SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Notícias Novembro Azul

Notícias

Novembro Azul

03 de Novembro de 2022

Valdenir Alves Ferreira

vferreiracps@gmail.com

sadoutrina.org - Últimas Notícias

Prevenção ao Câncer de Próstata.
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização e prevenção do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Oque é a próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que é um dos componentes do sêmen, o líquido reprodutor masculino.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). E ainda tem a ultrassom da próstata que visualiza a mesma com a bexiga cheia e depois com bexiga vazia permitindo avaliação visual e precisa.

Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
 
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estágio da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Os exames de prevenção, especialmente o toque retal não diminuem a masculinidade e nem a capacidade de reprodutiva de nenhum homem. Pelo contrário, preservam a saúde do homem dando-lhe qualidade de vida.

Cuidados gerais
 Saúde mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário. Pessoas que passam por problemas emocionais fortes tem maior tendência em desenvolver câncer.
 
 Alimentação saudável: manter dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
 
 Destaque para as frutas vermelhas que possuem o licopeno, especialmente o tomate quando é aquecido. Trata-se de uma substância natural antioxidante que protege as células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor cancerígeno.
 
 Existem vários artigos científicos que comprovam que o tomate é o alimento mais rico em licopeno e que existe maior liberação da substância quando o tomate é aquecido e que se trata de um aliado poderoso na proteção da próstata contra alterações de seu DNA.
 
 Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar.
 
 Fonte: BVSMS (Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde) 

216

Mais Notícias