SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Galeria de Videos Reafirmação da Sã Doutrina

Galeria de Vídeos

Reafirmação da Sã Doutrina
sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Vídeos

Reafirmação da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia



Introdução

Irmãs e irmãos na fé em Cristo Jesus, a Paz de Deus,

Estamos aqui para apresentar a vocês uma mensagem de reafirmação da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, onde transmitiremos palavras tranquilizadoras e de bastante esperança para que os ventos e as tempestades inquietantes não abalem a nossa fé, a nossa coragem e o nosso ânimo com os quais servimos espiritualmente ao Senhor Jesus.

Essa mensagem é dirigida a todos aqueles que se sentirem tocados pelo Espírito Santo, mas especialmente as irmãs e aos irmãos que são congregados na Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia.

Nós pertencemos a uma Igreja genuína, fundamentada na Bíblia Sagrada, e vamos conhecer agora algumas passagens bíblicas que comprovam essas afirmações e, com certeza reafirmará as convicções que já temos a bastante tempo.

Essa mensagem será dividida em partes facilitando a compreensão.

Convidamos você a investir um pouquinho do seu tempo e assistir este vídeo até o final. Você verá que vai valer muito a pena.

Vamos lá!


Jesus Cristo: O exemplo a ser seguido

Iniciaremos com uma abordagem em que o Senhor Jesus Cristo foi afrontado pelos Fariseus.

Você se lembra que Jesus Cristo foi acusado pelos Fariseus de expulsar demônios e realizar curas através de Belzebu? Pois bem! Você sabe quem é Belzebu? Belzebu é considerado o príncipe dos demônios. Ou seja, Jesus Cristo foi acusado de ser um farsante, um aliado dos demônios maiores na hierarquia, e que através desse alinhamento com os demônios maiores, Ele expulsava os demônios menores. 

Sabemos que isso é uma acusação descabida! Mas os Fariseus, fechados em sua hipocrisia e por acharem que o conhecimento era tão somente exclusividade deles, o fizeram mesmo assim.

Relembremos então o acontecimento: Mateus 12:22-28

Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via.
E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?
Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.
Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. Mateus 12:22-28


E Como Jesus reagiu a essa falsa acusação? Com sabedoria e serenidade, respondeu que, se Ele estivesse unido com satanás para expulsar demônios, o reino de satanás estaria dividido, e isso não faria sentido, pois nenhum reino resiste assim.

Aqui na Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia nós expulsamos os demônios também, pois essa foi autoridade que o Senhor Jesus deu aos seus discípulos.

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:8

Portanto se em algum momento, alguém disser que a Sã Doutrina Espiritual do Sétimo é uma Igreja formada por intuição do diabo, essa pessoa será enquadrada no mesmo grupo daqueles Fariseus que acusaram o Senhor Jesus Cristo.


Um pouco mais sobre Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia

As vezes alguém pode se perguntar: Se eu permanecer na Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia serei salvo? Precisamos responder a essa e as demais perguntas inquietantes de forma correta para que as pessoas se sintam seguras.

Mas como responder corretamente? Jesus disse:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39

No dia em que o Senhor Jesus encontrou-se com Zaqueu, Ele disse:

Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Lucas 19:9

Ou seja, Zaqueu foi salvo naquele momento. Posteriormente a pessoa precisa seguir até o fim.

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13

A salvação pode e deve ser vista de três maneiras. A primeira foi a justificação da humanidade inteira no sacrifício expiatório de Jesus. A segunda ocorre no conhecimento efetivo da Palavra de Deus envolvendo a conversão e o batismo. E a terceira ocorre no dia em que as pessoas partem desse mundo e se encontram definitivamente com o Mestre.

Portanto se vc conheceu e se converteu ao Senhor Jesus pela pregação da graça na Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, se batizou espiritualmente, e eu afirmo sem medo de errar: vc já está salvo.

Permaneça crente e praticante do evangelho, seguindo ao Senhor Jesus Cristo que a sua herança no reino celestial está garantida. No dia em que vc partir dessa vida, cantarás o hino da vitória, pois o Senhor não vai negar aquilo que Ele mesmo te prometeu.

Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:27-29


Mantenha se firme sem desanimar.

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:23-25


Não tenha dúvida meu querido irmão, minha querida irmã. Você já está salvo agora e estarás muito mais ainda na vinda do Senhor Jesus.


As diversas denominações religiosas, diversas Igrejas

Por que existem várias denominações religiosas? Por que existem várias Igrejas? vamos refletir para entender.

A Igreja Primitiva era única, porque os crentes eram unânimes no mesmo seguimento, na mesma adoração. Logo, a mesma não tinha uma denominação tal e qual conhecemos hoje. Era a Igreja Apostólica apenas. A Igreja não precisava de ter nome.

Mas ao longo dos anos os cristãos começaram a divergir entre si. As denominações diversas surgiram por haver diferentes interpretações bíblicas entre os próprios Cristãos.

As denominações são importantes hoje? sim, são importantes e necessárias para congregar os cristãos que pensam da mesma forma. É natural do ser humano se aproximar das pessoas com as quais compartilhe as mesmas afinidades, o mesmo modo de pensar e agir.

A Igreja é uma Comunidade onde se ajuntam as pessoas que pensam e agem da mesma maneira, para colocar em prática suas ações e assim fortalecer a sua estruturação naquilo que acreditam e almejam. Mas os ensinamentos doutrinários devem ser extraídos unicamente da Bíblias Sagrada.

Mas em meio as muitas denominações religiosas surgiu um lado perigoso no cristianismo. Estamos falando do Mercantilismo religioso.

Não é de hoje que o mercantilismo religioso existe, onde homens e mulheres que se apresentam como ministros entendidos no evangelho, as vezes ligados a alguma corrente de pensamento que combate as igrejas evangélicas, mas a sua real intenção é desestabilizar e esparramar as ovelhas do Senhor Jesus, lembre-se do  que foi dito:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:10,11

Ajuntar e alimentar as ovelhas é um trabalho difícil e árduo para os apascentadores, para os pastores e para os demais ministrantes. Esparramar é fácil. O papel do ladrão, do lobo propriamente dito é fácil. Esparramar, é unicamente o papel dele.

Mas disse o nosso Senhor: Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Mateus 24:5

Voltando aos mercantilistas religiosos, lembre-se:

Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15


Não acredite neles!. Desde os tempos iniciais da Igreja Apostólica os mesmo já existiam. Suas mensagens visam o proveito próprio e a demonização dos bons costumes.

Mas o Apóstolo Paulo nos orienta:

Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. 2 Tessalonicenses 2:2


A origem do engano

Uma das estratégias principais de satanás é que vc tenha dúvidas. Ele procurará por todos os meios possíveis implantar dúvidas na sua mente. Virá até vc, inclusive com mensagens bíblicas, porque ele conhece a Bíblia Sagrada. Você se lembra que satanás tentou ao Senhor Jesus no evangelho de Lucas, no capítulo 4, e o próprio satanás citou a Bíblia Sagrada:

Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Lucas 4:9-11


Você conhece o Salmo 91? É lindo é maravilhoso. Pois o satanás também conhece. Essa passagem que ele citou para Jesus no 4 de Lucas está em Salmos 91:11 e 12.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Salmos 91:11,12


Ao conhecer a Bíblia Sagrada, satanás se apossa de passagens isoladas, tirando-as de seu contexto original e traz até nós para suscitar dúvidas. Uma vez em dúvida as pessoas enfraquecem e podem até mesmo desistir. Acontecendo isso satanás terá alcançado o seu objetivo que é roubar, matar e destruir.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10
 

Não podemos ter dúvidas

Existe uma dúvida imperante, também trazida por satanás para diminuir a certeza da nossa salvação: alguém tenta causar embaraço à observância da Lei Moral dos 10 Mandamentos afirmando erroneamente que não precisamos observá-la, pois se o Senhor Jesus Cristo nos salva, não precisamos da Lei. Existe uma estratégia do maligno que precisa ser bem observada.

Na verdade não somos e nem seremos salvos pela Lei. Não guardamos a Lei para ser salvos. Lembrem-se que explicamos acima que já fomos salvos pelo Senhor Jesus na conversão. Nós observamos a Lei por ela ser um parâmetro que nos mostra o limite ao qual não podemos ultrapassar e dessa forma também estamos mostrando gratidão ao Senhor Jesus pela nossa salvação.

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
Pagarei os meus votos de obediência ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo. Salmos 116:12-14


Não trabalhamos aos sábados para servir integralmente ao Senhor Jesus. Não compactuamos com a idolatria, com o roubo, com o adultério e os demais pecados censurados pela Lei Moral dos Dez Mandamentos. Estes pecados uma vez praticados após a conversão e ao conhecimento do evangelho levam o homem a morte espiritual. Observamos as restrições alimentares de comidas e bebidas para preservarmos o nosso corpo que aliás, é o Templo do Espírito Santo.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16

Sobre a guarda dos mandamentos o apóstolo Joao registrou no 12:17 de Apocalipse que satanás decidiu fazer guerra contra os seguidores da verdadeira igreja, aqueles que tem o testemunho de Jesus Cristo e os que guardam os mandamentos de Deus. Portanto se em algum momento, alguém falar contra a guarda dos mandamentos, saiba que essa pessoa é um mensageiro de satanás.

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 12:17


A revelação de Jesus para nós

Existem hoje alguns expoentes do cristianismo, cuja capacidade de análise da Bíblia sagrada é muito limitada. Os mesmos dizem que não existem as revelações de Jesus para nós. Que o texto literal da Bíblia Sagrada não comporta a revelação complementar. É uma visão míope, estreita e apequenada da Bíblia Sagrada.
 
Revelações complementares que auxiliem na interpretação textual e proféticas são permitidas sim. Sobre isso disse o Senhor Jesus:

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. João 16:12-14


Estamos convictos de que a Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia é a continuidade da Igreja Apostólica. Sua revelação no Brasil se deu através da inspiração do Espírito Santo mostrando àqueles primeiros irmãos que eles tinham que adorar e cultuar ao Senhor Jesus com estrita observância à Bíblia Sagrada.

Foi exatamente e apenas isso que aconteceu e hoje nós continuamos a adorar e a cultuar ao Senhor Jesus na mesma observância bíblica. Existem muitas especulações desnecessárias sobre este assunto, mas eu repito: a revelação inicial apenas ensinou, esclareceu que os nossos primeiros irmãos adorassem e cultuassem ao Senhor Jesus Cristo seguindo os ensinamentos da Bíblia Sagrada. Ponto final.


Conclusão

Meu irmão, minha irmã, esteja atento à direção que o Espírito Santo nos orienta através da Bíblia Sagrada. Também através dos nossos Apascentadores, dos nossos pregadores, dos que profetizam, dos ministros das reuniões de estudos bíblicos, daqueles irmãos e irmãs que foram revestidos por Jesus para nos dirigir.

Estes são os nossos verdadeiros amigos, pessoas exemplares na conduta da igreja do senhor Jesus. Siga com confiança a mensagem do Apóstolo Pedro:

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. 1 Pedro 3:15-17


E quando vc ouvir outras vozes: Fuja!. Fuja do lobo que vem até vc vestido de ovelha.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15

Sendo assim, mantenham-se seguro no curral das ovelhas, na congregação, no partir do pão espiritual, onde o corpo do Senhor Jesus é formado.

Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. João 10:2-5



Portanto,
Fuja do estranho.



Conteúdo
Valdenir Alves Ferreira
Valdir Baltazar de Araújo

Revisão/Adequação
André Pereira Cardoso

Análise Crítica
Jessé Targino da Silva
Rubens Martins de Oliveira
Paulo Menas
Wellington Luciano Higínio Ferreira
Tiago de Oliveira
Adriano Freire de Amorim
Silvio Codogno
Bruno Cézar Silva

Roteiro, Gravação e Edição
Leandro Alcântara Mazano
Edgar Silva de Macedo

 
541
Conteúdo em destaque

Mais alguns vídeos