Salmo 23

Foto da noticia

04 de Novembro de 2019
fabricateixeirao@uol.com.br
Moacir Francisco Teixeira


sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos

Introdução

A graça e a paz de Cristo cresçam, reina e permaneça em nossos corações.

Hoje vamos aprender de coração para coração sobre a importância das palavras que o rei Davi deixou escrito para toda a humanidade e principalmente para nós cristãos, para que possamos entender e compreender a grandeza das palavras contida no salmo 23.

Antes de começar a leitura quero deixar um bom conselho para os irmãos e as irmãs que estão me ouvindo. Que será de grande aproveito e benção durante a nossa caminhada nesta terra.

Esse capitulo  me enche de confiança pela  riqueza das palavras e me encoraja muito para vencer os obstáculo e suportar as pedradas da vida.

Se nós pararmos um pouco durante a semana e doar um pouquinho do nosso precioso tempo, para estudar a palavra de Deus, ouvir a palavra de Deus, e meditar na Palavra de Deus. O Espírito Santo faz morada em nossos corações e seremos verdadeiramente casa do Espírito Santo, santuário do Espírito Santo, e templo do Espírito Santo, e o Espírito Santo traz coisas lindas na nossa mente.

A nossa mente precisa ser diariamente alimentada pela palavra de Deus, porque a palavra de Deus nos liberta do cativeiro e das garras dos inimigos. Jesus disse em João 8-32: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. A verdade é Jesus; quem quer conhecer a história de Jesus é só estudar a Bíblia Sagrada e viver os ensinamentos do mestre

Irmãos, quantas e quantas vezes, sejam evangélicos ou não, que já leram esse capítulo, que já estudaram esse capítulo, que já ouviram o Salmo 23. Muitos se identificam com as palavras porque são bonitas de ouvir, faz bem para a nossa alma, e massageia o nosso coração. Mas não conheçam e nem vivem essa linda história verídica.

É o Salmo mais conhecido da Bíblia, porém o menos praticado.

É o Salmo preferido por muitas pessoas, que deixam a Bíblia aberta dentro de casa, nos comércios, nos escritórios, nas fabricas, nas indústrias, nos hospitais, tem aqueles que colocam esse lindo Salmo em um quadro com uma moldura bonita dourada e colocam em uma parede de destaque querendo receber proteção  amparo e sustento sem praticar a palavra de Deus.

Não basta a Bíblia aberta no Salmo 23. A Bíblia só funciona quando ela é praticada. Não adianta conhecer a Bíblia de Gênesis Apocalipse se eu não praticar aquilo que eu conheço.

Melhor você conhecer um versículo da Bíblia e praticar ele, do que conhecer toda a Bíblia e não praticar. A Bíblia só começa a funcionar quando eu começo a praticá-la. Então vamos juntos praticar a leitura do Salmo 23. Assim disse o rei Davi.

Vamos ao texto:

1- O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

2- Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente à águas tranquilas.

3- Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

4- Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6- Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.


Irmãos, para entendermos melhor esse primeiro versículo, tive que verificar várias traduções, várias Bíblias diferentes.  

A tradução João Ferreira de Almeida dá a nos entender que nunca vai nos faltar nada. Que não vai faltar comida, dinheiro, saúde, trabalho, amigos e clientes.

No texto original, na Bíblia Hebraica entendi a beleza desse versículo na vida de um cristão. Na Bíblia Hebraica esse versículo está escrito assim: O Eterno é meu pastor e por isso nada me pode faltar. Nesta tradução entendi que o Senhor é o meu pastor e Ele nunca me faltará. É Ele que nunca nos falta.

Pode faltar comida, dinheiro, saúde, trabalho, amigos, passamos por tribulações, por dias maus, por lutas, enfrentamos as adversidades da vida. Mas quando o Senhor é o m eu pastor Ele nunca nos faltará. É Ele que não falta. É Ele que está com você em toda e qualquer circunstância da vida. É Ele que do alto que estende a sua mão sobre a sua cabeça e abençoa a sua vida, a sua família e o seu caminhar. É Dele que procede a paz que excede todo entendimento.
Quando uma porta se fecha para você, é Ele que abre outra pra você e ninguém podem fechar. Foi Ele quem libertou aquele homem da legião de demônios na terra dos Gadarenos. Foi Ele quem tocou na mão da sogra de Pedro e a febre a deixou. Foi Elem que curou o paralítico na cidade de Cafarnaum. Todos os enfermos da cidade de Genesaré se tocassem na orla Dele, ficavam sãos.

Esse é o nosso Pastor que nunca nos falta. São nós que faltarmos com Ele pela nossa escolha, vontade e atitude. Não coloca a sua esperança nas pessoas para revolver o seu problema.

As pessoas irmãos, pode até nos faltar, até mesmo o seu pastor, parentes, amigos íntimo, não tem como eles ficarem 24 horas disponíveis para você, porque eles também enfrentam as dificuldades da vida.

Agora quando você precisar do seu pastor divino pode ser a qualquer hora, qualquer dia, qualquer momento difícil da sua vida. Ele vai estar lá para te ouvir. A Bíblia diz que Deus é Onipresente, isto é incrível, Ele nunca vai estar ausente da sua vida, quando você estiver com dúvida e dificuldade, pense nesse atributo especial de Deus.

Ele é Onipresente, portanto Ele esta aqui comigo. Ele esta aí com você, não tem como Ele não estar. Eu só preciso assimilar esta verdade e experimentar na minha vida e confiar na presença de Deus no meu lar, no meu local de trabalho e até nos lazeres da vida.
Muitas vezes nós acreditamos mais na presença do inimigo do que da presença de Deus. Vejo muitos irmãos falarem mais da obra do inimigo do que da obra de Deus. Irmãos desde do amanhecer até ao entardecer da nossa vida não é bom falar da obra do inimigo, e dos feitos do inimigo.

Quando nós estamos falando das obras e dos feitos dos inimigos estamos dando Ibope para as trevas e o reino das trevas não merece a nossa atenção.

Quem merece a nossa atenção é Deus que amou o mundo de tal maneira que enviou o seu único filho para nos salvar da morte.

Quem merece a nossa atenção é Jesus Cristo que derramou o seu precioso sangue na cruz e deu para nós o direto sermos filhos de Deus e herdeiros de Deus.

Quem merece a nossa atenção é o Espírito Santo que nos livra do poder das trevas.

Grande é Deus, poderoso é Deus, forte é Deus, majestoso é Deus, soberano é Deus, terrível é Deus para aqueles que levantam contra o teu povo. É Deus que merece a nossa atenção.
 
Irmãos quando o Salmista estava no fundo do poço, se Deus é Onipresente, onde Ele (Deus) estava? Com o Salmista no fundo do poço. Irmão aquieta o teu coração, Deus está com você onde você estiver, seja na cidade ou no deserto. Ele começa o dia com você e onde você for, Ele vai estar do seu lado.

Isso é promessa, é impossível fugir da presença do Senhor. Os olhos do Senhor estão em todos os lugares. Em 139 de Salmos o rei Davi falou da onipresença de Deus na sua vida dizendo:

Referência: 139 de Salmos

Senhor tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor tudo conheces.

Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?

Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer a minha cama no profundo do abismo, eis que tu ali estás também. É impossível esconder da presença de Deus.

Filhos de Deus não se deixe entristecer por solidão ou abandono, o Senhor sendo o seu pastor você nunca vai se sentir sozinho e abandonado.

Irmãos eu nunca vi. E nunca ninguém vai ver as promessas de Deus para um cristão cair por terra. Basta acreditar, confiar, esperar no Senhor para realizar. Em 40 se Salmos está escrito: com paciência esperei no Senhor.

No versículo 2 o salmista escreve: Deitar-me faz em verdes pastos.

Irmãos como que Deus é bom e cuida do seu povo, porque a sua benignidade dura para sempre.

Pastos verdejantes significam providência de Deus, é Deus nos sustentando e suprindo todas as nossas necessidades. Quando nós fazemos de Jesus o nosso Pastor Ele nos dá o pão nosso de cada dia nos sustentando materialmente. Por isso que devemos ser gratos a Ele por nos abençoar e fazer várias refeições ao dia.  Jesus realizou uns dos maiores milagres nesta terra, alimentou cinco mil homens sem contar as mulheres e as crianças com cinco pães e dois peixinhos!

O poder de Jesus é tão grande, a autoridade de Jesus é tão suprema que Ele usa esses atributos divinos para ajudar os pobres, os famintos e os oprimidos. Foi no deserto, lugar de escassez que Ele alimentou mais de dez mil almas simplesmente com cinco pães e dois peixinhos.  
Quando estudamos a palavra de Deus entendemos o agir de Deus para o seu povo. Quando Deus com o seu braço forte libertou os Hebreus da opressão dos Egito Ele alimentou durante quarenta anos o seu povo no deserto que é um lugar vasto hostil, a maior parte só tem pedra e areia e neste lugar estéril, Deus fez chover pão do céu que é chamado de maná, alimentando seiscentos mil varões sem contar as mulheres, as crianças e os velhos.

Os estudiosos das Escrituras dizem que foram aproximadamente dois milhões de pessoas sendo alimentadas de dia e de noite com pão e carne num lugar árido. Isto é incrível e mesmo assim muitos não confiavam na provisão de Deus e passaram a murmurar. Graças seja Deus que Jesus disse: Nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Falei para os irmãos da providencia material. É Deus nos sustentando e alimentando materialmente. Ouça agora com atenção a providencia divina de Deus na nossa vida espiritual.

O Salmista disse no versículo 3: refrigera a minha alma.

Isso se chama providencia espiritual que refrigera a nossa alma. Irmãos, a nossa alma não se alimenta de comida e bebida. Ela se alimenta da palavra de Deus, dos preceitos de Deus. Se nós não alimentarmos a nossa alma e não regar a nossa alma com os alimentos espirituais a nossa alma fica deserta e sedenta.

Para os irmãos entender melhor, o que é refrigerar a alma? É quando a sua alma está atribulada, estressada, esta a ponto de explodir seu juízo, esta pegando fogo a sua cabeça, está desesperada, já não aquenta mais. E neste momento de desespero que você não vê mais saída. Aí vem o seu pastor divino e derrama o Bálsamo de geleade na sua cabeça, te refrigera a sua alma, acalma o teu coração e você fica sereno porque o seu pastor Divino viu o seu tormento e intercedeu por você. 

É Ele que acalma e protege das tempestades da vida. É Ele que refrigera a sua alma das aflições. É Ele que traz o sono quando você passa a noite em insônia. É Ele que concede os recursos Espirituais emocionais que você tanto precisa para experimentar a paz de Deus. Por que Ele nunca nos faltará. Somos nós que faltamos com Ele. Jesus disse nas escrituras. Sem mim nada podeis fazer.

Irmãos é interessante que Davi disse no final do versículo dois. Guia-me mansamente à águas tranquilas. Lá no oriente médio, os pastores sempre estão vigilantes e atentos no comportamento das ovelhas. O pastor nunca deixa uma ovelha se distanciar do seu olhar atento. Porque ele sabe que a ovelha está no cardápio preferido do lobo. Aonde tem ovelhas tem lobos.

As ovelhas são naturalmente animais muito inquietos. Qualquer perturbação as assunta, não conseguem deitar, se não sentirem que estão seguras. As ovelhas de modo geral tem o seu constante senso de medo; elas tem medo de tudo; entram em pânico simplesmente por ouvir os barulhos das cachoeiras e os ruídos das águas por terem uma excelente audição (elas ouvem muito bem). E se tiver uma tempestade e o pastor não estiver junto com elas, entram em pânico.

As ovelhas são 100% dependente do seu pastor, elas ouvem muito bem, mas enxergam muito pouco, no máximo o que elas enxergam é 10 metros. Elas praticamente não possuem elementos naturais de alta defesa como garras, dentes afiados e veneno como os predadores possuem. Por isso que elas têm medo de qualquer coisa em alguns casos até do seu reflexo na água. Os Barulhos das correntezas também pode assustá-las e é por isso pela dura travessia pelo deserto o pastor deve conduzi-las às águas de descanso, isto é, à águas que descansam ao mesmo tempo, à águas tranquilas para não assustá-la, a ponto de impedir que saciem a sua sede.

Isto é de fato muito curioso e interessante presta atenção irmão, imagina um tipo de animal mesmo que diante de uma nascente de água, morre de sede apenas porque tem medo dos sonidos das águas. Em certa ocasião o pastor tem que pegar a água com as próprias mãos e trazer até a boca das ovelhas para que ela possa beber e não morrer de sede.

Por mais absurdo que pareça tem muitos cristão que tem esse tipo de comportamento. Quantas pessoas que perdem oportunidades de amor, carinho, vitória na sua vida, apenas porque tem medo de servir, medo de se arriscar, são como ovelhas sedentas, porém medrosas. TORNAM-SE INFELIZES, DE TANTO QUERER SER FELIZES. Conheço pessoas que tem medo de tudo, medo de viajar, medo de sair de casa, medo de conhecer outras pessoas, medo de amar, medo de perder alguém, medo de perder o emprego. Isto é o freio de satanás na sua vida impedindo você de crescer, evoluir e se libertar.

Paulo nos orienta em segundo de Timóteo cap. 1:7- Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.  

Precisamos ser fortes e moderados para enfrentar o vale da sombra da morte, atravessar este deserto e chegar ao aprisco com segurança.

Agora pense comigo Irmão, o que pastor tinha que fazer para enfrentar o vale da sombra da morte? E passar pelo deserto onde tem muitos predadores e chegar com segurança ao aprisco? Sendo que estes animais são tão medrosos. Como as ovelhas iam atravessar uma região tão difícil e perigosa como esta? No alto da montanha muito íngreme?

Irmãos, quando você estuda a cultura dos pastores como também dos peões e dos boiadeiros você aprende muita para vida. Alguns pastores desenvolveram uma técnica de adestramento bastante curiosa, eles cantam ou tocam para que as ovelhas, ao ouvirem o som de sua voz se acalmam elas então formam uma fila indiana e passem por lugares perigosos. Isto é incrível, elas reconhecem a voz do seu pastor e obedecem. Em 10 de João Jesus disse: Que a boa ovelha ela ouve a voz do bom pastor.

Irmão quando você confia, obedece e deposita a sua confiança no pastor divino, você anda de cabeça erguida nos piores lugares deste mundo e não teme porque o Senhor está contigo.

E quando o Senhor está contigo. Você pode estar no pior lugar, no pior dia, no pior caminho passando os maiores perigos. Deus é contigo e ponto final. Quando você faz uma aliança com Deus e honra essa aliança você anda com Deus como Noé andou. Então porque temer o que pode acontecer ou deixar de acontecer, confie em Deus como seu pastor, que Ele vai te orientar nas horas mais difíceis da sua vida.  

CONTINUANDO DAVI DISSE: UNGES MINHA CABEÇA COM ÓLEO, O MEU CÁLICE TRANSBORDA.

Irmãos, que coisa interessante e curiosa  que eu aprendi, você imagina um calor de 45º no deserto, um pastor de ovelhas guiando suas ovelhas no deserto com aquela pelugem toda debaixo de 45º. Daqui a pouco começa a soar, começa a exalar um odor e isso atrai insetos. Então o pastor usava uma estratégia, ele derramava o óleo de azeite na cabeça da ovelha e começava a massagear a cabeça dela e virava uma espécie de sebo e colocava na orelha da ovelha.

Assim virava um repelente e então os insetos não poderiam chegar aos ouvidos porque se chegassem podia entrar, infeccionar e matar o animal. Então virava um repelente para espantar, enxotar aqueles insetos e preservar a vida daquela ovelha. Trazendo esse exemplo para a nossa vida. Irmãos prestem bem atenção. De tudo o que Deus pode te guardar e fazer por você, tudo o que o seu pastor, apascentador, pai e mãe pode fazer por você. Tem duas coisas que são indispensáveis, ouça, guarde e registre na sua memoria, por favor, não esqueça:
 
CUIDA DA SUA CABEÇA E DOS SEUS OUVIDOS. O sucesso começa do pescoço pra cima porque depende do que você vê. Do que você ouve. Do que você pensa e do que você fala. De tudo isso não esqueça disso.  O que entra pelos seus ouvidos, se torna um pensamento. Um pensamento se torna uma idéia e uma idéia, vira uma atitude. E uma atitude que vai comprometer sua vida pra melhor ou pra pior. Deus precisa proteger o que entra pelos seus ouvidos, precisa guardar os seus pensamentos.

Sabe por que irmãos que Deus precisa guardar proteger os nossos pensamentos?

Às vezes você está mergulhando em pensamento de derrotas, pensamento de fracasso, pensamento de tristeza, pensamento de abandono, pensamento de solidão, pensamento de adultério, pensamento de duvidação. Nós cristãos não estamos imunes à esses pensamentos negativos. Nós não podemos permitir que esses pensamentos façam morada em nossa vida. Esse sentimento maléfico nos leva para o fundo do poço. E para sair do fundo do poço temos que para de cavar.

Se nós permitirmos esses pensamentos ruins, nunca vamos parar de cavar e cada vez mais estamos afundando. Todos os dias o Espírito Santo manifesta no nosso culto espiritual. Abra o seu coração e peça para Ele ungir a tua mente. Com todo certeza você vai vencer este mal. Aquela voizinha do mal que soprou nos ouvidos de Eva e que está soprando em muitos ouvidos, pela unção do Espirito Santo ela é repelida porque a bondade do Senhor sempre nos acompanha.

Irmãos, Davi encerra este capítulo com uma declaração maravilhosa. disse Davi: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.

Irmãos, quando eu preguei este capítulo aqui na congregação de Três Lagoas-MS, tive uma grande inspiração. Fiz uma demonstração deste ultimo versículo, pedi para duas crianças virem aqui na frente da igreja, perto do púlpito, abracei essas duas crianças, uma do lado direito e a outra do lado esquerdo, andamos para lá e para cá, bem abraçados e os irmãos bem atento olhando a cena. Dei nomes para cada uma das crianças: uma de bondade e a outra de misericórdia.

Disse para os irmãos que durante a nossa caminhada nesta terra, devemos olhar no espelho retrovisor da nossa vida e ver a Bondade de Deus de um lado e a Misericórdia de Deus do outro lado, sempre nos acompanhando o tempo todo.

Falo com toda certeza meu irmão e minha irmã, você esta cercado com a bondade e a misericórdia de Deus. Você está abraçado com elas. Não permita, não aceite nenhum mau pensamento ou comentário que você está à deriva neste mundo.

Você não está à deriva, você não está sozinho, basta confiar que essas virtudes estarão sempre presentes na nossa vida, até o dia do nosso encontro com o Senhor Messias.
 

Publicações