-saídos dos dezesseis, geram uma interrogação: "Tem amor no meio ou é só passa tempo?" Pelo comportamento de ambos é possível saber se é um relacionamento sério ou mera ilusão.
Há casos de namoros verdadeiros que acontecem cedo, mas os caminhos da vida ensinam que é preciso muito cuidado para não confundir encucação de adolescente, gamação, ilusão e paixonite.
O compromisso entre os namorados pode se dar de duas formas: Namorar e Namoricar, que não devem ser confundidas pelos cristãos.
 
Namorar: Procurar inspirar amor a alguém, apaixonar-se, manter compromisso duradouro.
Namoricar: Namorar levianamente (Ficar).
Qual dessas duas definições o cristão deve escolher para sua vida? De antemão, é possível afirmar que o correto é namorar verdadeiramente pelo princípio bíblico, ou seja, intencionando um futuro casamento. Mas a resposta a esta pergunta é extensa e será abordada no decorrer do trabalho.
O amor verdadeiro não se contenta apenas com sentimentos e palavras, mas procura traduzir-se em realismo de vida e ação. O amor faz conhecer a necessidade um do outro e impele a doar-se um ao outro.
 
1.2- Onde Buscar o Par Ideal?
 
A bíblia mostra a maneira correta de agir. Os jovens devem procurar o namoro dentro da Sã Doutrina, pois estarão evitando várias complicações futuras. Visto que o namoro cristão visa um compromisso voltado para concretização do casamento, o jovem deve sempre refletir bem sobre o passo que irá tomar ao fazer a sua escolha, porque nem sempre o que agrada ao seu coração é bem visto aos olhos de Deus.
Eclesiastes 11:09 - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo".
II Timóteo 2:22 - “Foge também dos desejos da mocidade, e segue a justiça, a fé, a caridade, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”.
Sobre a desobediência a Deus, podemos analisar a escolha de Sansão e os conselhos de seus pais em:
Juízes 14:3 - Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, por ventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos".
 O que agradou aos olhos de Sansão, trouxe-lhe uma grande tristeza.
Existem casos de namoro na Sã Doutrina em que um dos jovens não é cristão e acaba se convertendo e chegando ao casamento. Mas nem sempre isso ocorre.
A Bíblia Sagrada apresenta instruções seguras a serem aplicadas. Quando o jovem coloca suas decisões em primeiro plano e contraria as instruções bíblicas, está criando um futuro incerto à sua frente e dando ocasião para influência do adversário. Os conselhos expostos pelos pais de Sansão mostram onde buscar a futura esposa ou marido.
Existem perigos em namorar com descrentes? Sim. As pessoas que vivem no mundo não estão preocupadas com a pureza do corpo. Vejam I Tessalonicenses 4:3,4,5 - “Porque essa é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso (ou seja, o seu corpo) em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus”.
 
1.3- Como Deve Ser o Namoro Cristão?
 
A liberdade de um jovem cristão não pode ser comparada com a dos jovens do mundo. E quando se trata de namoro, se essa liberdade não for bem compreendida, tende a gerar problemas, às vezes caminhos sem volta. Não é difícil passar o "molde" de como deve ser o namoro cristão, o difícil é passar de maneira que os jovens possam entender e compreender, afim de que fique guardado, para prática no seu cotidiano. 
A partir do momento em que os jovens começam a namorar, é importante atentar para as coisas que induzem a um caminho incerto. Fala-se sempre que o namoro é uma fase perigosa, mas qual o principal motivo dessa preocupação?
Um namoro mal conduzido pode levar à perda da virgindade.
 I Coríntios 7:25,26,35 - “Ora, quanto aos virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor, para ser fiel. Tenho pois por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem estar assim”.
E digo isso para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor, sem distração alguma”.
 
Observem atentamente essas informações:
 
1.4- Você Sabia?
 
No Brasil, em 1998, existiam 32 milhões de jovens na idade de 15 a 24 anos. 80% dos garotos e 45% das garotas perderam a virgindade antes dos 18 anos. Nesse mesmo ano, 1 milhão de meninas entre 15 e 19 anos tornaram-se mães, metade delas sem querer.
Meditem sempre neste pensamento: "Liberdade não significa libertinagem, mas nobreza, serviço por amor. Vida plena na fé e na santidade".
É bom levar em mente a ideia de que nem tudo é válido e permitido no namoro e principalmente quando se ama; exatamente o contrário do que se lê nas revistinhas e livros de adolescentes. É comum encontrar adolescentes dizendo que: "desde que se ame, tudo é válido". Não é.
O verdadeiro amor é feito de respeito um pelo outro e também do respeito de ambos por pessoas envolvidas. Queiram ou não, seus pais e os parentes fazem parte do seu namoro. 
É impossível não se tornar íntimo de um namorado(a), porém essa intimidade deverá ter limites, levando sempre em consideração alguns valores fundamentais, que o ajudarão a combater algumas situações decisivas.
O que meu pai pensa sobre meu namoro? E minha mãe?
O pai e a mãe dela(e) confiaram em mim.
Deus está sempre me vendo! Estes pensamentos ajudarão a frear certas ações perigosas no namoro.
                                                                                                    
1.5- Ações Perigosas no Namoro
 
Temos três ações perigosas definidas:
1ª-  Local de risco: Quais os locais de risco para o namoro? Sozinhos em casa, no carro e etc. O fato de estarem sozinhos pode gerar pensamentos indevidos. Daí a necessidade de evitar essas ocasiões.
2ª - O primeiro passo: Exemplo - o casal de namorados está comportado no sofá de sua casa, na presença dos pais e chega a hora do moço ir embora. A moça o acompanha até o portão e aí acontece um gesto de carinho mais ousado do rapaz; a moça não o impede. O rapaz retorna perturbado à sua casa. Ambos erraram.
No próximo encontro ele tentará algo mais íntimo, e se novamente não houver um sinal vermelho à sua frente, suas ações serão progressivas. O desfecho dessa história poderá ser trágico, às vezes acarretando um compromisso a ser assumido, que mais tarde ambos descobrem que não era o que queriam.
3ª - Pensamento errado: "Se não for quente não tem graça" - O namoro do jovem cristão não é para definir suas afinidades íntimas de um futuro casamento, mas sim para ver a compatibilidade de gênio de ambos. Por isso devem observar o que diz em Eclesiástico 23:22 - “A alma ardente como um fogo aceso não se apaga sem ter devorado alguma coisa, e o homem que abusa do seu corpo não terá sossego enquanto não acender o fogo".
A Bíblia, quando traz conselho direcionado para o homem, também está se referindo à mulher. Vejamos o que diz em Provérbios 14:12 - “Há caminho que ao homem parece ser bom, mas o fim deles são os caminhos da morte. Até no riso terá dor o coração, e o fim da alegria é tristeza”.
Os que se mantêm fiéis, enquadram-se em Apocalipse 14:4,5 - “Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus”.
Vemos ainda o cuidado de Paulo em II Coríntios 11:2,3 - “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
A mente sempre em Deus ajudará a vencer estas situações difíceis.
 
1.6- A Luta Para Fazer o que é Certo
 
Não se luta apenas contra o diabo e seu mundo; a luta também é contra o desejo de fazer o que é errado. Gênesis 8:12 - “A inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade”.
O fato de fazer o que é errado, quando na verdade deseja fazer o que é correto, demonstra a verdade bíblica: Jeremias 17:9 - "O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado”.
Isso não significa, porém, que a pessoa não tenha nenhum controle sobre seus fortes desejos de fazer o que é errado. Se realmente desejar, você pode fortalecer seu coração de modo que ele o conduza de forma correta. Entretanto, fazer isso compete a você.
Eclesiástico 21:2,3 - “Foge dos pecados como da vista de uma cobra, porque se chegares perto eles apoderar-se-ão de ti. Os seus dentes são como dentes de leão que mata as almas dos homens”.
 
Exemplos bíblicos do certo e do errado: DESCOBRIR QUAL É O PERSONAGEM:
 
1° Exemplo, do que é errado: Aconteceu certo dia que olhando eu do terraço, vi a bela Bate-Seba banhar-se. Em vez de me retirar antes que pensamentos impróprios invadissem meu coração continuei olhando e a desejei. Ela engravidou e para encobrir esse adultério fiz com que o marido dela fosse morto em batalha – II Samuel 11:1-17.
"QUEM SOU EU?" - Rei Davi
A coisa má que Davi fez com Bate-Seba não deve acontecer. Nessa luta você nunca pode afrouxar a vigilância como o Rei Davi afrouxou.
2° Exemplo, do que é certo: No Egito fui encarregado da casa de  Potifar e, na ausência dele, sua mulher tentou me seduzir com propostas imorais; ela disse: "Deita-te comigo". Mas recusei. Daí, certo dia ela me agarrou e tentou me forçar a deitar com ela, mas eu me livrei e fugi, pois não era isso direito aos olhos de Deus. Gênesis 39:7-12.    
"QUEM SOU EU?" - José do Egito.
Para vencer essa luta você precisa permitir que o conhecimento bíblico penetre no seu coração de modo que se sinta movido a agir em conformidade com tal conhecimento. Mas é preciso também se associar com o povo de Deus, tornar-se parte da Igreja de Deus.
Que estes conselhos espirituais ajudem a todos a vencer esta difícil fase da vida. Nas horas complicadas do namoro as pessoas às vezes pensam "eu sei quando parar". Talvez saibam, mas a pergunta é: Quantos o conseguem? É melhor evitar a situação.
Há um molde de namoro cristão adequado; siga aquele que tem em sua mente o seguinte pensamento: "Minha esperança de vida eterna é valiosa demais para perdê-la em troca de alguns momentos de imoralidade”.
 
1.7- Molde
 
  • O cristão namora visando o casamento; é uma fase de procura do par ideal, alguém com quem passará uma vida inteira.
  • O casal de namorados não deve se expor a situações de libertinagem.
  • O casal de namorados deve pensar muito em suas famílias e na confiança que elas depositaram no casal.
  • O casal deve conversar entre  si sobre o que é certo e errado no namoro.
  • A principal preocupação de ambos não deve ser suas afinidades íntimas no casamento e sim suas afinidades de convivência.
  • Acima de tudo, e para finalizar, colocar Deus em primeiro plano.
   
Formato original de apresentação.
(Saudação)....esperamos que o tempo que aqui estivermos seja o mais agradável possível e que possamos ter um ganho de informação capaz de nos ajudar a pensar cada vez mais em nossa conduta a fim de ampliar nossa espiritualidade. O terna a ser trabalhado esta diretamente ligada com a fase juvenil em que estamos vivendo no presente de nossas vidas: O NAMORO.
 
Há dois jovens que estão circulando entre os irmãos ouvintes e estão responsáveis em manter o contato direto com a platéia
(FORMAÇÃO DO GRÁFICO)
1° COLABORADOR (____________)
Década de 60 casal...........................................
Década de 70 casal...........................................
Década de 80 casal...........................................
Década de 90 casal...........................................
Ano   2000     casal...........................................
MONTAGEM DO GRÁFICO
Casal 60 ..... Rapaz + Pai + Moça
Casal 70 ..... Rapaz + Moça + Pai                                   
Casal 80 ..... Rapaz + Moça (mãos dadas)
Casal 90 ..... Rapaz + Moça (abraçados)
Casal 2000 ..... Encoberto
APÓS MONTAGEM DO GRÁFICO - EXPLICAÇÃO DO GRÁFICO VIVO
Este é um gráfico vivo mostrado de forma descontraída, mas que não deixa de refletir a realidade. Como já mencionado cada casal corresponde a uma década e seu comportamento ...
O POR QUÊ DO GRÁFICO:                                                             
Pergunta dirigida à platéia para reflexão: É correto o jovem cristão estar enquadrado dentro deste gráfico e acompanhar esta evolução?
(Microfone responsável da resposta)
Apesar de não termos perguntados para todos irmãos e se assim fizéssemos esperamos que todas asrespostas dos jovens sejam negativas. Mostramos a realidade generalizada, agora mostraremos como deve ser a nossa realidade.
PALESTRANTE
Quando vemos as violentas paixões de algumas garotas de treze, cartoze ou quinze anos e de rapazes recém saídos dos dezesseis, colocamos-nos uma interrogação:     "Tem amor no meio ou é só gamação?" Pelo comportamento de ambos não é difícil saber se se trata mesmo de um relacionamento serio ou mera ilusão.

Há casos de namoros que acontecem cedo, mas os caminhos da vida ensinam que é preciso muito cuidado para não confundir encucação de adolescente, gamação, ilusão e paixonite.
O namoro é dividido em duas facções: Namorar, Namoricar, que não devem ser confundidas pelos cristãos.
Namorar: Procurar inspirar amor a alguém, apaixonar-se, compromisso duradouro.
Namoricar: Namorar levianamente, (Ficar).
Pergunta dirigida à platéia para reflexição : Qual dessas duas definições o cristão deve escolher para sua  vida?
(Microfone responsável da resposta)
 A resposta a esta pergunta é extensa e será respondida no decorrer do trabalho.
O amor verdadeiro não se contenta apenas com sentimentos e palavras, mas procura traduzir-se em realismo de vida e ação. O amor nos faz conhecer a necessidade um do outro e nos impele a doar-se um ao outro.
 PALESTRANTE
 Onde devemos buscar o par ideal?
Instrução bíblica: A bíblia nos mostra a maneira correta de agir, devemos procurar o namoro dentro da nossa comunidade cristã, pois estaremos evitando várias complicações futuras. Visto que o namoro cristão visa um compromisso voltado para concretização de um casamento, o jovem deve sempre refletir bem sobre o passo que irá tomar ao fazer a sua escolha, porque nem sempre o que agrada o nosso coração é bem visto aos olhos de Deus. Confirmamos no capítulo 11 de Eclesiastes Verso 09 :
“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo".
PALESTRANTE
Como conseqüência da desobediência e juízo de Deus podemos analisar a escolha de Sansão e os conselhos de seus pais, capítulo 14 de Juizes verso 03:
“Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, por ventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos".
 O que agradou aos olhos de Sansão depois trouxe-lhe uma grande tristeza.
 Existem casos de namoro na Sã Doutrina em que um jovem não é cristão e acaba se convertendo e chegando ao casamento, porém temos na bíblia instruções seguras e sempre que colocarmos em primeiro plano nossas decisões, contrariando estes conselhos bíblicos, estaremos criando um futuro incerto a nossa frente, pois estaremos dando ocasião para influência do nosso adversário, por nossa desobediência. Os conselhos expostos pelos pais de Sansão, nos deixa declarado onde devemos buscar nossa futura esposa ou marido.
PALESTRANTE 

Pergunta à platéia: Quanto a questão de relacionamento e convivência, quais os perigos que o namoro com alguém não crente poderá ocasionar, dificultando o namoro e a obediência a lei cristã?            
A dificuldade na obediencia em relação a castidade. (Participante já designado para resposta)
Com este último comentário, fica claramente definido nosso caminho quanto a escolha para um namoro e deixamos como conselhos práticos para os que ainda não estão namorando, que sejam ouvintes praticantes dessas instruções como ordena o evangelho.
PALESTRANTE
COMO DEVE SER O NAMORO CRISTÃO
A liberdade de um jovem cristão não pode ser comparada com a dos jovens do mundo. E quando se trata do namoro se essa liberdade não for bem compreendida tende a gerar problemas, as vezes caminhos sem volta. Não é difícil passar o "molde" de como deve ser o namoro cristão, o difícil é passar de maneira que os jovens possam entender e compreender, afim de que fique guardado, para prática no seu cotidiano. A partir do momento que passamos a ter um namoro, é importante que nos atentamos para as coisas que nos induzem a um caminho incerto. Fala-se sempre que o namoro é uma fase perigosa, mas qual o principal motivo dessa preocupação.                                                                                                                           
PERGUNTA PARA PLATEIA:
Qual o principal ponto da lei que estaria correndo risco de ser transgredido por um namoro mal conduzido?
 
RESPOSTA: PECADO CONTRA A CASTIDADE - (Participante já designado para resposta)
Realmente é a castidade o ponto da lei que poderá vir a ser quebrado, pois a bíblia nos diz: Cor. l Cap.07 Vr.25,26 e35 :
“Ora, quanto aos virgens, não tenho mandamento do Senhor ; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor, para ser fiel. Tenho pois por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem estar assim”.
E digo isso para proveito vosso; não para voz enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor, sem distração alguma.”
PALESTRANTE 
Irmãos ouçam atentamente essas informações.
VOCÊ SABIA?
No Brasil, em 1998 existiam 32 milhões de jovens na idade de 15 a 24 anos. 80% dos garotos e 45% das garotas perderam a virgindade antes dos 18 anos. Neste mesmo ano, 1 milhão de meninas entre 15 e 19 anos tomaram-se mães, metade delas sem querer.
Estatística em números de meninos e meninas que perderam a virgindade:
Meninas 45 % = 8.640.000         e    Meninos 80 % = 10.240.000
Imaginem esses números hoje.
 
Irmãos meditem sempre neste pensamento: " Liberdade não significa libertinagem, mas nobreza, serviço por amor. Vida plena na fé e na santidade ".
De um modo geral é bom levar em mente a idéia de que nem tudo é válido e permitido no namoro eprincipalmente quando se ama; exatamente o contrário do que se lê nas revistinhas e livros deadolescentes. É comum encontrar adolescentes dizendo que "desde que se ame, tudo é válido." Desculpe-me, mas não é. O verdadeiro amor é feito de respeito um pelo outro e também do respeito de ambos por pessoas envolvidas. Quer queiram ou não, os pais e os parentes fazem parte do seu namoro. É impossível não se tornar íntimo de um namorado(a) porém essa intimidade deverá ter limites, levando sempre em consideração alguns valores fundamentais, que o ajudarão a combater a algumas situações decisivas.
PALESTRANTE
Meu pai o que pensa disso ? E minha mãe ?
O pai e a mãe dela(e) que confiou em mim.
Deus está sempre me vendo !
Estes pensamentos ajudarão a frear certas ações perigosas no namoro.                                                                                                         
AÇÕES PERIGOSAS NO NAMORO
Temos três ações perigosas  definidas:
1°  -  Local de risco:
Pergunta para platéia:
Quais os locais de risco no namoro? (escolher 2 pessoas na platéia)
(Microfone responsável da resposta - Laine)
2° -  O primeiro passo: Exemplo - O casal de namorados estão comportados no sofá de sua casa, napresença dos pais e chega a hora do moço ir embora e a moça o acompanha até o portão. Já no portão, acontece um gesto de carinho mais ousado do rapaz, e a moça não o impede. O rapaz retorna perturbado à sua casa.
Por a moça não ter imposto limites, no próximo encontro ele tentará algo mais íntimo, e se novamente não houver um sinal vermelho a sua frente, suas ações serão progressivas. O desfecho desta história poderá ser trágico, às vezes acarreta em um compromisso que terá que ser assumido, que mais tarde ambos descobrem que não era o que queriam, quando não se toma mais grave, no caso de uma gravidez indesejável, tudo por causa do primeiro passo do rapaz e da primeira aceitação da moça.
PALESTRANTE
3° - Pensamento errado: "Se não for quente não tem graça"
O namoro do jovem cristão não é para definir suas afinidades íntimas de um futuro casamento, mas sim para ver a compatibilidade de gêneros de ambos. Por isso devemos observar o que diz em Eclesiástico 23.22 “A alma ardente como um fogo aceso não se apaga sem ter devorado alguma coisa, e o homem que abusa do seu corpo não terá sossego enquanto não acender o fogo."
 Não somente a família mas a mente sempre em Deus ajudará a vencer estas situações difíceis.
PALESTRANTE
A LUTA PARA FAZER O QUE É CERTO
Nossa luta não é apenas contra o diabo e seu mundo; é também contra nossos próprios desejos de fazer o que é errado. 
“A inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade.” - Gênesis 8:12
O fato de fazer o que é errado, quando na verdade deseja fazer o que é correto, demonstra a verdade bíblica : "O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado.” - Jeremias 17: 9.
Isso não significa, porém, que a pessoa não tenha nenhum controle sobre seus fortes desejos de fazer o que é errado. Se realmente desejar, você pode fortalecer seu coração de modo que ele o conduza de forma correto. Mas, fazer isso compete a você.
Vamos citar através de tarefas exemplos bíblicos do certo e do errado:
TAREFAS PARA A PLATEIA:
DESCOBRIR QUAL É O PERSONAGEM:
Cada microfone escolher uma pessoa na platéia.
1° Exemplo do que é errado:
Aconteceu certo dia que olhando eu do terraço, vi a bela Bate-Seba banhar-se. Em vez de me retirar antes que pensamentos impróprios invadissem meu coração continuei olhando e a desejei. Ela engravidou e para cobrir este adultério fiz com que o marido dela fosse morto em batalha - 2°Samuel 11:1-17.
"QUEM SOU EU?"
RESPOSTA: Rei Davi
(Microfone responsável da resposta – Anderson)
PALESTRANTE
OBS.: A coisa má que Davi fez com Bate-Seba, porém, não precisa acontecer. Nesta luta você nunca pode afrouxar a vigilância, como o Rei Davi nesta ocasião afrouxou.
 PALESTRANTE
2° - Exemplo do que é certo:
No Egito fui encarregado da casa de  Potifar, na ausência de Potifar, a esposa dele tentou me seduzir com propostas imorais, ela disse: " Deita-te comigo". Mas recusei. Daí certo dia ela me agarrou e tentou me forçar a deitar-me com ela, mas eu me livrei e fugi, pois não era isso direito aos olhos de Deus. Gênesis 39:7-12.     "QUEM SOU EU?"
 
RESPOSTA: José do Egito.
(Microfone responsável da resposta)
Para vencer essa luta você precisa permitir que o conhecimento bíblico penetre no seu coração de modo que se sinta movido a agir em conformidade com tal conhecimento. Mas, precisa também se associar com o povo de Deus, tornar-se parte da organização visível de Deus.
Irmãos esperamos que estes conselhos espirituais ajudem a todos a vencer esta difícil fase da vida Nas horas complicadas do namoro as pessoas às vezes pensam " eu sei quando parar ". Talvez saibam quando deve parar, mas a pergunta é : Quantos o conseguem? É melhor evitar a situação.
PALESTRANTE
Há um molde de namoro cristão e achamos por bem descrevê-lo; segue aquele que tem em sua mente oseguinte pensamento: " Minha esperança de vida eterna é valiosa demais para perdê-la em troca de alguns momentos de imoralidade ".
3° - MOLDE DO NAMORO 
1- * NAMORO VISA PARA O CRISTÃO O CASAMENTO, É UMA FASE DE PROCURA DO PAR IDEAL, ALGUÉM COM QUEM PASSARÁ UMA VIDA INTEIRA.
2-  * O CASAL DE NAMORADOS NÃO DEVE SE EXPOR A SITUAÇÕES DE LIBERTINAGEM.
3- * O   CASAL   DE  NAMORADOS   DEVE   PENSAR  MUITO  EM   SUAS   FAMÍLIAS,  E  NA CONFIANÇA QUE ESTES DEPOSITARAM NELES.
4- * O CASAL DEVE CONVERSAR ENTRE  SI SOBRE O QUE É CERTO E ERRADO NO NAMORO.
5- *  A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DE AMBOS NÃO DEVE SER SUAS AFINIDADES ÍNTIMAS NO CASAMENTO E SIM SUAS AFINIDADES DE CONVIVÊNCIA.
6- * ACIMA DE TUDO E PARA FINALIZAR COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO PLANO " EU SOU IMPORTANTE PARA ELE ".

Atualizado em ( 21-Mar-2013 )
 
764