SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Conceitos Educacionais Abrangentes

Últimas Publicações

Conceitos Educacionais Abrangentes

01 de Agosto de 2016


Escrito por Ester Silva Farias   
25-Feb-2013
sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos
 - farias.ester@yahoo.com.br

Introdução

Os pais devem estar atentos a esse verso do Antigo Testamento para que possam instruir seus filhos em todos os momentos da sua vida:
Deuteronômio 6:5,6,7 - “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje de ordeno, estão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te”.
A grande transformação cultural da humanidade é marcada pela aquisição do poder da mulher. Poder para controlar a prole.
A partir dos anos 70 do século XX, a cultura do filho único se propagou, e filho passou a ser considerado uma nova espécie de riqueza.
 
As crianças passaram a ter proteção do Estado e uma super proteção na família.
Deste modo, os pais atuais, renegando a forma sob a qual foram educados, passaram de um modelo de educação bastante “enérgico e fustigante” a um outro extremamente permissivo e por vezes, ausente.
  
Conceitos da Educação
 
O ato de educar:
Educação engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação, ou seja, através da convivência, pais e filhos ensinam e aprendem reciprocamente.
Educar significa dar capacidade aos filhos de conhecer seus direitos e respeitar seus deveres. Ser disciplinado a ponto de abdicar dos ilícitos que se apresentem na forma de oportunidade.
Os resultados imediatos da boa educação podem vir como flores: bonitos, exuberantes e agradáveis a todos. Mas os verdadeiros e duradouros resultados são aqueles que permanecem após a formação da personalidade.
Educar é uma obra-prima, uma obra realmente artesanal, cujo resultado é a futura felicidade dos filhos e de todos à sua volta.
 
Filhos são como navios... Pais como estaleiros...
 
Nos estaleiros os navios são construídos. O lugar mais seguro para os navios é o porto, mas eles não foram construídos para ficar ancorados no porto, e sim para cruzar os mares...
Os pais podem achar que o lugar mais seguro para os filhos é junto deles, mas os filhos não nasceram para isso, e sim para cruzar os mares da vida...
 
O que diz a Bíblia?
 
Os pais devem ensinar os filhos a fazerem a melhor escolha, pois irão sempre se lembrar do aconselhamento dos pais.
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6. Os pais devem buscar sempre se basear no ensinamento das escrituras e ter muito cuidado para não desanimar os filhos:
Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados”. Colossenses 3:21.
Os filhos por sua vez, devem aceitar, acatar e obedecer aos pais:
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor”. Colossenses 3:20.
 
Educação e Sociedade
 
Família e sociedade
 
Educar é um processo de adequação dos indivíduos para uma sociedade harmoniosa e planejada.
Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer. Os filhos devem ser preparados para viver em sociedade e não ser um “problema” para ela.
 
Pais atuais
 
Os pais atuais tem elevada carga horária de trabalho e, como consequência, a educação dos filhos foi transferida para outras pessoas ou entidades.
Também podemos notar que valores morais e religiosos perderam importância na sociedade moderna, dificultando o ensino por parte dos pais e o aprendizado por parte dos filhos.
 
Filhos atuais
 
Os filhos de hoje recebem grande carga de informação, tanto positiva quanto negativa, que muitas vezes atrapalham suas ideias e dificultam a comunicação com os seus pais.
A ausência dos pais, em muitos casos, gera falta de limites nos filhos. Os pais atuais tentam compensar a culpa da ausência exagerando nos cuidados aos filhos, e muitas vezes acabam se omitindo. As consequências da atual educação permissiva são filhos que se abatem sob qualquer aperto da vida.
 
Educação dos Filhos
 
Nunca desista de educar seu filho. Educar é a tarefa mais difícil que existe!
 
Responsabilidade dos pais
 
Ø  Os pais não podem fazer “vista grossa” diante do comportamento inadequado dos filhos.
Ø  Os pais devem dar atribuições domésticas para os filhos.
Ø  Os pais devem estabelecer rotinas diárias para os filhos (horário para levantar, comer, dormir, usar a internet, brincar com os amigos ou com vídeo game).
Ø  As regras devem ser claras, objetivas e atingíveis.
Ø  Deveres e direitos devem ser negociados, devendo haver consequências se não forem cumpridos.
 
Dever dos Filhos
 
Ø  Os filhos devem obedecer e respeitar os pais.
Ø  Os filhos devem cumprir com as atribuições estabelecidas pelos pais.
Ø  “Para viver em um clima de segurança, a criança precisa também de regras”.
 
Comportamento dos Pais
 
Comunhão do casal
 
Ø  O casal deve combinar como irá educar os filhos.
Ø  O lar não pode ser um campo de guerra. Deve ter harmonia no lar, entre todos.
Ø  Os pais devem participar dos castigos dados para os filhos.
Ø  O casal não pode, em hipótese alguma, se desentender sobre a conduta “educar” na frente dos filhos.
Ø  Cumpra com o que prometeu para não cair em descrédito.
Ø  Pais e filhos devem fazer pelo menos uma refeição do dia juntos.
Ø  Incentive seu filho a participar dos eventos da Sã Doutrina.
Ø  Se ele já for jovem, incentive a assumir responsabilidades na Igreja.
Ø  Introduza seu filho na comunidade da Sã Doutrina. Leve ele e participe você também (culto, coral, reunião de crianças e jovens, Encontros Nacionais e outros...)
Ø  Não existem pais perfeitos, nem filhos perfeitos. Educando, convive-se com muitos erros e muitos acertos. O importante é dar exemplos certos, coisa que só se consegue educando com o coração.
 
Impondo Limites
 
Um dos grandes problemas, bem visível na criação e educação dos filhos, é a imposição de limites. Impor limites. Ter autoridade, sem ser autoritário.
A autoridade torna-se uma manifestação de amor e afeto quando exercida com equilíbrio. Ela transmite segurança. A criança não amará mais os seus pais porque eles lhe dão total liberdade, porque pode fazer o que bem entender. Ela perceberá a falta de estrutura e de segurança, sentindo-se menos protegida para a vida.
 
Educando Filhos para Deus com disciplina
 
Disciplina significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas. Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas e horários que devem ser cumpridos.
Disciplina significa correção. Corrija o seu filho sempre. Jamais desista de mostrar a ele o caminho correto, sempre observando a palavra do Senhor.
Disciplina significa imposição de limites. Qualquer liberdade sem limite é prejudicial. É preciso que se estabeleçam limites e que estes sejam reconhecidos por todos.
Disciplina tem resultados positivos. A correta e firme disciplina trará sabedoria aos filhos e descanso aos pais.
 
Para refletir...
 
"O ser humano pode começar a mudar em qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página a cada dia."
 
"O maior estímulo para se ter disciplina é o desejo de atingir um objetivo."
 
O “sim” só tem valor para quem conhece o “não”.
 
"Amor demais estraga..."
 
Conclusão
 
Não é fácil corrigir e dizer “não”, seria mais fácil e conveniente dizer sempre “sim”, pois quem diz “não” se expõe e, muitas vezes, atrai sobre si a ira do outro.
Quem corrige, mesmo querendo o bem do outro, corre o risco de ser mal interpretado, contudo, demonstra um grande amor e cuidado com o outro. Só quem nos ama nos diz “não”.
Para educar é preciso esforço, dedicação, perseverança, paciência e, sobretudo, amor.
Quem nos ama, os que sinceramente se interessam por nós, não têm medo de nos dizer a verdade e de nos corrigir.
Se você não consegue impor limites aos seus filhos, não desanime. É preciso tentar, começar, recomeçar… sempre é tempo de recomeçar!
Confie em si mesmo, peça o Dom da Sabedoria ao Espírito Santo e mude, assumindo as responsabilidades e transmitindo os valores morais e religiosos aos seus filhos. Mais tarde eles vão lhe agradecer, tenha certeza.
Deus abençoe a nossa árdua e difícil missão de educar e formar os nossos filhos. 

Atualizado em ( 25-Feb-2013 )
 
74