A Missão do Líder

25 de Fevereiro de 2011


Escrito por Lineu Mazano, Eliseu Baptista e Jessé Targino   
www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos
       
Elaborado com exclusividade para o 2º Encontro de Líderes da Sã Doutrina

QUEM É O LIDER?
QUAL É O SEU PAPEL?
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ELE?

1. O PRINCÍPIO BÍBLICO DA LIDERANÇA:
A fim de cumprir seus propósitos Deus estabeleceu o princípio da liderança. Quando passeamos pelas páginas da Bíblia, constatamos essa veracidade. Podemos citar:

JOSÉ, o homem que Deus escolheu como líder no Egito (Gn. 37-45).
MOISÉS para libertar o povo do Egito (Ex. 2-17).
JOSUÉ que consolidou a conquista da terra Prometida (Js. 2-8).
ESTER, uma mulher de coragem, cumpriu os desígnios de Deus para a preservação do povo israelita (Et. 4).
NEEMIAS, na restauração da cidade destruida (Nm. 1-6).
PAULO E PEDRO foram colunas fundamentais na liderança da igreja primitiva, tanto na plantação quanto na consolidação de igrejas (At. 14-21; J. 21).

2. PRINCÍPIOS PARA A LIDERANÇA CRISTÃ:
A liderança, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, é exercitada a partir dos planos que Deus definiu. Por isso, para ser líder, é preciso confiar e depender de Deus e não nos méritos pessoais, ainda que esses não sejam descartados. Todos os líderes escolhidos por Deus devem apresentar características importantes como:

Ter Humildade e disposição de servir
Jesus lavou os pés dos seus discípulos
E depois de lavar os pés, disse: "Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (João 13:12-15) 

Que lição de liderança. Ser líder é primeiro que tudo servir. Que contraste com os jogos de poder que acontecem nos dias de hoje. A liderança da igreja segue cada vez mais o modelo empresarial, e não o modelo de Cristo. Algo tem de ser radicalmente mudado, temos de recuperar o modelo de liderança de Cristo. Ser líder não é ter fama, dinheiro, carros. Ser líder é ser um servo. É ajudar todos a chegarem-se mais perto de Cristo, e a desempenharem a sua missão. É não ter medo de ser substituído mas alegrar-se quando alguém consegue ir mais além. 

Jesus revolucionou o conceito de liderança (Mt. 20.25-28). Quando mostrou aos discípulos que um líder cristão é um servo. (Mt 23.11; Mc 9.33-35; Lc 22.24-27).

O próprio Jesus foi um líder-servo (Fp 2.5-8). O que ele mandou ele fez (deu exemplo, exceto arrepender-se). Ele pregou o Evangelho, curou, ressuscitou mortos, expulsou demônios, foi perseguido, sofreu e morreu. O líder vai à frente, faz primeiro, mostra como fazer. Ele lavou os pés dos discípulos (João 13). O líder autoritário mandaria que alguém lavasse seus pés. Ele veio servir e dar a sua própria vida. O líder não deve apenas fazer exigências, mas doar-se.

Amar as ovelhas e cuidar delas
- Parabola da ovelha perdida (Lucas Cap.15 de Lucas Vers. 01 ao 07).

15.1   Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
15.2   E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.
15.3   Então, lhes propôs Jesus esta parábola:
15.4   Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?
15.5   Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.
15.6   E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
15.7   Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Lições do Salmo 23 – relação pastor e ovelhas – relação Deus e o salmista – exemplo para os líderes cristãos. O líder – um pastor – cuida com amor, alimenta, conduz, auxilia, protege, busca a ovelha perdida. “Guia-me mansamente”, com bondade e misericórdia. O bode precisa de rigor, mas não se pode achar que haja somente bodes no rebanho. O pastor não é o dono das ovelhas. Deve cuidar delas sabendo que vai prestar contas ao Senhor (1Pe 5.2-4; Hb 13.17).

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado {dele}, não por força, mas voluntariamente: nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.
·         
Desenvolver outros líderes ao seu redor
Jesus escolheu 12 homens para assumirem a liderança, treinando-os durante três anos. Jesus foi o maior líder e o maior formador de líderes da história.
“Líderes não criam seguidores, criam mais líderes"
Num grupo de 12 líderes é possível haver situações difíceis – todos querem mandar e ninguém quer obedecer. “Existem muitos caciques, mas nenhum índio”. Surgiu um ambiente de competição. qual deles seria o maior? Mt 18.1-4; Lc 9.46;
·         
Amar o Senhor Jesus
João – Cap.21
15 - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 - Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
·         
Estar sempre alerta
Ezequiel 33.5   Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
33.6   Mas, se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia.
·         
Atender às necessidades da obra de Deus
I. Sua responsabilidade é: 
R: Liderar, Fazer prosperar, Usar autoridade, Proceder com: Prudência, Sabedoria, Amor.
II. Ser um exemplo de: 
R: Comportamento, Pontualidade, Perseverança, Fé, Apresentação, Coragem.
III. Visitar os: 
R: Novos Crentes, Ausentes, Enfermos, Atribulados, Feridos, Envenenados pelas heresias, Embaraçados.
IV. A tarefa do líder:
R: Alegrar e não entristecer, Juntar e não espalhar, Pacificar e não contender, Exortar e não jogar pedras, Reconhecer quando errar e não deixar de pedir perdão, Perdoar e não marcar.

CONCLUSÃO:
O exercício da liderança bíblica não é centralizado no homem, mas em Deus. Os que quiserem ser líderes segundo o coração de Deus precisam atentar para a Sua palavra.

É verdade que temos muitos exemplos de lideres, tanto nos nossos dias atuais como os citados na bíblia, mas se quisermos um modelo perfeito, é só atentar para Jesus, pois nele encontramos o fundamento maior da liderança cristã: O AMOR

O líder tem a capacidade de gerar novos lideres, as pessoas que lhe estão próximas procuram imitá-los, seguir seus exemplos.
O senhor Jesus tinha essa capacidade em tão elevado grau que Paulo disse: Sede meus imitadores como sou de Cristo.
O verdadeiro líder não é mesquinho, não esconde ensinamentos, ele procura o crescimento do grupo sem nenhum interesse.
Pedro e Paulo são exemplos de lideres gerados por Cristo, em suma.

O verdadeiro líder atrai, retém e inspira seguidores, portanto precisamos ter uma visão de liderança focada nos ensinamentos da sagrada escritura.
 
Atualizado em ( 16-Mar-2011 )

Publicações