Apresentação do programa

31 de Julho de 2016


Escrito por PAPE_JSD - Entrevista com Elisângela Silva Oliveira   
16-Jul-2008

O PAPE INFORMA Boletim Informativo das Atividades do Programa PAPE_JSD – nº. 01 – Março de 2006. 
MENSAGEM DA COORDENAÇÃO
Por José Fatuch Jr.

 Estamos iniciando as atividades de um projeto que tem a modesta pretensão de envolver os nossos jovens na busca pela melhoria de seus desempenhos nos estudos e no trabalho.

  O PAPE_JSD, que é a sigla do recém-lançado Programa de Aprimoramento Profissional e Estudantil dos Jovens da Sã Doutrina, tem entre os seus principais objetivos:

    -Proporcionar condições para que os participantes adquiram conhecimentos e habilidades (competência) para facilitar seus ingressos no mercado de trabalho ou em escolas de suas preferências;

   -Prestar orientações para que haja um comportamento baseado na ética e no compromisso em relação à procura/permanência em vagas nas instituições e empresas onde atuarem.

   -Ajudar cada integrante na conciliação dos seus interesses pessoais (escolares e profissionais) com os princípios da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia.

 Para isso contamos com a ajuda e a determinação de todos, pois de um fato já sabemos: Nenhum grupo ou iniciativa sobrevive apenas em função de sua coordenação, mas sim de seus membros.

Desde já agradecemos o incentivo e o apoio recebidos da diretoria de nossa Reunião de Jovens e também da direção do Ministério do Jardim São Cristóvão.

   Particularmente, agradeço a especial participação dos meus colegas na coordenação do Projeto: Carlos e Érica, o Sidney Mendes e a minha filha Júlia.

  Peço a DEUS que, através do Senhor Jesus, continue protegendo e abençoando a toda a nossa Irmandade, concedendo-nos a sua Santa Paz.     
 
ANIVERSARIANTES DO MÊS:
04/04 – Vanessa Leão
05/04 – Franciely
12/04 - Júlia
14/04 – Vanessa Lopes
18/04 – Edgar
20/04 – Célio Adriano
28/04 – Thiago Marques
Que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre todos! Felicidades!

PENSAMENTO:
 
“Não há progresso sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo acaba não mudando coisa alguma.”
George Bernard Shaw (1856-1950), dramaturgo inglês.
ESPAÇO EDUCAÇÃO
Por José Carlos Edwiges
Uma pessoa disse certa vez:
 “Sessenta anos atrás eu achava que sabia tudo, mas hoje eu sei que nada eu sei, pois a educação é o descobrimento progressivo da nossa ignorância”.

Estamos tendo juntos uma grande oportunidade de crescermos em conhecimento com este projeto, onde ninguém ensina ou aprende sozinho, mas onde todos se educam em comunhão.
Que cada um possa trazer a sua colaboração, com sua presença, participação, sua sugestão, sua crítica. Isso faz parte da educação, que deve ser um ato coletivo e não individual.
Que passem sessenta anos e possamos olhar para trás e ver o quanto crescemos e evoluímos, e certamente vamos conseguir através de muito esforço e dedicação, às vezes deixando algumas coisas de lado para priorizarmos outras que trarão grande benefício para a nossa vida.
Aproveitem o vosso tempo. O seu futuro depende do presente.

ESPAÇO PROFISSÃO
Por  Sidney Mendes da Silva
      “Do suor do teu rosto comerás o teu pão”.

Foi uma das frases proferidas por DEUS quando da queda de Adão no jardim do Éden.
Desde então, todos nós seres humanos, temos de um jeito ou de outro trabalharmos para conseguirmos nosso sustento.
Caim foi agricultor e Abel foi Pastor de ovelhas. O grande Rei Davi também foi pastor antes de virar rei.   Dos apóstolos de Cristo, muitos eram pescadores, já Mateus era publicano e Paulo construía tendas.  E o Nosso Senhor Jesus Cristo foi criado por José, que tinha como ofício a carpintaria.

Irmãos, digo-lhes que é uma benção que o nosso sustento venha do trabalho digno e honesto e, porque não dizer também, prazeroso. Profissão é algo tão importante em nossas vidas que muitas vezes ela nos define quem somos , ou seja, somos conhecidos por aquilo que fazemos.

E esse é um dos propósitos do PAPE: incentivar nossos jovens a seguirem profissões e carreiras que se harmonizem com nossos princípios éticos e cristãos.

 ENTREVISTA DO MÊS: Elisângela Silva Oliveira – Participante do PAPE

Júlia: Elisângela, soube que você é uma grande leitora de livros. Quantos livros você costuma ler por ano?
Elisângela: Ultimamente não tenho muito tempo, mas costumava ler dois livros por semana.

Júlia: Dois livros por semana? E como você fazia para ler tanto?
Elisângela: Comecei a tomar gosto pela leitura há três anos. Iniciei com contos juvenis e meu primeiro livro foi “7 Desafios Para Ser Rei”. Depois, quando voltei à escola, comecei a gostar da literatura orientada pelos professores, como os livros de Machado de Assis e Lima Barreto. Quando você se acostuma a ler você desenvolve certa habilidade e começa a ler bem rápido, então eu conseguia ler cerca de 2 livros por semana.

Júlia: Qual foi o último livro que você leu?
Elisângela: O último livro foi “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz. O próximo livro que eu pretendo ler é “Macunaíma” (Mário de Andrade), aquele que fala sobre “o herói sem caráter”.

Júlia: Elisângela, eu acho que esse seu interesse pela leitura é um exemplo para todos os jovens.
Elisângela: Também acho interessante eu falar que eu consegui um emprego por causa da minha leitura. Eu sempre ia pra biblioteca e um dia contei a uma pessoa que trabalhava lá que pretendia me mudar, pois estava muito difícil conseguir um emprego. Como ela via que eu era esforçada e estava sempre lá lendo bastante, ela me indicou para trabalhar na Câmara do Comércio do Mercosul e eu consegui o emprego.

Júlia: Realmente, a leitura é muito importante não apenas para adquirir conhecimentos, mas para aperfeiçoar a comunicação e escrever melhor.
Elisângela: Com certeza, a leitura é boa para tudo. Hoje eu me arrependo de não ter começado a ler mais cedo, pois acho que quanto antes começar, melhor! Já participei de entrevistas para trabalho em que me perguntavam se eu costumava a ler ou qual era o último livro que eu havia lido.

Júlia: Quais são seus planos para o futuro?
Elisângela: Pretendo trabalhar na área de marketing e comunicação, que era a área que trabalhava na Câmara do Comércio. Gostaria também de fazer um curso técnico de mecânica ou eletro técnica.
 
Atualizado em ( 23-Oct-2008 )