SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos As Colunas da Verdade

Últimas Publicações

As Colunas da Verdade

09 de Dezembro de 2006

Gilmar Augusto Silva 

gilmar_aug@yahoo.com.br

www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital -  Trabalhos
    

João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
 
 No texto citado, vemos uma palavra de esperança aos que decidirem se tornar fiéis à sua palavra. Mas se analisarmos mais profundamente esta citação de Jesus, surgirão duas perguntas:   
 
 1- O que é a verdade?
 2- A verdade nos libertará exatamente do quê?   
 
 Respondendo à primeira pergunta, a bíblia nos ensina o seguinte sobre a verdade: João 16:13- Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.  O texto de João nos ensina que a verdade é um conjunto de coisas e não apenas uma coisa só, quando ressalta que seremos guiados pelo espírito a toda a verdade. Dentro da bíblia, podemos concluir que a verdade nos é apresentada como sinônimo de 5 coisas diferentes, mas que na realidade se originam da mesma coisa. Estas são as chamadas colunas da verdade, as quais passaremos a apresentar agora.
 
 Primeira Coluna

A primeira coluna da verdade que a bíblia apresenta está citada em Jeremias 10:10-“ Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. 
Como podemos perceber, a bíblia nos ensina que Deus é a verdade. Portanto podemos concluir que o próprio Deus é uma das colunas da verdade.
 
Segunda Coluna

A segunda coluna da verdade está em João 14:6- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.   
No texto acima, vemos que a bíblia cita Jesus como sendo a verdade. Assim, concluímos que Jesus é a segunda coluna da verdade. 

Terceira Coluna

Vamos conhecer agora a terceira coluna da verdade, que está escrita em I João 5:6- Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 
Neste texto, fica-nos claro que o Espírito Santo, pelo qual Jesus também se manifestou, é uma das colunas da verdade, quando nos diz que "o Espírito é a verdade". 

Quarta Coluna

A quarta coluna da verdade está mencionada na oração de Jesus pelos seus discípulos, lá no texto de João 17:17-Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.   
Este texto nos deixa claro, pela boca de Jesus Cristo, que a Bíblia, a qual nós consideramos a palavra de Deus, é a verdade.
   
Quinta Coluna 
 
 Finalmente, para conhecermos a quinta coluna da verdade, vamos ao texto de Salmos 119:151, que diz - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.   O salmista nos diz que os Dez Mandamentos da Lei de Deus são a Verdade.  Desta forma, acabamos de conhecer as colunas da verdade. São estas colunas que sustentam a verdade. Agora vamos voltar à primeira pergunta que fizemos no início deste estudo: O que é a verdade? - A verdade é composta destes cinco elementos citados acima, os quais estão intrinsecamente ligados, os quais não podem se separar.
 
 E quanto à segunda pergunta- A verdade nos libertará de quê?
 
 - A verdade nos liberta do engano. Vejamos os próprios exemplos citados neste estudo:  Se negligenciarmos a primeira coluna da verdade , que é Deus – Deus é a verdade- estaremos seguindo a mentira. O mesmo acontece se desprezarmos a segunda, a terceira, a quarta ou a quinta coluna da verdade. Nós estaremos seguindo o engano, aquilo que não é verdade. E aquilo que não é a verdade conduzirá o homem para o enganador, que é o inimigo de Deus.    
 
 Assim, devemos ser guardiões destas colunas, cada um em particular, dentro de nós, para que a verdade possa nos libertar. Que a paz do Senhor Jesus habite com todos!
 
 Suzano, 09 de dezembro de 2006.   
 
 Gilmar Augusto Silva    

2504