SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Notícias Plano de Metas 2014 / 2015

Notícias

Plano de Metas 2014 / 2015

19 de Janeiro de 2014

Organização da Sã Doutrina

orgsadoutrina@gmail.com

sadoutrina.org - Notícias - Últimas Notícias
 
Apresentamos aos irmãos o Plano  de Metas 2014 / 2015.
 
Elaborado com base nas análises e discussões realizadas no 4° Encontro de Líderes da Sã Doutrinaocorrido em 15 de Novembro de 2013, na sede do Ministério de Jardim São Cristóvão - Campinas - SP.

Tema: Espiritualidade - Enfrentando os desafios da Vida Moderna. Após a palestra principal, os participantes foram divididos em 4 grupos de análise e discussão. Cada grupo apresentou o relatório contendo um resumo das análises feitas.

O Plano de Metas 2014 / 2015 estabelece diretrizes a serem seguidas. Sugerimos a leitura nas congregações, preferencialmente aos sábados meio dia e nas reuniões. Sua aplicação é aberta a todas as comunidades da Sã Doutrina.

4° Encontro de Líderes da Sã Doutrina contou com a presença de Apascentadores, pregadores, membros das Diretorias Administrativas dos Ministérios, Lar Beneficente, dirigentes de Reuniões de Jovens, Mulheres, Moças e Crianças. As cidades presentes foram: Campinas, Rio Claro, Grande São Paulo, Dracena, Limeira, Sumaré, Brasília, Itu, Várzea Grande, Curvelândia, Nova Andradina, Osvaldo Cruz, Bauru, Xinguara e Dourados.
 
Os Planos de Metas trazem o ano de sua edição. Isto serve apenas para diferenciá-los, pois as diretrizes devem ser trabalhadas constantemente, independentemente de já estarmos em anos posteriores àquele da edição.

Reserve ao menos 3 reuniões do calendário anual para tratar as propostas apresentadas pelo Plano de Metas 2014/15. Pode ser que o seu grupo esteja precisando deste conteúdo.
  
1- Princípios da Espiritualidade

Ser espiritual é andar segundo a orientação do Espírito Santo. A prática do culto espiritual é a consequência de sermos guiados pelo Espírito Santo.
 
I Coríntios
2.14- Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
2.15- Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
I Pedro
2.5- vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

2- Observância da Lei Maior

A Lei dos 10 Mandamentos foi escrita pelo dedo do próprio Deus e é ministrada em nós pela intervenção do Espírito Santo. Ela não tem o poder de nos Salvar, mas os mandamentos são parâmetros imutáveis capazes de nos levar a Deus. Concluímos que a Lei sustenta a nossa comunhão com Deus devendo portanto ser observada na íntegra, sem cortes. Eis os 10 Mandamentos:

Êxodo 20:2 ao 17
1º- Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
2º- Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás;
3º- Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4º- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra material;
5º- Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
6º-Não matarás.
7º- Não adulterarás.
8º- Não furtarás.
9º- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10º- Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo. 

Romanos

7.14- Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Logo, precisamos da intervenção do Espírito Santo em nossas vidas.

3- As Obras da Carne e os Frutos do Espírito

A Igreja, através de seu Ministério deve ensinar à seus fiéis que o aprimoramento da espiritualidade ocorre a partir do momento em que os seguidores evitam a prática das obras da carne e se apegam aos frutos do Espírito. As pessoas que vivem dessa maneira são diferentes das demais. Sobressaem nelas as ações do Espírito Santo.
Gálatas
5.16   Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
 
5.17   Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
 
5.18   Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
 
5.19   Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
 
5.20   idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
 
5.21   invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
 
5.22   Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
 
5.23   Contra essas coisas não há lei.
 
5.24   E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
 
5.25   Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
 
5.26   Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
 
O verso 22 destaca os frutos do Espírito. Vejamos alguns significados:
 
AMOR AO PRÓXIMO: Elevado por Jesus à condição de mandamento maior da Lei, este SENTIMENTO só pode ser expressado adequadamente através de ações ou práticas agradáveis ao Pai e positivas em relação ao nosso próximo;

PAZ DE ESPÍRITO: SENSAÇÃO resultante das atitudes, posturas e práticas positivas em relação às orientações Cristãs em geral;

: SENTIMENTO indispensável para que o homem aceite o Senhor Jesus CRISTO como o seu único Salvador (Esperança) e pratique  as obras que poderão confirmar a sua salvação (CARIDADE);

MANSIDÃO: POSTURA que não deve ser considerada como fraqueza ou covardia. Temos grandes exemplos bíblicos de mansidão em pessoas de extrema coragem, como o SENHOR JESUS, o Profeta Moisés e o Apóstolo Paulo;

PERDÃO: ATITUDE que não deve vir acompanhada de julgamentos, pois até o Senhor Jesus, que foi humilhado e maltratado, perdoou os seus algozes.

HUMILDADE: Mais uma QUALIDADE indispensável ao ser espiritual, também teve em Cristo o seu maior exemplo, a despeito de todo o seu poder.

ALEGRIA/GOZO: Como podemos buscar esta SENSAÇÃO? Lembrando de nossa condição de Crentes e reconhecendo o poder de Jesus Cristo sobre nós;

MISERICÓRDIA: Tiago (2,3) foi bastante direto ao tratar desta PRÁTICA,  “O juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia...”;

GRATIDÃO: A melhor forma de expressarmos este SENTIMENTO em relação ao Pai é atender aos pequeninos e necessitados que se apresentarem em nossos caminhos, materiais ou espirituais.  

LONGANIMIDADE: POSTURA semelhante à Tolerância ou à Paciência;

BENIGNIDADE E BONDADE: Qualidades que dispensam apresentações;

FIDELIDADE: A DEUS e também ao Próximo (quando devida);

TEMPERANÇA: Importante modelo de COMPORTAMENTO  para que sejam evitados excessos em relação a alimentos, bebidas, desejo sexual, temperamento e outros sentidos peculiares ao corpo humano;

Da mesma forma que a Igreja enfatiza com veemência o abandono das obras da carne, deve enfatizar com a mesma veemência a execução dos frutos do Espírito. Não basta recusar aquilo que é errado. É preciso divulgar e fazer o que é certo.
 
Tiago 4.17   Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.
 
4- Dentro e Fora da Igreja

Para ser um bom cristão é necessário ser um homem espiritual dentro e fora da Igreja. Nem a frequência nos trabalhos espirituais de forma isolada, nem somente ter uma boa conduta social são suficientes para agradar a Deus.

Não adianta estar sempre presente nos cultos, mas no dia-a-dia ter um comportamento totalmente inadequado. É um conjunto. As duas qualidades devem se juntar.

Se um irmão desenvolve um bom trabalho somente em uma dessas duas frentes, estará se assemelhando àquele servo que Jesus descreveu na parábola dos talentos (25 de Mateus, a partir do verso 14) que recebeu um talento e não o desenvolveu.

Naquela passagem bíblica, até o que aquele servo parecia ter lhe foi tirado. Já os que se preocuparam em ir além, multiplicando aquilo que receberam, conseguiram agradar ao Senhor. Por isso, não se pode separar esses dois aspectos da vida de um servo de Deus.
 
5- Dar Bom Testemunho

A postura do cristão no seu ambiente social também está ligada a sua espiritualidade. Não se pode ter medo ou vergonha de se afirmar como crente para as pessoas de fora da igreja, nem tampouco de manter a postura compatível com a Sã Doutrina. O mesmo comportamento que o cristão mantém entre a irmandade deve ser mantido quando não está no meio dos irmãos.

Por outro lado, o homem espiritual deve ter sabedoria para não se exceder ou forçar as demais pessoas a aceitarem sua fé, desmerecendo a fé das outras pessoas e falando da Sã Doutrina em momentos desapropriados. Para ser respeitado é preciso primeiramente respeitar.

O comportamento no convívio social, no trabalho e na escola deve estar coerente com o discurso que é feito em prol da palavra de Deus. Se um irmão faz uma pregação defendendo uma determinada postura, a irmandade e principalmente as pessoas de fora irão cobrar atitudes condizentes com suas palavras.

Se uma família vai todos os dias à igreja, mas tem desavenças com o seu vizinho, por exemplo, passará uma imagem negativa de nossa Igreja para essa pessoa. Este é um caso de um discurso incompatível com um comportamento que não produz um efeito satisfatório na disseminação da palavra de Deus.
 
6- O Culto Espiritual

Todos precisam manter o compromisso com o culto espiritual. Não podem ir à Igreja só por tradição, mas para trabalhar efetivamente.
Mateus 24:12, o Senhor Jesus já alertava: Por aumentar a iniquidade o amor de muitos esfriará.

E o apóstolo Paulo também deu orientações a respeito deste assunto.

I Timóteo 4:14- Ninguém despreze o dom que há em ti. Tem cuidado de ti mesmo e da Doutrina.
Nós fomos enxertados na videira para produzir frutos. Antigamente, os cultos espirituais eram prioritariamente dirigidos pelos mais idosos. Os jovens ficavam bastante acomodados e muitos deixavam para os de mais idade trabalharem. Não se pode deixar mais isso acontecer.

É preciso haver a prática efetiva das 3 comunicações espirituais.
 
7- O Perigo das Ilusões e do Pecado

Provérbios 1:7- O Temor do Senhor é o Princípio da Sabedoria. 
As ilusões se levantam contra o homem no intuito de embaraçar a sua mente e derrotar a espiritualidade. Por esta razão, a base de todos os frutos do espírito é a perseverança. Paulo orienta a não ignorarmos a satanás, (II Coríntios 2:11- porque não ignoramos os seus ardis), pois ele também é perseverante, muda suas estratégias tentando derrubar o povo de Deus ao longo de toda a nossa vida. Os irmãos tem que perseverar ainda mais.

A luta e o trabalho são permanentes. Temos que exercitar diariamente o perdão, a longanimidade e todos os demais frutos que completam a espiritualidade do cristão.

Hebreus 12:1- Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.

Essas testemunhas podem ser não só pessoas de fora como de dentro da igreja. Se um irmão faz uma pregação e não cumpre com o que diz, cairá em descrédito.

O embaraço é tudo aquilo que atrapalha o nosso seguimento na Sã Doutrina. Satanás anda em redor buscando oportunidades para atuar contra os filhos de Deus.

Por isso precisamos nos fortalecer no Espírito Santo. A espiritualidade precisa sobressair. Se um irmão frequenta um lugar inapropriado, ele pode não cometer um pecado de morte, mas estará desprotegido, pois o Espírito Santo não irá acompanhá-lo naquele local. No entanto, o maligno irá acompanhá-lo.

A ira de satanás é grande. Ele não desiste, pois tem pouco tempo.

Apocalipse 12:12- Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

Cada dia que passa, o tempo vai se acabando e o inimigo quer nos tragar. Por isso, o povo de Deus deve ser cada vez mais zeloso, persistir em oração e não dar oportunidades para o diabo.
 
8- A importância da Leitura Bíblica

A leitura bíblica é fundamental para o desenvolvimento da espiritualidade e o aperfeiçoamento na palavra de Deus. Ela deve ser o ponto chave de incentivo das lideranças e pode ser praticada quando estamos nas reuniões, sozinhos, em família ou em estudos conjuntos.

Quanto mais informação uma pessoa tiver, mais preparo terá para enfrentar as dificuldades e ciladas deste mundo.
Paulo orientou I Timóteo 4:13- Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

Deve haver mais estudos bíblicos na Igreja, a fim de despertar o interesse de todos na vida dos profetas, apóstolos e nas histórias bíblicas. Este é o caminho para despertar o interesse para a espiritualidade. Não é do dia para a noite que o resultado virá, mas com muita oração e perseverança, o objetivo com certeza será atingido.
 
CONCLUSÃO

Plano de Metas 2014 / 2015 é uma ferramenta de trabalho acessível a todos. Sua aplicação pode e deve ser feita por todos os Ministérios / Congregações da Sã Doutrina de todos os lugares e as sugestões podem ser seguidas por cada irmão ou irmã de forma individual.

O objetivo é melhorar a nossa postura diante de Deus. É possível promover uma conduta melhor seguindo estas sugestões. O Espírito Santo estará presente de forma mais ativa na vida de todos nós.
 
 
34

Mais Notícias