SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Homem Natural e Espiritual

Últimas Publicações

Homem Natural e Espiritual

06 de Abril de 2009

Paulo Beluzzi

pbeluzzi@gmail.com

www.sadoutrina.org – Biblioteca Digital - Trabalhos 
 
(I cor. 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.)              

As escrituras dividem todos os seres humanos em geral, em duas classes: os naturais e os espirituais:

O Homem Natural apresenta-se como uma pessoa irregenerada, isto é, governada por seus próprios instintos naturais... (2 Ped. 2:12 - Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção)  

...tal pessoa não tem o Espírito Santo... (Rom.8:9 - Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.)  

...e está sob o domínio de Satanás...
 (At. 26:18 - Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.)  
...é escravo da carne com suas paixões... (Ef 2:3 - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.),  

...e rejeita as coisas do Espírito
 (Tg 2:14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?). A pessoa natural, não consegue compreender a Deus, nem os seus caminhos, pelo contrario, só depende do seu raciocínio humano e limitado.  
O homem Espiritual apresenta-se como uma pessoa regenerada, isto é, que tem o Espírito Santo; essa pessoa tem mentalidade Espiritual, Conhece os pensamentos de Deus... (I Cor 2: 11-12-13 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.) 

...e vive pelo Espírito de Deus. (Rom. 8:4- Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5- Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 -  Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7- Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8- Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9- Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10- E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11- E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12- De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. 13- Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14- Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 15- Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16- O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17- E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.) ;

(Gl 5:22-  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23-  Contra estas coisas não há lei. 24-  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25-  Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26-  Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.). 

Tal pessoa crê em Jesus Cristo, esforça-se para seguir a orientação do Espírito que nele habita e resiste os desejos sensuais e ao domínio do pecado.                                                 
Como tornar-se um Crente Espiritual ?                


Convertendo-se com arrependimento, a pessoa é regenerada e torna-se um Crente Espiritual. O Espírito Santo lhe confere uma nova natureza mediante a concessão de uma vida divina, essa pessoa nasce de  novo... (Jo 3:3- Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4-  Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5-  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6-  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7- Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.) 

...é renovada... (Rom 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.) 

...torna-se nova criatura...  (II Cor 5:17-   Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.) 

...e obtém a justiça  de Deus. (FI 1:9- E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento).                         

Embora já convertido, ele tem em si mesmo, a natureza pecaminosa com suas perversas Inclinações. (GL 5:16- Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17- Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18-  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19- Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20-  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21-  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.). 

Essa natureza não pode ser mudada para boa, precisa ser mortificada e vencida pelo poder e da graça do Espírito Santo (Rom 8:13- Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.). 

O Crente obtém tal vitória negando a si  mesmo diariamente,... (Mal. 16:24-  Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;)(II Tm 2:11- Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; 12- Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;) 

...deixando todo impedimento e pecado... (Hb l2:1- Potanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,) 

...e resistindo a todas as inclinações pecaminosas... (Rom 13:14-  Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.), (GL 5:16 ao 21- ver citações anteriores), (I Ped 2:11- Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma) 

...pelo poder do Espírito Santo o próprio crente guerreia contra essa natureza e diariamente à crucifica... (GI  5:16 ao 24- ver citações anteriores),(Rom 8:13,14- ver citações anteriores) 

...e a mortifica. (II Cor 3:5-  Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,). 

Pela abnegação e submissão a obra Santificadora do Espírito Santo em sua vida, o crente experimenta a libertação.             

Nem todo crente se esforça como deve para vencer a natureza pecaminosa; Paulo mostra que alguns crentes de Corinto viviam como  carnais, isto é,  ao invés de viverem resistindo as inclinações pecaminosas, entregavam-se a elas, embora não vivessem em grande desobediência, mas estavam em parceria com o mundo e o desejo da carne, dando oportunidade ao diabo em certas áreas de sua vida, e queriam permanecerem  como povo de Deus;... (I Cor 10:21- Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.),  (II Cor 6:14- Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15-  E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16-  E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17-  Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18- E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.);  

(II Cor 3:13- E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. 14- Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, a qual foi por Cristo abolida; 15-  E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. 16- Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.)

...estavam vivendo de tal maneira que já não cresciam na graça, e agiam como recém-
convertido; suas  carnalidades  eram vistas como "invejas e contendas",...
 (I Cor 3:3-  Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?);  

...não levavam a sério as palavras de Deus, nem os ministros do Senhor;... (I Cor 4:18- Mas alguns andam ensoberbecidos, como se eu não houvesse de ir ter convosco. 19- Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder.), 

...observe-se que os crentes de Corinto que estavam vivendo em  imoralidade sexual ou pecados semelhante, Paulo os tem excluídos da salvação em Cristo. (I Cor 5:1- Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. 2-  Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. 3- Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, 4- Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5- Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus. 6- Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? 7- Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8- Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 9- Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; 10- Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11-  Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.)  

(I Cor 6:9- Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10- nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.).             

Nós como Cristão não podemos desviar da pura e sincera devoção a Cristo. (II Cor 11:3- Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.) 

E também não podemos nos iludir com as coisas deste mundo; se  isso  acontecer seremos castigados e julgados pelo Senhor, correndo o risco de sermos excluídos do Reino de Deus. (I Cor 6:9 e 10- ver citação anterior); (I Cor 11:31- Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32- Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.)                         

Se um crente carnal não tomar a resolução de purificar-se de tudo o que desagrada a Deus...(Rom. 6:14- Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15- Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. 16- Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?) 

(Gl 6:7- Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8- Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9- E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.) (Tg l:12- Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. 13- Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14- Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15- Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. 16- Não erreis, meus amados irmãos.)   

(II Cor 11:4- Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.) , 

...ele  corre o risco  de abandonar a fé; deve tomar o exemplo do fato  trágico dos filhos de Israel, que foram destruídos por Deus por causa de seus pecados. (Num. 14:9- Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais. 10- Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel. 11- E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? 12- Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este. 13- E disse Moisés ao SENHOR: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles. 14- E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó SENHOR, estás no meio deste povo, que face a face, ó SENHOR, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. 15- E se matares este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo: 16- Porquanto o SENHOR não podia pôr este povo na terra que lhe tinha jurado; por isso os matou no deserto. 17- Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça; como tens falado, dizendo: 18- O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração. 19- Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. 20- E disse o SENHOR: Conforme à tua palavra lhe perdoei. 21- Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do SENHOR encherá toda a terra, 22- E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, 23 - Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá. 24- Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. 25- Ora, os amalequitas e os cananeus habitam no vale; tornai-vos amanhã e caminhai para o deserto pelo caminho do Mar Vermelho. 26- Depois falou o SENHOR a Moisés e a Arão dizendo: 27- Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim. 28- Dize-lhes: Vivo eu, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. 29- Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; 30- Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 31- Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes. 32- Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.).  

Deve entender que é impossível participar das coisas de Deus e de Satanás ao mesmo tempo;...(Mat 6:24- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.); (I Cor 10:21- ver citação anterior) 

...deve separar-se completamente do mundo, e purificar de tudo que contamina o corpo e o espírito aperfeiçoando na santificação no temor do Senhor. (2 Cor 7:4- Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.)              

Ter a mente em Cristo significa conhecer a sua vontade, o seu plano, e o propósito redentor, avaliar e considerar as coisas da mesma maneira que Deus as vê, atribuir o que Deus atribui, amar aquilo que Deus ama, detestar o que ELE detesta, entender o que é Santidade e Malignidade, andar com o Espírito Santo, e nossos valores se tornarão contrários aos valores do mundo. 

Trabalho apresentado no dia 05/07/2008, quando recebemos a visita dos irmãos de Campinas (Jd S. Cristóvão); elaborado por Paulo Beluzzi, ministrante do grupo de Jovens de Marília.“pbeluzzi@gmail.com”  

 
675