SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos O Bom Uso do Tempo

Últimas Publicações

O Bom Uso do Tempo

15 de Janeiro de 2018

Adenilson de Souza Matos

dede.souza.2014@outlook.com.br

sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos 
 
Salmos
34:1 “Louvai ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca;
34:2 A minha alma se gloriará no meu senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão”.
           
Com a observação deste pequeno versículo, já pode-se saber bem como usar o Chamado TEMPO que temos em nossa vida. Quando diz “Louvai ao senhor em todo o tempo”, muitos servos de Cristo pensam apenas em cantar, mas pode-se perceber que orar ao Senhor, é um modo de estar louvando a ele, Davi e muitos outros que creram no Senhor, agiram desta forma e sempre estavam a orar ao Senhor.
           
Todos irmãos crentes, que tem fé em Deus, devem estar sempre louvando ao Senhor Jesus, tantos nas angústias e dores, quantos nas alegrias, pois, sempre nas horas mais difíceis da vida, a primeira coisa que as pessoas buscam, é Deus; então, Deus também deve ser lembrado nas alegrias, pois, ele sempre estará ao lado dos que necessitam.
           
Quando falamos em estar sempre ligados a Cristo, observa-se também que o tempo de um crente deve ser preenchido com as boas obras: como em Provérbios 12:11 que diz “O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo”.
          
Como relatado, deve-se lavrar a terra para se fartar de pão. Tendo uma pequena observação, pode-se dizer que esta terra é o caminho e as obras, se seguirmos a Deus, praticando boas obras, dando produtividade, assim, estaremos nos alimentando em espírito e em verdade. Não seguindo aqueles que são chamados de ociosos (ou como pode-se dizer, os que maldizem as palavras de Deus e os pecadores), pois para eles há somente um mundo para se viver e aproveitar.
           
PARA TODAS AS COISA HÁ UM TEMPO DETERMINADO!

        
Para todas as coisas há um tempo, o qual é determinado por Deus; em Eclesiastes 3:1, diz assim: “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Um bom exemplo que pode ser dado em relação ao tempo determinado, é um namoro cristão, no qual se devem buscar muito a Deus, e ter a chamada: Calma de espera.
            
Lembrai que tem um ditado do mundo que diz: “casamento é loteria: pode-se ganhar ou perder”. Este ditado não serve para nós.
            
Mas os servos de Deus que são fiéis, são avisados e podem pedir ao Senhor para iluminar e mostrar o futuro, principalmente no que diz respeito à compatibilidade de gênios e naturezas humanas; Deus revela qual pessoa será a ideal, para lidar com nossas dificuldades atuais e as que ainda hão de vir; Qual pessoa suportaria tais dificuldades.
            
Além disso, é muito importante lembrar-se de um outro ditado do povo do mundo: “coração é terra que ninguém vai!” Este outro também não nos serve.
            
Mas todos nós sabemos que Deus vai, e é Ele quem sonda os rins e os corações (Jeremias 17:10), conhecendo o homem e sabe o seu princípio e o seu fim; assim, muitas pessoas hoje em dia, estão contaminadas com pecados de morte (Lev. 21:14; Isaías 26:10), tendo já perdido a sua honestidade espiritual, desonrados, mal afamados ou sem virgindade.
            
Seria triste para uma moça ou um rapaz terem tais notícias depois de já haver consumado união e se envolvido em ato que é considerado de adultério, já que as escrituras manifestam que serão dois numa só carne (Gen. 2:24); Ora, não são três nem quatro numa só carne, pois assim poluiria a terra que o Senhor Deus nos deu (I Cor.6:16); e diz a palavra, não haverá homem sodomita, efeminado e nem mulher rameira em Israel (Deut.23:17). Esse coração contaminado, só Deus conhece, este que, diante dos homens, come o pão da mentira, limpa sua boca e diz: não cometi iniquidade (Prov.30:20).
            
Devemos ter esta calma, porque todo crente deve seguir a lei de Deus, buscando sempre preservar o seu corpo em santidade (I Cor. 7:34). Quando um casal começa a namorar deve buscar filhos de crente, reforçando o cuidado que já foi dito anterior (Ez.44:22), evitando os gentios (Mal.2:11), onde o namoro é bem mais complicado: os crentes podem conseguir se segurar, mas os gentios, por não conhecerem a Deus, podem já ter tido suas relações sexuais precocemente e contínuas, seguindo as tentações da carne (Gen.34:1.2); Isso mostra que devemos ter paciência, pois tudo é por Deus e tem seu tempo.
            
Se Preparando Para a Velhice

            
Sabemos que, em certo tempo da vida, que chamamos de Juventude, o que mais passa pela cabeça de um jovem e curtir a vida, mas se for parar para pensar, que a cada dia que passa, não é mais um dia de vida, mas sim, menos um dia, e que futuramente tudo o que não foi feito, pode ser prejudicial, tanto carnalmente, como espiritualmente. Pois o homem não sabe quando pode ser sua hora, ou algo do tipo. Mas, se for se preparando espiritualmente para a velhice desde a juventude, tudo ficará mais fácil. Claro que haverá dores e tribulações, fadigas e canseiras, mais também terão caminho preparado. Em Marcos 13:33, diz assim: “Olhai, Vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”.
             
Está relatado em Salmos 90 que nossa vida tem o tempo de 70 anos, a partir disso e só enfado e canseira. Salmos 90:10 “A duração de nossa vida é de Setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente e nós voamos”.
            
Se após os oitenta anos e só canseira e enfado, isso mostra que para trabalhar para Deus será um pouco mais complicado, pois a carne já não é mais a mesma. É por esses motivos que devemos sempre estar se preparando para a velhice e para salvação.
       
Se observarmos que durante este período de tempo que estamos nos preparando para a vida futura, vemos também que devemos estar andando na sabedoria.
            
Mais como andar na sabedoria?

           
Efésios 6:15 diz: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mais como sábios”. Sabedoria não quer dizer que devemos está acima de tudo e de todos, também não quer dizer que devemos saber mais do que os outros irmãos. Sabedoria é mostrar que está preparando para Deus a qualquer momento, a sabedoria de escutar, de aconselhar, de ajudar, tanto espiritualmente, como carnalmente. Ser humilde acima de tudo, isto mostra sabedoria segundo a palavra de Deus.
            
Então se tudo na vida tem um tempo como diz a santa escritura Eclesiastes 3:2-8:

 2-Há tempo de nascer e tempo de morrer, Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3-Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4-Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar;
5-Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6-Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;
7-Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8-Tempo de amar, e tempo de aborrecer; tempo de guerra, e tempo de paz.
           
Todos servos de Cristo devem esperar pela boa hora que o Senhor tem lhe preparado, não querendo buscar mais do que deve, ou tentando carregar rapidamente o fardo, mas sim, tem esperança no Pai celestial, mostrando a Ele, que sua fé e confiança está só nele e nada mais, não se importando com as tribulações, pois é com elas que venceremos as batalhas, e com elas que trilharemos nas veredas do Senhor e alcançaremos a eterna salvação.
           
Amém!!!
 
94