Foto da noticia

A Sã Doutrina em Xinguara - PA

20 de Agosto de 2016


Escrito por Elias de Souza Santos   
06-Jul-2008

www.sadoutrina.org - Notícias - Últimas Notícias
 
Bem vindos a Xinguara, estado do Pará; assim começa nossa história:                        
 
Na década de 70, irmãos vindo do estado do Paraná mais precisamente da cidade de Borrazópolis chegaram na região de mudança, vindos de caminhão para trabalhar de madeireiros porque havia muita madeira naquele tempo; o irmão José Pereira com sua família, verdadeiros desbravadores em uma região bem diferente e longínqua, pois naquela época não existia luz elétrica e as estradas eram precárias; tudo era mais difícil.
 
Em Xinguara atualmente existe a Igreja da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia que foi construída e inaugurada no ano de 1983, com a ajuda, colaboração e esforço de todos irmãos.
 
 
Além da igreja, também há o culto espiritual na residência do irmão Ovídio Natal. Esse irmão foi o primeiro a chegar na cidade que naquela época ainda não era emancipada e era conhecida por entroncamento do Xingu. Por estar localizada entre/próxima a dois rios rio Xingu e o rio Araguaia deu-se o nome de Xinguara, que foi conhecida pelo irmão pois este tinha a profissão de caminhoneiro e viajava muito para esta região.
Com o passar do tempo chegaram irmãos do estado de São Paulo e alguns irmãos que se converteram aqui em Xinguara-Pará. Na igreja congregam 10 famílias e nas orações de Xinguara  existe uma peculiaridade; em toda oração o presidente, antes de iniciar as 3 comunicações, faz as petições em favor dos enfermos e nesta hora, todos oram de joelhos e ao término entrega os pedidos em nome do Senhor Jesus Cristo com a oração do pai nosso. 

Algumas curiosidades: No início Xinguara era movida pela comercialização de madeira e depois foi o garimpo de ouro; hoje a atividade econômica da cidade é a pecuária de corte, gado criado a pasto com apenas suplementação de sal mineral e não se usa  ração na alimentação bovina. 
O alqueire de terra corresponde ao dobro do alqueire paulista, o clima é quente e tem duas estações bem definidas: o período das chuvas que vai de setembro até  maio e o período seco de junho até agosto. Na cidade tem dois frigoríficos que abatem aproximadamente  de 800 a 1000 bois /dia/cada; tem irmãos da Sã Doutrina que faz criação de peixe para  vender vivo na cidade e também usa a técnica de reprodução de peixe para comercialização dos alevinos.
Com esta técnica consegue-se produzir com apenas um  casal de peixe até 100 mil alevinos ou mais. Na região existe peixe como o trairão que chega a pesar de 15 a 20 kg e o famoso pirarucu (peixe amazônico) que chega medir 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. A população de Xinguara é de aproximadamente 40 mil habitantes; já o estado do Pará tem cerca de 6,6 milhões de habitantes e sua área corresponde a 16,6% do território nacional.
O aeroporto mais perto fica na cidade de Marabá com 240 km de distância de Xinguara. A maioria da população de Xinguara não é paraense, pois quase sua totalidade são pessoas que vieram de outros estados como: Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo etc. Até Belém a capital, tem 850 km, até Brasília 1.250 km e até São Paulo em torno de 2350 Km.
Venham nos visitar em Xinguara. Estamos de braços abertos para recebe-los. Avenida Lauro Sodré, 410 - Centro - CEP:- 68.555-005.
 
Se algum irmão quiser saber mais sobre a cidade e os irmãos de Xinguara entre em contato pelo endereço acima ou através do e-mail elipeixe@hotmail.com. A irmandade ainda é pequena  e tem apenas duas irmãs que tem o dom de receber Cânticos Espirituais e com isso não tínhamos muitos hinos novos.
Agora com o Acervo  de Hinos da Sã Doutrina muito vai nos alegrar, instruir e incentivar a procurar cada vez mais a perfeição no santo caminho, observando  as letras dos Cânticos Espirituais  encontramos verdadeiros  exemplos de vida de como fazer a vontade de Deus vivo. 
A paz de Deus a todos.
Elias de Souza Santos
Xinguara-Pará.
 
 Atualizado em ( 26-Sep-2014 )
 

Últimas notícias

Participe da nossa equete!

Eu Vou ao 14º Encontro Nacional Para:

ÁREA RESTRITA