Foto da noticia

As 6 Horas na Cruz

31 de Julho de 2016


Escrito por Silvano codogno   
25-Jul-2015
sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos
 - silvanocodogno@gmail.com

A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amados, assim como fiz uma compilação sobre os fatos que aconteceram na conversão do apóstolo Paulo, tive a mesma vontade de fazer isso com a crucificação e morte do Senhor Jesus lá na Gólgota.
Todos os registros desse grande acontecimento não estão apenas em um Evangelho, mas sim distribuídos nos quatro primeiros livros do Novo Testamento, ou seja: Mateus, Marcos, Lucas e João. Todos os evangelistas narraram um ou mais de um acontecimento e assim sendo, temos nestes quatro livros a passagem na íntegra do que aconteceu naquele dia lá em Jerusalém.
Essa compilação nos leva a ver todos esses fatos e porque não dizer, de nos tornar testemunhas também desses sofrimentos do Senhor, e nos coloca de frente com aquele, que a meu ver, é o maior acontecimento que o mundo já testemunhou: A morte do Senhor para libertação da humanidade do império das trevas.

Cada parágrafo ou frase está numerado e pode ser verificada na Bíblia, pois coloquei os locais de capítulos e versículos donde foram extraídos esses textos e está com suas respectivas referencias.
Não estão descritas aqui as passagens que aconteceram logo após a morte do Senhor, como por exemplo, o terremoto e o testemunho do centurião. 

Creio que se aqui nesta compilação não se tem a totalidade dos fatos, pelo menos tem a maior parte deles. São 24 trechos selecionados em ordem cronológica nos quatro evangelhos que se complementam entre si. Boa Leitura.

1 – Jo 19 v 17- E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota, 

2 – Jo 19 v 18- onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. 

3 - Marcos 15 v 25- E era a hora terceira, e o crucificaram. 

4 – Mt 27 v 36- E, assentados, o guardavam ali. 

5 – Mt 27 v 37- E, por cima da sua cabeça, puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. 

6 – Jo 19 v 20/22- E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi. 

7 - Lucas 23 v 34- E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. 

8 – João 19 v 23/24- Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Os soldados, pois, fizeram essas coisas. 

9 - Mateus 27 vs 39/40- E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça  e dizendo: Tu, que destróis o templo e, em três dias, o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és o Filho de Deus, desce da cruz.
 
10 - Marcos 15 v 31- E da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: Salvou os outros e não pode salvar-se a si mesmo. 

11 – Mateus 27 v 43- confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus. 

12 - Lucas 23 vs 36/37- E também os soldados escarneciam dele, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre, e dizendo: Se tu és o Rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. 

13 - Lucas 23 v 39- E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. 

14 - Lucas 23 vs 40/41/42- Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. 

15 - Lucas 23 v 43- E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. 

16 - João 19 vs 26/27- E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. 

17 - Marcos 15 v 33- E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. 

18 - Mateus 27 v 46- E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
 
19 - Mateus 27 v 47- E alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Este chama por Elias. 

20 – João 19 v 28- Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. 

21 – Mateus 27 v 48- E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber. 

22 – Mateus 27 v 49- Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo.

23 – João 19 v 30- E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 

24 – Lucas 23 v 46-  E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.
Saúde e fiquem todos renovados no poder e no conhecimento do Senhor.

Silvano Codogno
Inverno/2015

Atualizado em ( 30-Jul-2015 )

Publicações