O Lado Profissional do Cristão

02 de Agosto de 2016


Escrito por Reunião de Jovens - Min. Jd. S. Cristóvão   
23-Aug-2008
www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital -  Trabalhos   

Por: Jessé e Cássia, João e Eliana, Daniel e Soraia 
Apresentado em 26/07/2003

Tópico : O lado profissional do cristão
Se hoje pararmos para analisar, veremos que somos pessoas acima de tudo espirituais, mas como pessoas, também somos considerados cidadãos... que como os demais vivemos em sociedade, e por isso temos deveres e obrigações como todos os demais cidadãos. Isto vem de tempos atrás, como a escritura relata sobre o ato de Pagar de Impostos.
 
Ler  S. Mateus 22:21
“Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Mas para cumprirmos nossas obrigações e deveres perante a sociedade precisamos de alguns subsídios, um deles (talvez o mais importante) é o TRABALHO.
É sobre nossa aptidão para o trabalho que iremos falar hoje. Se fizermos uma viagem no tempo veremos que desde o princípio, o homem necessitava do trabalho como forma de sobrevivência; foi assim com o primeiro profissional.

Tópico : O Primeiro Profissional
Adão foi lavrador de terra mandado por DEUS e dali tirava o alimento para sua sobrevivência, vejamos também que mesmo antes de pecar, ele já trabalhava como zelador do Jardim.
Tópico : Razões para Trabalhar
 
Pergunta aos participantes : Cite-nos alguns motivos / razões para trabalhar.
 
Confirmações Bíblicas :
 
Ler 2º Tessalonicenses 3:10-12 – É ordem de Deus.
 
“Porque, quando ainda estávamos convosco , vós mandamos isto, que se, alguém não quiser trabalhar, não coma também.
 
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando antes fazendo coisas vãs.
 
A estes tais, porém mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão”.
 

Ler 1º Timóteo-5:8(Participante) – Para sustentar a si e seus dependentes.
 
“Mas se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família negou a fé, e é pior do que o infiel”.
 

Ler Efésios – 4:28(Participante) – Para poder ajudar outras pessoas.
 
“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade”.
 
Reflexão:
 
“Escolha um Trabalho de que goste, e jamais trabalhará um dia se quer em sua vida.”
 
Tópico : O Diferencial
 
Para o bom desenvolvimento do trabalho é necessário que o trabalhador tenha algum diferencial, algo que o destaque dos demais; foi assim com Moisés e Paulo no cumprimento de suas missões, ambos foram preparados e instruídos antes de saírem no cumprimento de sua missão.
 
Assim também é conosco, precisamos oferecer algo a mais, o diferencial que nos fará aptos em melhor desenvolver nossas funções em nosso local de trabalho. Neste aspecto o nosso maior aliado é oConhecimento, adquirido através de nosso estudo.
 
Tópico : Não espere o maná cair do céu, Deus já nos deu a terra fértil.
 
( Pedir a um participante para comentar este tópico )
 
A bíblia diz : “Buscai primeiro o reino de Deus e as outras coisas lhe serão acrescentadas...”, e isto é realmente primordial e deverá sempre ser o nosso objetivo principal, mas ao mesmo tempo a bíblia também nos alerta e chama nossa atenção para o seguinte “ ...faça a vossa parte e Deus o ajudará...” . Por isso é importante que tenhamos cuidado para que não nos tornemos faltosos por não fazer a nossa parte, e passamos apenas a cobrar e esperar pelas coisas que vem do alto.
 
Em nossa vida profissional é da mesma forma, temos que estar preparados para estarmos aptos a realizar as funções que nos são propostas e ainda mais, para aquelas que surgirão como oportunidade no meio do caminho. Para isto, é necessário buscar arduamente, estudando, aperfeiçoando, enfim obtendo cada vez mais conhecimentos, tornando nossa bagagem profissional cada vez maior.
 
Da mesma forma em nossa vida espiritual, vejamos os diversos dons que são desenvolvidos em nosso meio; mas estes dons não caíram simplesmente do céu para cada irmão; caíram sim, mas porque cada irmão buscou, se aperfeiçoou, apresentou-se apto ao nosso DEUS, para exerce-los, seja ele qual for. O que de fato importa é a capacidade e o exercício perfeito deste dom.

Há aqueles que não acham isto muito importante, preferem ficar esperando um emprego bater à sua porta, ou ainda, serem sustentados pelos pais. Mas lembre-se, isto não deverá servir para nós.
 
Tópico : Vencer a si próprio é a maior das vitórias.
 
Pergunta aos participantes : Quem hoje aqui, poderia nos citar uma das diversas barreiras que encontra em sua vida, que impeça seu desenvolvimento profissional?. (Convite para um grupo de três pessoas).
 
Em seguida convidar estas pessoas a conhecerem o único agente capaz de ajudá-lo a transpassar essa barreira e, o grande responsável por essa sua dificuldade. (Espelho : ao utiliza-lo, cada um vê sua própria imagem refletida)
 
Talvez o dia de Sábado seja uma das maiores “dificuldades”, para vencer esta “barreira”; é necessário que tenhamos autonomia, além de oferecermos um diferencial como profissional, que irá superar esta sua falta perante a empresa.
 
Quando a preguiça for o motivo de nosso desânimo, atentemo-nos para o que diz : Ler Prov. 21:25(Participante) – “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusavam-se a trabalhar”.
 
 Ler Prov. 6:10(Participante) – “Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado”.
 
 Ler Prov. 26:13-16 – “Diz o preguiçoso : Um leão está no caminho; um leão está nas ruas.
 
Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama.
 
O preguiçoso esconde a sua mão no seio: enfada-se de a levar à sua boca.
 
Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que bem respondem.
 
Todos nós temos limitações, mas estas limitações podem ser trabalhadas e superadas de tal modo, a nos tornarmos suficientemente atraentes ao mercado de trabalho.
 
Reflexão:
 
Problemas são aquelas coisas que passamos a ver quando afastamos os olhos do alvo. 
 
Tópico : As recompensas que teremos são muito maiores do que o esforço, a dedicação e sacrifício que fizermos.
 
Todo este esforço resultará em dias de maior tranqüilidade, para você, seus filhos e para as pessoas que se achegarem à você.
 
 Exemplos : Virgens Prudentes / Pai de Família (Estar sempre preparado)
 
Tópico : Ações em seu local de trabalho
 
Convidar o grupo para apresentação (Elaborar Texto)
 
1º Texto : Sem Comprometimento e Responsabilidade
 
Cliente : - Por que você está varrendo este chão ?
 
Faxineira: - Porque está sujo. Você não está vendo ? Cada coisa...
 
 2º Texto : Com Comprometimento e Responsabilidade
 
 Cliente : - Por que você está varrendo este chão ?
 
Faxineira : Porque eu preciso deixar tudo limpinho... para quando clientes assim como o senhor chegarem, achar tudo em ordem. Ai então, o cliente gosta, acha bonito, se sente bem recebido, escolhe e compra um produto... Ai então, entra dinheiro, entrando mais dinheiro a empresa cresce e, crescendo a empresa eu cresço junto. Entendeu agora porquê eu estou aqui varrendo este chão ?
 
Cliente : Entendi.
 
 Þ Comprometimento e Responsabilidade
 
Estar comprometido com os objetivos e resultados da empresa;
 
Responsabilidade para com prazos e deveres assumidos;
 
Saber exatamente qual a sua participação dentro dos processos da empresa;
 
Reflexão :
 
Ser um bom profissional, também faz parte de nossos deveres como cristão.
 
Þ Fidelidade e Obediência preparando um bom ornamento para a Sã Doutrina.
 
Respeitar a hierarquia em sua empresa;
 
Respeitar a ausência de seus superiores;
 
Reflexão :
 
Quando o rato sai, os gatos fazem a festa.  Não devemos deixar que isto, sirva também para nós;
 
Ler Tito 2:09-10(Participante) – Fidelidade e Obediência
 
“Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador”.
 
 Ler – Efésios 6:5-8(Participante) - Fidelidade e Obediência
 
“Vós, servos, obedecei a vossos senhores, segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; servindo de boa vontade como ao Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre”.
 
Eficiente ou eficaz ?
 
A eficiencia apenas produz o desejado, atinge o objetivo;
 
A eficácia além de produzir o desejado, atingir o objetivo, supera os obstáculos, encontrando a forma mais rápida e econômica  para realização do processo.
 
Ex.: O homem que queria aumento...
 
Þ Oportunidade ou Provação?
 
Algumas profissões não seriam ideais ao crente;
 
A ausência muitas vezes traz dificuldades no lar;
 
As vezes somos obrigados a pagar um preço pela Sã Doutrina;
 
Importante : O fato de não trabalhar naquilo que goste, não deverá ser um motivo para se frustrar, um empecilho para o nosso desenvolvimento profissional, mas sim o impulso para alcançar o seu objetivo.
 
 Texto sugerido para leitura final.
 
Problemas são aquelas coisas que passamos a ver quando afastamos os olhos do alvo. 
 
A persistência supera todas as outras possíveis vantagens que você possa imaginar. Quanto mais você persistir, mais perto estará da vitória. Mesmo quando a estrada à sua frente estiver cheia de gigantescos obstáculos, siga em frente... 

O valor das suas realizações aumentará ainda mais diante de cada dificuldade que possa lhe surgir. Portanto, para que tais realizações cresçam em valor é necessário que você persevere. Não importa o que vier pela frente; persevere, aconteça o que acontecer. Em cada momento em que você persiste você está - pela graça de Deus - valorizando ainda mais a realização dos seus sonhos. 

A gratificação, a alegria, a satisfação real na vida acontecem como fruto da persistência nos momentos mais sombrios e nos vales mais escuros. Portanto, retire o melhor desses momentos. Persevere, e você constatará com alegria como é real a fidelidade de Deus, e o quanto é essencial jamais desistir, como elementos imprescindíveis em sua jornada existencial.
 
 Para Meditação:
 
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. II Coríntios 4:17,18.
 
Atualizado em ( 17-Feb-2010 )

Publicações