Foto da noticia

Noraldino Vitor

05 de Outubro de 2010
creuzasousa@gmail.com
Creuza Maria Rebouças Sousa


Noraldino Vitor - O Guerreiro Que Não Reclamava

sadoutrina.org - Biblioteca Digital - As Colunas do Senhor
 
O irmão Noraldino Vítor, (Congregação de Israel Espiritual) nascido em Campos Altos-MG, foi um dos primeiros congregados do irmão Manuel Cardoso em 1959.  Manoel Cardoso foi aquele que fora convertido na Bahia pelo irmão João Batista e mudou-se para o Distrito Federal. Noraldino conheceu a Congregação através de seu irmão em matéria, José Geraldo.
 Noraldino

O irmão Noraldino era garimpeiro em Cristalina, quando uma barreira caiu em cima dele soterrando-o.Depois de algum tempo um irmão dele conseguiu tirá-lo do soterramento, encontrando-o muito machucado. Naquela época, a dificuldade com médicos e hospitais era muito grande. Então alguém falou para ele que havia um velhinho que fazia oração. De cristalina vieram para Taguatinga-DF, onde estava toda a família dele. Levaram o irmão Noraldino à congregação do irmão Manuel Cardoso, que naquela época era na QNJ de Taguatinga. Lá ele recebeu as primeiras orações.

Trabalhando espiritualmente na Congregação, logo em seguida o irmão Noraldino recebeu o don de profecia (visão). Após ser batizado em 1967, ele recebeu o dom de Igreja. Desde então o irmão Noraldino e o irmão Arnaldo passaram a ajudar o irmão Manuel Cardoso. O irmão Arnaldo é esposo da irmã Alzenir, que frequenta o Tabernáculo de Abraão.  
    
O irmão Noraldino era obreiro para muitos trabalhos. Naquela época, ele morava com a sua família e devido ao tipo de alimentação que era servida na casa de seus familiares, ele  deixou de morar com seus parentes e foi morar sozinho. Lhe foi revelado que abaixo de  Jesus Cristo, o Espírito Santo sempre o acompanhava. Desde então, o irmão Noraldino deixou de comer todo tipo de carne animal. Mas com o passar do tempo ele voltou a comer carne, exceto as de animais imundos.

Naquela época,  o irmão Noraldino estava desempregado, então  fazia “bicos”; chegou a  abrir valas na construção de Brasília. Um irmão de congregação chamado Pedro, que trabalhava na NOVACAP, o ajudou a conseguir um emprego de faxineiro no Tribunal de Contas da União. Com o tempo, passou a trabalhar no atendimento direto aos Ministros até se aposentar.

O irmão Manuel Cardoso era muito rígido quanto ao assunto Namoro. Dizia que era para o  irmão Noraldino esperar a namorada dele na congregação. Naquela época existiam dois profetas chamados Cassiano e Cícera, que tinham visto a irmã Margarida na visão, antes dela chegar à Congregação. Quando a irmã Margarida chegou à congregação, todos já a conheciam espiritualmente,  e os profetas disseram, -“ é essa aí”.

 Margarida
                                               
A irmã Margarida conheceu a congregação através da irmã Catarina, que hoje em dia mora com ela. A irmã Catarina veio do Rio de janeiro para ajudar a Maria Guimarães, esposa do João Guimarães, quando ela teve a sua primeira filha chamada Patrícia. A irmã Catarina estava doente, e já havia sido desenganada pelos médicos quando uma colega chamada Conceição a levou para a Congregação, para o irmão Manuel Cardoso fazer oração.

Um profeta havia revelado que a irmã Catarina sofria grandes perturbações espirituais e na Congregação ela foi operada espiritualmente, ficando boa; e hoje ela tem 85 anos. O irmão Noraldino ia na casa da Maria Guimarães  para fazer oração na irmã Catarina e assim ficaram muito amigos. Nessa época a Congregação do irmão Manuel era na QNE de Taguatinga e depois é que foi para Brazlândia.                                                           

O período entre o conhecimento, o namoro e o casamento dos os irmãos Noraldino e Margarida durou nove meses. Inicialmente foram morar de aluguel na QNF de Taguatinga na casa de um irmão congregado chamado Lauro. Depois conseguiram um lote em Brazlândia. Eles moraram nessa cidade por um ano, foi quando o irmão Manuel Cardoso fez a sua passagem deste mundo material. Depois foram morar em uma cidade satélite chamada Gama em 1970, onde moraram por muitos anos. Tiveram dois filhos: em 1969 o Samuel, e em 1971, o David. Nessa época o João Guimarães já havia fundado o Tabernáculo de Abraão, onde os irmãos Noraldino e Margarida passaram a frequentar. Mas a cada 15 dias eles visitavam a congregação de origem, onde a responsável era a irmã Berila, então esposa do irmão Manuel Cardoso.                                                         

Dentro do Tabernáculo de Abraão, o irmão Noraldino era um trabalhador na obra espiritual, e trabalhava revelando as visões. Ele era sempre disposto na obra do Senhor. Quando o João Guimarães deixou de ser presidente do Tabernáculo de Abraão, a responsabilidade do Tabernáculo passou a ser da Maria Guimarães e o irmão Noraldino era o vice-presidente. Depois de algum tempo, a Maria Guimarães renunciou como presidente do Tabernáculo de Abraão. Ela convidou o irmão Noraldino para ser o presidente do Tabernáculo, mas ele e a irmã Margarida não quiseram aceitar.  
 
Após relutarem, acabaram aceitando devido as revelações. Formaram uma nova diretoria em 28 de julho de 1985, que ficou assim constituída:

·          Presidente: Noraldino Vítor
·          Vice-presidente: Margarida Batista Vítor
·          Primeiro-secretário: Hélio de Oliveira
·          Segundo-secretário: Walter Braga
·          Primeira-tesoureira: Creuza Maria Rebouças Sousa
·          Segundo-tesoureiro: Adão Lopes de Souza             

Quando a irmã Margarida obteve a revelação sobre a presidencia, também lhe foi revelada a construção da Congregação, e que eles iriam morar neste mesmo local. Naquela época a Congregação estava em um terreno emprestado pela irmã Lina na QNG 43 de Taguatinga.  Após a Congregação adquirir lote próprio, o Tabernáculo foi construído. A irmã Margarida não queria morar neste local porque achava muito longe, até que veio a ordem espiritual e ela obedeceu.
 
Eles moraram neste local por cinco anos. Foi nessa época, ano 2000, que o irmão Noraldino começou a ficar enfermo. Ele tinha uma preocupação muito grande com sua esposa; segundo Margarida ele era mais fervoroso na fé, e tinha o cuidado para que as pessoas não lhe influenciassem para fora do caminho. 
 
Até aqui, este foi o relato da irmã Margarida sobre a vida do irmão Noraldino - depoimento feito em 24 de julho de 2010.

O irmão Noraldino teve dez anos de sofrimento lutando contra o câncer. Foi muito tempo fazendo quimioterapia, radioterapia, cirurgias. Mas mesmo na dor, na enfermidade, entre os que viam o irmão Noraldino, muitos não acreditavam que ele estava tão doente, pois ele não se deixava vencer, não falava da doença, sempre dizia que estava bom, tinha uma esperança dentro dele, que não deixava se abater. A família sofria, fazia de tudo para que ele recebesse o melhor tratamento.          

Quando fazia quimioterapia, o guerreiro se abatia, mas buscava em Deus forças para continuar a viver. Em nenhum momento de sua vida ouviu-se reclamar de alguma coisa; não reclamava da enfermidade, da dor que sentia, ou questionava o porquê de estar doente. Sempre dizia que estava bom. Eu acredito, que mesmo sem querer, ele era quem consolava a família.

Em julho de 2006, o irmão Noraldino renunciou à presidência do Tabernáculo de Abraão.  Como ele assumiu em 1985, foram 21 anos como presidente do Tabernáculo de Abraão.
 
Ao todo foram 51 anos como congregado, (1959-2010) lutando pela Lei espiritual, pela verdade, pelo trabalho na obra espiritual. Quantas pessoas ele deve ter visto se libertar espiritualmente?  Quantas pessoas ele viu entrar e sair do caminho, e outras que permaneceram? Quantas crianças ele viu nascer e hoje se tornaram adultas? Quantas lutas ele enfrentou, batalhas travou? Para ele, não existia dificuldade quando lhe procuravam, fosse de dia, ou de noite. Quando o seu telefone tocava à noite, atendia a todos, e ia atender aos aflitos, fazer orações.

Quando ele cantava, nós brincávamos dizendo que era uma verdadeira trombeta, de tão forte que era. A sua voz enchia a toda Congregação. Em 9 de setembro de 2006, o irmão Manuel Rômulo assumiu a presidência do Tabernáculo Abraão, recebendo a confirmação dos Anjos de Deus e sendo ungido pelos irmãos Noraldino e Margarida.
 
Em 8 de julho de 2010, Noraldino Vítor cumpriu a sua tarefa e foi em busca do tesouro espiritual, de uma morada santa e sagrada, onde não existe a dor, onde os Anjos cantam em louvor ao nosso Mestre, Senhor e Salvador Jesus Cristo. Vida essa que ele buscou, se preparou em matéria,  para receber quando dessa vida saísse. E também já tem se manifestado entre nós pelo Espírito Santo de Deus.